Das Raízes às Pontas: Financiamento coletivo de documentário sobre cabelo crespo e identidade




Das raízes às Pontas é um curta-metragem documentário que aborda o resgate das raízes negras a partir dos cabelos crespos. O filme propõe estimular o público a se relacionar bem com o cabelo na forma natural e, consequentemente, promover a aceitação e a aproximação com a origem de sua cultura.

Mulheres e negras, Flora Egécia – diretora – e Débora Morais – um dos roteiristas – encontraram no filme uma forma de propor a reflexão do lugar de homens e mulheres negras na sociedade contemporânea, diante dos padrões de beleza atuais e a importância de pautar a história dos negros no brasil desde as primeiras experiências na infância.

O filme retrata a vida de Luíza, 12 anos, ela foi educada de forma muito positiva pelos pais e fala com orgulho dos seus cachos. Os relatos e registros do cotidiano dela formam a estrutura geral do documentário, a partir da qual formamos o link com outras abordagens. Foram convidados a emprestar suas histórias, por meio de entrevistas, personagens com diferentes trajetórias de vida que apresentam suas experiências e a forma como se relacionaram com seus cabelos, da infância aos dias atuais. Entre elas uma pesquisadora, que trata a construção da identidade sob a ótica da academia; artistas de reconhecimento nacional, que incluem no seu trabalho profissional a valorização do cabelo afro; estudantes; executivos; homens e mulheres que passaram por diversos processos em seus espaços de convivência.
Ainda faltam 15 dias para o prazo de término do financiamento, que tem R$ 8.920 atingidos de R$ 15.970 necessários. Acesse o Catarse para ver as recompensas e apoiar e curta a página Da raiz às Pontas no Facebook.





Confira Também...

0 comentários