Fim do Flash Egoísta e Fim do Altruísmo


Eu fiz um post no Facebook esta semana sobre o season finale de Flash e isso gerou uma daquelas discussões intermináveis, Bom, vou expressar o que eu acho aqui. A postagem é:

"O Flash é um bosta de um egoísta, querer voltar no tempo só pra desfazer uma perda pessoal? E as outras pessoas?"

"Ah, um absurdo, o Flash é um herói, não tá vendo?" É, mas heróis  também são egoístas às vezes, é só ler algumas HQs e você vai ver que o ego fala e muito em personagens de HQs. Vamos dissecar meu pensamento.

Bom, para começo de conversa, eu devo dizer que assisti apenas ao primeiro e ao último episódio da série do velocista escarlate simplesmente porque achei chato. O problema é que estão falando tanto deste episódio final que eu precisei ver. Cara, que decepção! Eu cheguei a ler hoje que foi o maior season finale de séries ever! Que bosta! Episódio chato da porra! O que vocês andam assistindo pra achar esse episódio o último  biscoito do pacote?  Não vi nada demais.

Aí entra o paradoxo. "Oooooh, que final genial!" a não ser pelo seguinte fato: se o cabra que se sacrificou é um antepassado do Flash Reverso, ele morreu, fazendo o Flash Reverso deixar de existir no futuro, o que o impede de voltar ao passado e matar a mãe de Barry Allen. TODAS as ações do Flash Reverso em nosso universo deixariam de existir porque ele nunca existiu no futuro, então nunca pôde voltar ao passado! Flash, mãe dele morrendo, nada! A série simplesmente nunca teria acontecido! Ok, é uma série de super heróis, então vamos relevar.


Vamos ao que realmente me incomodou: a falta de altruísmo  de Barry Allen. A situação que é colocada é a seguinte: "Barry, você pode alterar este universo e a vida de cada pessoa que vive nele só para salvar sua mãe. Você vai mexer em tudo! Tem milhares de pessoas que podem simplesmente desaparecer/nunca terem existido POR SUA CAUSA e você ainda assim vai tentar?" e ele diz SIM! Ele está disposto a colocar o Universo em risco (e o coloca) só para resolver uma questão pessoal! QUESTÃO PESSOAL!!!! Trazer sua mãe de volta só seria para satisfazer seu desejo de revê-la! Você colocaria o universo em risco só para ver uma pessoa que você já perdeu? "Ah, mas ele voltou e escolheu salvar as pessoas". MAS ELE TOPOU VOLTAR! Cara, isso é o fim do altruísmo! O super-herói é o cara que coloca de lado seus desejos, suas vontades, suas limitações, ele supera tudo isso para garantir que as pessoas continuem em segurança. O que esse Flash da TV fez foi o oposto! Ele colocou o universo em risco para poder satisfazer um desejo pessoal! Você não vê o Batman negociando voltar no tempo para salvar seus pais, por mais doloroso que tenha sido perdê-los, ou o Superman voltando no tempo para impedir que seu planeta inteiro exploda. É uma questão simples de escolha: você já perdeu essas pessoas, vai colocar todas as outras pessoas, que tem suas vidas, seus problemas pessoais e suas vontades em risco só porque você está tristinho?

"Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as ações de um indivíduo beneficiam outros. (...) No sentido comum do termo, é muitas vezes percebida como sinônimo de solidariedade." Wiky


E aí, o que você faria?

@Renan_Ishin

Confira Também...

0 comentários