20 anos de trajetória televisiva do Polvo Aranha - digo Homem-Aranha

   Em 1962 Stan 'faz tudo na Marvel' Lee, com Steve Ditko criou o Homem-Aranha personagem que se tornou o alter ego de um dos membros ilustres do HQFan. Esse post visa mostrar um pouco das primeiras aparições televisivas em animações, filmes e séries do teioso, para fins de divertimento ...

 1967 - A primeira aparição foi nessa série animada longínqua que perdurou por 3 nos e teve 52 episódios. Largamente utilizado pelo Polvo Aranha para seus momentos cômicos em diversos posts. O maior legado deve ser a musica de abertura: Memorável !!




















1969 - Bom é um fã filme, mas foi a primeira vez que o Homem-Aranha ganhou vida nas telas, esse filme quase caseiro de Donald F. Glut, era até convicente para a época. E merece ser lembrado como a primeira vez que o Homem-Aranha foi visto em um filme. Além disso Glut se tornou roteirista de televisão, tendo inclusive escrito episódios da série animada Spider-Man and His Amazing Friends, e da série live-action Homem-Aranha.




1973 - Dev Adam - Trata-se de um filme Turco que usou da imagem dos personagens Capitão América e Homem-Aranha (mostrado aqui como vilão) não oficialmente. Mesmo assim vale a menção pelo grandessíssimo uniforme que arranjaram para o teioso.




1974/1977 - Spider Stories. Histórias curtas da Companhia Elétrica PBS. Veja só o aracnídeo aparecia aqui nessa série infantil, narrando e vivenciando histórias em episódios curtos onde muitas vezes as cenas com desenhos complementavam o movimento,ou balões apareciam no lugar das falas. Vale ressaltar que o geial Morgan Freeman (sim ele) esteve em mais de um episódio.


Contra o besouro azul - genial né ?


1977/1979 - A série clássica do Homem-Aranha, acompanhando o sucesso do Incrível Hulk, com certeza esta na memória de alguns fãs mais velhos de caminho. Contando com 14 episódios, onde Peter foi interpretado por Nicolas Hammond. Vale destacar o cinto de utilidades (??) branco que o herói portava. Extremamente raro, esse material foi vendido como filme em muitos países fora dos EUA.





1978/79 - Homem-Aranha  versão japonesa. A Toei TV produziu  entre 78 e 79 41 episódios de um Homem-Aranha no melhor estilo Power Rangers, Flashman, Changeman, Jaspion e tudo mais. Com direito a um navio que vira robô gigante (obsessão dos japas) e uma espécie de morfador numa das mãos, e claro, como esquecer da moto (porque sem isso não estaria completo concordam?). Essa série foi a base para as séries ninjas e de heróis mais populares no Japão.




 1981/82- Produzido pela DFE, a série animada Homem-Aranha (Spider-man) teve apenas 26 episódios apesar de ser mais fiel aos quadrinhos. As dificuldades da época de fazer o personagem por exemplo, esmurrar um vilão, não foram empecilho para a confecção da animação. Ganhou uma coleção de DVD com o nome Spider Man 5000 Fica aqui como uma grata lembrança.




1981/83 - Homem-Aranha e os amigos da vizinhança. Essa série animada do teioso, mostrava Peter dividindo os holofotes com Flama (Angelica Jones) e Homem de Gelo (Bob Drake) e foi muito popular nas telas na década de 80. Mostrando uma gama de outros personagens Marvel.




Bom, fica aqui esse post saudosista, após esses programas o Homem-Aranha teve um hiato até a série animada dos anos 90 e nas telonas até o filme de Tobey Mguire nos anos 2000. Podemos ver que apesar de membros do HQFan tentarem de maneira vexatória vincular personagens a momentos obscuros de seu passado para inferiorizá-los, todos os grandes medalhões já tiveram a seu tempo coisas para esquecermos ou lembrarmos. Vale dizer que o Homem-Aranha já foi o personagem mais colecionado do Brasil junto ao Conan entre 70/80 e hoje infelizmente sofreu forte derrocada com as más conduções de seus editores.