dc

O dia em que a Marvel quase comprou a DC !

    Já pensou se o Super-Homem, Mulher-Maravilha, Batman, Lanterna Verde  e etc, pertencessem ao Universo Marvel? Acredite isso quase ocorreu. Em 1984 a DC Comics estava passando por um momento difícil, enquanto a Marvel prosperava e dominava o mercado. Por conta da má fase a DC contatou Jim Shooter (editor da Marvel) e ofereceu os direitos de licenciamento e de publicação de todos os personagens da editora (isso mesmo).



 Segundo Shooter, a DC acreditava na consistencia de mercado da Marvel, que transformava em lucro seus produtos, enquanto a DC passava por uma fase de perda de dinheiro. Logo Shooter passou a situação ao Sr. Jim Galton então presidente da Marvel, e obteve posteriormente a resposta negativa. Galton alegou que era uma clara evidência de que os personagens não vendiam por não serem bons.

 Shooter não desistiu e criou um plano de publicação que projetava vender 39 milhões de cópias de quadrinhos em dois anos rendendo 3,5 milhões de dólares (o que era um valor incrivel para uma editora em 1984). Os murmúrios levaram até John Byrne a criar uma capa para Superman nº 1 dentro da editora Marvel. (vale lembrar que pós-crise foi o próprio que assumiu o Super)





John Byrne criou um capa para Superman na Marvel



Inicialmente as linhas seriam mantidas em paralelo, com a publicação de personagens ligados a DC de maneira independente.  A história melou com a Marvel sofrendo diversos processos inclusive pela First Comics, sob várias alegações dentre as quais Antitruste  (quando empresas usam práticas anticompetitivas através do poder de mercado para restringir a produção e aumentar preços, de modo a não atrair novos competidores, ou eliminar a concorrência). Os advogados da Marvel aconselharam a empresa a deixar de lado a ideia do negócio e por fim, a compra da DC por parte da sua maior concorrente virou lenda.
 Bom, pensando no que houve depois com a invasão de roteiristas na DC e a liberdade criativa que contribuiu para muitas séries pioneiras como Monstro do Pântano e Sandman, como seria a influência dos quadrinhos se essa história tivesse se concretizado com a venda?

Jim Shooter revelou mais tarde o esboço que Byrne preparou para Superman na Marvel, que foi aproveitado por ele na reformulação do Homem de Aço pós crise. Leia aqui

 
Roteiro de Byrne para o Superman - repare o First Marvel Issue


Correspondencia de Shotter confirmando a história.

Confira Também...

0 comentários