Michelle Rodriguez e etnia dos super-heróis


Ao ser confrontada sobre perguntas se ela poderia ser a nova lanterna verde pelo site TMZ, pois segundo rumores a personagem seria uma mulher latina, Michelle Rodriguez gerou polemica em sua resposta que basicamente foi que ao invés de modificarem personagens já existentes para pagar de modernos, os estúdios deveriam eram criar novos personagens ou usar personagens de minorias já existentes, essa declaração gerou polemica então ela fez uma retratação:

“Ei pessoal, eu quero esclarecer meu comentário de ontem. Eu falei demais mais uma vez e eu disse que as pessoas devem parar de tentar roubar super-heróis das pessoas brancas. Eu acho que isso foi tirado do contexto, porque um monte de gente tem se ofendido ou sei lá o que. Eu tenho tendência a falar sem um filtro. Desculpe por isso.

O que eu realmente quis dizer foi que, em última instância, há uma nova linguagem em Holywood ultimamente, que é: franquia de sucesso. E eu acho que há muitas culturas que estão em Hollywood que não são brancos e que podem vir com a sua própria mitologia. Todos nós tiramos isso a partir do mesmo reservatório de vida – a fonte da vida. Não importa de qual cultura você vem. Em vez de transformar uma personagem menina em um cara, ou em vez de transformar um personagem branco em um personagem negro ou latino – Acho que as pessoas deveriam parar de ser preguiçosas, e as pessoas em Hollywood deveriam desenvolver sua própria mitologia.

E você sabe o que mais? Se ser americano é a sua mitologia e a cultura americana está profundamente enraizada em quem você é, e faz de você o tipo que você está tentando retratar em um filme ou em um quadrinho, que assim seja. 

Só estou dizendo que, as diferentes culturas de todo o mundo que estão em Hollywood: latinos, negros, asiáticos e assim por diante, e que são considerados minorias porque não há um monte de escritores que os representam, devem começar a se concentrar em fazer disso uma séria prioridade. Não é sobre pegar a Mulher-Gato ou o Superman, ou o Lanterna Verde ou o que esses personagens são, e tentar modificá-los tornando-os aptos para outra cultura. Devem ser mais criativos do que isso. As pessoas precisam parar de ser preguiçosas. Isso é o que eu quis dizer com o meu comentário.

Estou levando isso a sério também. Eu estou considerando isso quando estou lá fora tentando chegar com projetos para fazer e coisas para escrever. É hora de parar; parar de pegar o que já está lá e tentar torná-lo apto a outra cultura. Eu acho que é hora de escrever a nossa própria mitologia e nossa própria história – todas as culturas! Isso é o que eu realmente quis dizer e eu sinto muito se ele saiu como rude ou estúpido. Não é o que eu quis dizer. Felicidades. “- Michelle Rodriguez

Sinceramente não vi nada demais nas afirmações dela, afinal essa é uma polemica antiga a diferença é que nos EUA ela faz parte de uma minoria (lá chamado de latinos) que sofrem preconceito e sua afirmação apesar de duramente criticada está sendo ouvida e repercutindo, seria muito mais fácil para ela ter ficado na zona de conforto dela e dito "seria legal ser a lanterna verde", mas disse isso, só espero que não custe a carreira dela.

Confira Também...

0 comentários