Porque as animações tem baixa qualidade ?

Após o post de desabafo do Igor Pontes com relação a qualidade de um dos episódios de Dragon Ball Super, resolvi buscar no oráculo alguma coisa remetendo a contexto semelhante e claro, encontrei várias reclamações do famigerado episódio em fóruns e sites gringos. Então no intuito de corroborar a reclamação do nobre colega surgiu esse post.

O mais importante é: como são produzidos os episódios de animes ? Diversos estúdios de cidades e países diferentes são contratados ao longo de um anime, Um estúdio na  Coreia pode animar X episódios, enquanto um na China mais outros e etc. Dependendo do grau de importância do episódio um estúdio mais caro é contratado e mais dinheiro gasto para melhorar a qualidade. Em episódios que preenchem o tempo e não rola nada importante tapa buraco (o que tem muito no Dragon Ball) estúdios baratos fazem os trabalhos. E bom, esse é o principal ponto para existir tanta divergência na qualidade de determinados episódios ao longo de séries de anime.







A Toei sendo Toei, foi uma frase no post do Igor que pode ter causado atrito com os fãs mais fervorosos (eu sou fã de Dragon Ball antes de mais nada), mas realmente ela vem errando feio e o episódio de Dragon Ball é só um exemplo recente. One Piece e Saylor Moon são outros Animes famosos da Toei sendo criticados pela qualidade da animação em diversos sites estrangeiros.  Veja abaixo algumas imagens:











Outra informação interessante é que as produções de estúdios contratados são feitas através de prazos apertados e isso acaba diminuindo a qualidade final do produto. Uma das práticas comuns é produzir episódios 'meia boca' para a TV e manter a regularidade e prazos de lançamento, e com tempo trabalhar nas correções de cenas grotescas para mídias como DVD e Blue-ray com tempo hábil. Como comparação:




Moral da história, eles passam para os telespectadores algo com qualidade duvidosa para baratear custos de produção descaradamente. Mesmo assim há de se pensar, a franquia Dragon Ball por exemplo é uma das mais bem sucedidas de Anime, com fãs regulares, projeto novo envolvendo o criador original, Manga sendo publicado no Brasil e claro muita grana arrecadada. Até o fechamento desse post o último longa com o retorno de Freeza, arrecadou quase 6 milhões de dólares nos EUA tornando-se um dos top ten de bilheteria de filmes de anime em todos os tempos. Será que é dinheiro ? O mínimo era dar uma importância maior ao embate entre Goku e Bills.

No fim das contas com as imagens fica difícil não endossar a reclamação do Igor.