Super Homem e o paradoxo da humanidade

                                                   (Superman Homem ou Divindade?)
Bom, eu tinha um certo tempo livre, então decidi falar do Super Homem em um tempo que vejo que cada vez mais ele é o centro de eternos debates sobre sua essência, afinal o que faz o Super Homem ser tão especial? O que o torna único?

Superman é o personagem mais importante dos quadrinhos de super heróis, foi influencia direta para muitos personagens como Batman e Homem Aranha, sem falar que foi diretamente responsável pela existência do mercado de quadrinhos de super heróis, ele foi o primeiro de muitos, mas se manteve existindo, mesmo nos piores momentos do mercado de quadrinhos, mas o que faz dele especial a final de contas? Seriam seus poderes divinos ou sua humanidade idealizada? a resposta poderia ser ambos, mas para mim é a segunda parte.

Quando o Superman surgiu na era de Ouro não havia muito espaço para enredo ou historias complexas, tinham poucas paginas e sempre o personagem tinha que esmurrar um cara mal no final e na maioria das vezes sem poderes, seus feitos lembravam o dos heróis da mitologia, sua roupa lembrava os heróis da cultura pop de sua época que eram os "Homens Fortes" do circo, responsáveis por demonstrar proezas físicas e um corpo físico idealizado na época.
(Clark Kent são os óculos do Superman para ver o mundo com os olhos da humanidade)

Depois de seu sucesso imediato, foi possível explorar mais seu lado humano, Clark Kent, essa foi a peça fundamental para o arquétipo de seu personagem, Clark era um humano comum ou como nos vemos no nosso dia dia, uma pessoa insegura com a sua vida e incapaz de ter as rédeas de seu destino, imersa em um mundo que lhe dá medo, mas que mesmo assim se esforçava através do jornalismo e da verdade para mudar o mundo a sua volta , já sua contra parte Superman era o humano idealizado, os poderes do Superman então não estavam em suas grades habilidades, mas de simbolizar um poder moral algo que normalmente é esquecido pelo cinismo da sociedade e de tempos em tempos precisa ser lembrado, não só por sua nação, mas uma força que ecoa para toda a humanidade.

Sua divindade não é física, mas sim moral, um dos grandes erros de escritores é confundir isso como uma fraqueza emocional, tentam normalmente limitar os poderes morais e até divinos do personagem, como uma forma de o humanizar, quando na verdade é sua moral que supera seus poderes, normalmente um escritor acredita que é preciso reduzir os poderes do Superman para ter boas historias pois se esquecem em sua humanidade.tentam cortar seus laços humanos, quando na verdade é isso que faz o Superman único, sua capacidade divina de separar o bem do mal em um mundo cada vez mais cinza e sombrio, talvez isso sim o tornaria mais único que nunca nos dias de hoje.

Muitos personagens mais poderosos e cínicos surgiram ao longo do quase um seculo de existência do Superman, mas o personagem sempre se destacou justamente por isso, essa sim é a essência dele e por mais revisitações e novos conceitos que possam ser agregados essa é a rocha pela qual o personagem se sustenta, escritores muitas vezes entram na vida do personagem afim de se promover ou revolucionar tudo, mas isso não funciona se esse pedaço de tijolo da construção do personagem não for colocado de maneira adequada.

Mais do que um personagem indestrutível ou insuperável queremos um personagem que nos lembre constantemente o que significa ser humano em seu mais alto conceito, espero que isso entre na mente de algumas pessoas que olham o personagem como "ultrapassado" ou "clichê" mesmo sendo ele quem o conceito de "super herói",