Entendendo a cronologia Metal Gear

Inspirado no post do Fluffy, e pensando nos jovens que vão jogar, ou já estão jogando Metal Gear V, acho que é conveniente criar um post explicando a confusa cronologia da famosa franquia de Hideo Kojima.
Vamos seguir aqui a cronologia histórica, e não de lançamento de jogos.


1 - METAL GEAR SOLID 3 - SNAKE EATER
   Considerado por muitos como o melhor jogo da franquia, é o 3° jogo da série "Solid". Lançado inicialmente para o PS2, narra a história de Naked Snake, o soldado que no futuro viria a ser conhecido como Big Boss.
   Esses eventos se passam num período de guerra fria, em que existe uma tensão entre União Soviética e os Estados Unidos, devido à possibilidade de um ataque nuclear. A missão inicial é a de resgatar um cientista, mas problemas surgem no caminho, como Snake encontrando sua mentora envolvida com o inimigo, tornando-se supostamente uma traidora.
   O jogo é famoso pelo seu sistema de camuflagens, permitindo se misturar com o ambiente, e a possibilidade de caçar pequenos animais silvestres, como coelhos e cobras, para se alimentar e manter a adrenalina num nível aceitável.

2 - METAL GEAR SOLID - PEACE WALKER
   Lançado para PSP, uma sequencia direta de Snake Eater, porém acabou perdendo um dos pontos fortes do terceiro jogo, que era a questão de sobrevivência na floresta, mas ainda há o uso de camuflagens.
   O jogo, por se tratar de um portátil, se divide em missões, que compoêm uma narrativa, e há a questão de gerenciamento da Mother-Base, plataformas off-shore que servem de base para "Os soldados sem fronteiras". É o jogo perfeito para quem quer entrar na história de Metal Gear, antes de começar a jogar o mais novo lançamento.
   Snake aqui é conhecido pelo codinome "The boss", e atua como mercenário por não concordar com os métodos do governo de usar os soldados apenas como peças de um jogo.
   - Vale mencionar que entre MGS3 e MGS-Peace Walker, existe Metal Gear - Portable Ops para PSP, porém com uma história que pode ser considerada mais um spin-off do que um jogo da série principal.

3 - METAL GEAR SOLID 5 - THE PHANTOM PAIN
   Aqui chegamos no jogo que todos estavam esperando, esse que definitivamente é o último Metal Gear que vale, agora que Kojima saiu da Konami. The Phantom Pain vai narrar a história de Punished Snake, provavelmente narrando sua jornada até que se torne Big Boss, como surgem seus clones, Liquid e Solid Snake, e como foi o início de Outher Heaven, levando aos eventos do primeiro jogo da franquia, Metal Gear para MSX.
   É uma continuação direta de Peace Walker, e agora trazendo diversas características de jogos modernos, como ciclo de dia/noite, clima aleatório em tempo real, mundo aberto, e tudo que a tecnologia atual oferece para aumentar a imersão.

4 - METAL GEAR 1 /METAL GEAR 2
   Mas que salto, hein? Como dito anteriormente, os eventos de Phantom Pain vão levá-lo direto para os primeiros jogos do MSX, em que Big Boss se torna o último chefe dos dois jogos, e você irá jogar com um de seus clones, Solid Snake, que nesse momento não faz ideia que é um clone, ou que a trama de conspiração é muito maior e mais complexa do que se imagina.

5 - METAL GEAR SOLID
   O jogo de playstation1 que trouxe fama à série Metal Gear também foi pioneiro em outras áreas, como trazer cutscenes usando o motor gráfico do jogo, eliminando a necessidade de gravar FMVs que ocupariam uma grande quantidade de armazenamento no disco. E também trouxe atores de voz de qualidade para interpretar os personagens, sendo que muitos deles retornariam em próximos jogos, como o famoso dublador de Snake, David Hayter. Recebeu um remake para gamecube, intitulado Twin Snakes (Referência óbvia ao plot do jogo, se tratando de que o inimigo principal é seu "irmão", Liquid Snake).

6 - METAL GEAR SOLID 2 - SONS OF LIBERTY
   Jogo controverso, pois Snake é um personagem jogável apenas no prólogo, sendo que aqui nos é apresentado um personagem novo que vem a ser o protagonista, Raiden, ou "Jack". Ele tem uma jogabilidade similar à Snake no começo do jogo, mas aprende novas técnicas com uma espada, ensinadas pelo próprio Snake no decorrer do jogo. Praticamente todo o jogo se passa em plataformas no meio do mar, o que também é um dos motivos para revolta dos fãs.


7 - METAL GEAR SOLID 4 - GUNS OF THE PATRIOTS
   Considerado por todos o PIOR JOGO da franquia, desde as cutscenes intermináveis, o bigode de dono de boteco, a jogabilidade extremamente lenta e irritante em alguns momentos, e o pior de tudo: a roupa colada enfiada na bunda de um velho. Só vale a pena para quem é muito fã, pois ele é todo construído para trazer nostalgia aos fãs de longa data, revisitando inclusive Shadow Moses, cenário do MGS1, mas não é aconselhável jogar com a família na sala, a não ser que você não se importe com seus familiares saberem que você passa horas olhando pra bunda de um velho agachado no chão.

Enfim, isso é tudo. Espero ter ajudado alguém que queira se iniciar nessa maravilhosa e estranha série de jogos. Aqui tem alguns vídeos que não poderiam faltar: 




Confira Também...

0 comentários