Pequenas ideias, grandes ganhos!

Queridos leitores, que a Prefeitura de Curitiba é a mais legal e têm as melhores postagens de todas as prefeituras brasileiras, nós já sabemos. Basta ver a página oficial da entidade no facebook. As referências vão desde o Hyoga de Cisne no parque, até os Pokémons. Mas, também não podemos esquecer que, o governador daquele estado é um exemplo de tudo que não se deve fazer num mandato. Sim, porque agredir professores e prender palhaços em praças públicas, não acho que seja a melhor maneira de governar. Mas tudo bem, este post é para elogiar uma iniciativa muito legal da cidade de Curitiba.



Então meus amigos, a Prefeitura de Curitiba possuía um projeto que trocava lixo orgânico por vale-transporte desde o fim dos anos 80. Alguns anos depois, com uma supersafra de repolho que aconteceu, eles perceberam que o vale-transporte poderia ser substituído por alimentos e assim surgiu o Programa Câmbio Verde. Ou seja, ao mesmo tempo que ajudam a reduzir a quantidade de lixo na cidade, complementam a alimentação das famílias, por meio da troca de lixo reciclável por alimentos.


Basicamente, funciona assim: a cada quatro quilos de lixo, cada pessoa ganha um quilo de frutas e verduras, com trocas que acontecem quinzenalmente em postos de atendimento. Segundo o site oficial da Prefeitura, existem hoje, mais de 90 pontos de troca de lixo reciclável por alimento.
Como se essa super ideia não fosse o suficiente, ainda existe o Cambio Verde Especial. Realizado nas escolas públicas municipais, com o intuito de ensinar as crianças à separarem o lixo e entenderem o que é reciclagem. Nas escolas, o lixo é trocado por cadernos, brinquedos, chocolates, ingressos para shows!!!



O que vosmecê acha desta grande iniciativa? Cara, palmas infinitas para a Prefeitura de Curitiba. Num país onde, infelizmente, vemos exemplos como da prefeita de um município maranhense que, está foragida acusada de desviar 15 milhões da educação local, este projeto de Curitiba é algo fantástico. Alguns que, não fazem Porra Nenhuma para melhorar o seu país, dirão que isso não seria necessário se houvesse uma política de igualdade, ou que, isso é dar esmolas para os pobres, etc. Olha, sei que o país é desigual, mas sou consciente. Não faço muito pra melhorar ou mudar as coisas, mas sei reconhecer e elogiar quando alguém tem uma iniciativa que, faz muita diferença, para muitas pessoas! Parabéns, Prefeitura de Curitiba!



Acessem nossa página no facebook!

Confira Também...

0 comentários