Personagens Esquecidos - Sandman

O primeiro Sadman
Muitos Talvez conheçam O sandman (sonho) de Neil Gaiman inspirado nesse personagem, porem o Sandman da era de ouro apesar de ter elementos semelhantes ao batman foi um herói muito diferente dos vigilantes de spandex colorido.


O ano que ele surgiu foi em 1939 quando os quadrinhos fervilhavam nas bancas dos estados unidos, tanto crianças, adolescentes, jovens e adultos compravam as aventuras dos heróis encapuzados, falar sobre esses heróis é também falar dos EUA que após sua independência tinha se tornado um pais isolado do resto do mundo de diversas maneiras apesar de suas contribuições culturais os americanos não se vinham como salvadores da pátria ou ícones globais, muitos ainda se inspiravam na cultura da Europa até a entrada deles na segunda grande guerra, isso mudou dramaticamente a visão dos americanos sobre si mesmos novamente, naquele período conturbado surgiram os heróis fantasiados que todos nos adoramos, esse período era também um período de mudanças, novas ideias brotavam e revoluções surgiram, os quadrinhos naquela época era uma diversão barata (muitos deles custavam menos de 10 centavos),também era uma forma barata de escritores compartilharam suas ideias de heroísmo e idealismo, os super heróis eram inicialmente os modelos daquilo que a humanidade almejava a ser e isso muitas vezes pouco tinha haver com super poderes.
(O Sonho o novo Sandman de Neil Gaiman)

A partir desse conceito Gardner fox (que iria ser o responsável por diversas revoluções nos quadrinhos no futuro e pouco lembrado) criou o Sandman cujo nome era baseado em uma fábula americana e também lusitana (sim nos amigos portugueses o chamava de João pestana),nessa fábula um ser que caminha em fazer barulho é o responsável por fazer as crianças más dormirem caso elas não vão para cama no horário .

O detetive chamado Wesley Dodds, filho de um empresário rico em algumas versões após a morte de sua mãe e depois de seu pai, andou estudando e viajando pelo oriente (fato inusitado para um herói da década de 30) até retornar  para assumir sua herança, ao contrario do batman ele não era o ápice do ser humano, ele era um homem de aparência comum, um pouco fora de forma, que usava óculos e tinha constantemente pesadelos, usava uma mascara e arma de gás para colocar os bandidos para dormir. Outras versões de Sandman se seguiram a essa, mantendo apenas o nome em comum. Sandman fez sua primeira aparição em abril de 1940, na revista Adventure Comics #40. Na época suas aventuras abordavam temas da Segunda Guerra Mundial e seus grandes inimigos eram os nazistas. Mas claro que ele também tinha que lutar contra as gangues locais e bandidos de ocasião, a motivação dele se iniciou ao ver a decadência da sociedade, com as crises econômicas e é logico combater os nazistas que se infiltravam nas bases da sociedade americana.

Ao longo do tempo, o herói fez parte de duas equipes de heróis, a Sociedade da Justiça e o All-Star Squadron. No Brasil pudemos ver muitas histórias de Wesley Dodds na Sociedade, junto de outros grandes heróis da Era de Ouro da DC.
(Sandman original e Dian Belmont)

 Ao contrario de outros personagens originalmente não tinha um parceiro mas sim uma parceira chamada Dian Belmont que  tinha um papel até então inédito nos quadrinhos de super heróis (mas algumas vezes vistos nos quadrinhos e livros pulp que inspiraram Sandman),ela era uma igual para com ele e também uma mulher moderna da sua época, Dian não era um alvo de resgate mas uma mulher que atuava ao lado de Sandman o ajudando a desvendar crimes e as vezes salvando ele, em uma forma raramente vista na época onde os dois assumiam riscos iguais,

Apesar dessas contribuições do personagem, ele como a maioria dos heróis fantasiados foram rebaixados novamente a uma forma de literatura menor com o final da segunda guerra e com o inicio a caça dos quadrinhos, Sandman foi reformulado e tinha um parceiro mirim que podia controlar a areia e assumir a forma de areia (em algumas versões),ele logo entraria para o limbo como a maioria dos heróis de quadrinhos durante as caça as bruxas que aconteceu, Sandman então teve outras versões que sem sucesso tentaram assumir seu manto e tentaram o tornar um herói mais colorido e poderoso mas não deram certo, um deles Hector Hall que mais tardia seria reutilizado como o novo senhor destino(após os eventos de zero hora).

(O novo Sandman assume o manto, um herói que possui poderes de um homem areia)
 Sandman revisitado 
Mais tarde teríamos uma nova versão do personagem criada por Neil Gaiman, onde o Sandman em questão era um personagem completamente diferente, não era mais um mortal com aventuras noir mas sim um deus encarnado do sonho, essa versão fez bastante sucesso pelo selo vertigo (atualmente destruído pela editora dc comics).

Ainda linha Vertigo o personagem original  retornaria, cujas aventuras continuavam na década de 30. Sempre na mão de competentes artistas, Sandman trouxe de volta um estilo das HQ's que estavam em baixa: investigação, suspense, terror, romance. Sem poderes, sem grandes sagas, sem uniformes coloridos

No selo geral do universo dos quadrinhos de super heróis Sandman ainda retornaria com a sociedade da justiça, na historia estaria explicado que ele ainda estaria jovem devido ao fato dele e outros personagens terem ficado presos no tempo e retornado, mas isso duraria pouco tempo, pois logo em seguida viria a zero hora
(Uma homenagem ao personagem na historia o reino do amanhã)
Durante a saga Zero hora que pode até ser criticada na época mas muito melhor que as recentes sagas e restaurou o aspecto do legado (que havia retornado com crise das infinitas terras).

Sandman havia sido atacado por um ser que o fez envelhecer naturalmente e agora estava idoso assim como a sua esposa Dian Belmont, mesmo assim o personagem inspirou seu ex pupilo a ser o sandman da nova geração da sociedade da justiça e ainda ajudou mesmo envelhecido o novo Starman, suas aventuras no selo vertigo continuaram durante muito tempo até o eventual cancelamento do mesmo.
(O Sandman dos novos 52)
Os sandman dos novos 52 são um esquadrão de elite dos novos 52 que vivem no universo da terra 2 e nada tem haver com o personagem original, são uma espécie de força de elite  do exercito mundial, uma pena pois esse personagem com certeza funcionaria até nos dias de hoje, mesmo sendo colocado em outra época com uma nova origem, apesar disso ele ainda continuará inspirando muitas aventuras nos sonhos dos leitores de quadrinhos que tiveram o privilegio de acompanhar suas aventuras.

(musica mr Sandman original)


(versão brazuka de roberto carlos na época que era um bom cantor)


(Fanfilm do Sandman original)



Confira Também...

0 comentários