Pessoas que inspiraram personagens de Quadrinhos

  Bom, assim como em qualquer campo artístico, inspirações são fundamentais para colocar em prática alguma ideia. E não por menos, na literatura e afins, homenagens ou personificações sejam até recorrentes. E assim cada autor bebe da fonte deixada por outro, ou amplia conceitos ou toma a liberdade de usar inspirações de pessoas reais. Esse post mostra alguns dos casos de pessoas (ou não) que inspiraram alguns personagens:

Jean Harlow / Mulher -Gato

O próprio Bob Kane afirmou que a atriz Jean Harlow foi uma das inspirações para a concepção da Mulher-Gato. Além de Harlow, Hedy Lamarr e a própria mulher de Kane também ajudaram a criar a felina.  Quanto aos gatos, Kane disse que são tão difíceis de entender quanto as mulheres.






Cigarros Kool / Pinguim

Pode parecer estranho, mas além da inspiração no próprio animal (o que seria óbvio) o vilão do Batman também foi influenciado por uma empresa de cigarros com um Pinguim de mascote. A popularidade era tamanha que chamou a atenção de Kane.














Sydney Greenstreet / Rei do Crime

O ator de Casablanca, tem o perfil exato do maior vilão do Demolidor. Criado por Stan Lee e John Romita Sr., ambos falaram da concepção do vilão em 2012 em um livro comemorativo de 50 anos do teioso, onde citaram Greenstreet.




Jack Palance /Darkseid

O grande vilão de Apokolips criado por Jack faztudo Kirby, teve inspiração no ator Jack Palance - isso segundo o próprio autor em sua própria biografia. Além disso para a personalidade Kirby disse que usou muito de Adolf Hitler.


The Avengers TV show /Clube do Inferno

O seriado britânico de 1960, inspirado em James Bond, despertou o interesse de John Byrne no episódio 'A Touch of Brimstone' que propôs a Claremont para utilizar na ideia da criação do Clube do Inferno. Sendo assim utilizaram os atores para a composição do grupo.



Arleen Sorkin em Days of Our Lives /Arlequina

Até o nome lembra né ? Em 1992 Paul Dini lançou Arlequina para a então série animada do Batman, em 98 ele mencionou que sua real fonte de inspiração foi uma sequência de Arleen Sorkin em Das of our Lives, na qual aparecia vestida de bobo da corte.




David Bowie /Lucifer (Sandman)

Dentro da história de Sandman, um coadjuvante de luxo foi Lucifer, que anos mais tarde ganhou série própria e agora deve chegar a TV. Kelley Jones o desenhista regular de Sandman mencionou que Neil Gaiman exigiu que David Bowie fosse a 'cara' do personagem lhe dizendo algo como: Senão for vai refazer tudo... Livre e espontânea pressão não ?




Bettie Page/ Hera Venenosa

Sheldon Modoff e Robert Kaniguer, aproveitaram o embalo dos grupos feministas para justificar a criação da Hera Venenosa nos anos 60, mas para o visual utilizam a modelo Bettie Page, fato mencionado em 2004 em um livro do Batman.














Yul Brynner/ Professor Xavier

O próprio Stan Lee mencionou o fato de Yul ter inspirado a criação do Professor X.  Brynner era ator e ganhou o Oscar em o 'Rei e Eu' filme da década de 50, que para o papel ele raspou a cabeça. Menção honrosa - Malcon X que inspirou a criação de Magneto.








Sting/Constantine

Esse caso está batido, mas enfim, Moore (que disse ter visões com o personagem) aceitou um pedido dos desenhistas da equipe do Monstro do Pântano de colocar uma versão de 'Sting' nas histórias. E foi assim que surgiu Constantine...



Conrad Veidt/Coringa

Nada mais justo do que falar desta inspiração, discussões a parte (uns dizem que Jerry Robinson não teve crédito e ele diz que fez o primeiro esboço), todos acharam o Coringa a cara de Conrad Veidt, apesar de Robinson ter supostamente feito o esboço sem saber. Kane e Finger por sua vez falaram abertamente do ator para usar como ponto de início. Uma coisa é certa, são parecidos demais:


Howard Hughes/ Tony Stark


Ambos são milionários que herdaram a fortuna dos pais, inventores e playboys. Precisa mais? São cara de um e focinho do outro. Hughes era o que o Stark de Robert Downey Jr. é atualmente nos cinemas nos anos 70.






Paul Damato / Wolverine

Apesar de Logan ja ter sido criado e aparecido, esteticamente sua evolução se deu após os X-men se popularizarem nas mãos de Byrne e Claremont, e foi justamente ai que Byrne tomou a liberdade de usar o ator Paul Damato em um filme dos anos 70 para representar o olhar e cabelos.




Jameson / Stan Lee

Lee e Ditko criaram talvez como uma forma de sátira, o personagem sempre mal humorado a qual o próprio Lee diz ter muito dele. Fisicamente lembra um pouco, mas talvez tenha sido mais em forma de homenagem. A primeira mulher de Jameson tem o mesmo nome da de Lee - Joan. E a secretária Betty Brant foi baseada na própria secretária do roteirista Flo Steinberg. 




Glenda Farrell/ Lois Lane 

Siegel disse que a atriz Glenda Farrel foi a inspiração de Lois Lane, ela interpretou por 7 filmes uma repórter/detetive em Torchy Blane. Já para o nome Siegel diz que aproveitou o da atriz Lola Lane que fez um dos filmes de Torchy Blane, e criou Lois Lane. 
 

Harold Loyd / Clark Kent

Bom, depois de reinterpretarem o primeiro conceito que eles mesmos fizeram para o Superman (assunto para outro post), Sieger e Shuster usaram a imagem de Harold Loyd para conceber Clark Kent. Aliás como vimos ambos eram muito fã de cinema e há muitas referencias desse tipo, outra é o nome que vem das iniciais de Clark Gable e Kent Taylor dois atores da época. Algumas fontes defendem ainda que Douglas Fairbanks também serviu de referencia para o personagem.







 Esse post foi inspirado na verdadeira origem da Garota-Esquilo. Veja aqui
Lembrou de algum ? Deixe nos comentários
Gostou desse post compartilha essa m@#$%

Confira Também...

0 comentários