Por que League of Legends é uma bosta?


League of Legends é um Multiplayer online battle arena (MOBA) que desde a sua origem vem arrebanhando jogadores de todas as idades, localidades e sexos. E caso você leitor esteja esperando que eu afirme que League of Legends é coisa de viado (não que não seja, existem jogadores profissionais famosos nesse nicho que assumiram sua homossexualidade), este não é o intuito desse texto.




Eu mesmo sou um ex-adicto deste game, contudo a verdade se abriu frente aos meus olhos.
MOBAs em geral são jogos que se assemelham ao nosso conceito padrão de RPG, mas que no entanto se desenrolam dentro de partidas, nas quais se tem o objetivo de destruir o Nexus (que em Latim significa nó), base ou equivalente do inimigo. Para se chegar ao campo inimigo existem caminhos principais e secundários, sendo os principais as LANES ou ROTAS e entre essas as JUNGLES ou FLORESTA (no League, podendo variar com outros nomes e equivalentes no DOTA por exemplo). 




Fato é que o jogo por si só se desenrola no decorrer desta partida, o jogador obtém recompensas e pode as usar para diferentes coisas, como comprar personagens, itens, ou SKINS (que são roupinhas) para os personagens.



O LADO POSITIVO

League of Legends sem dúvidas é um jogo divertido. Um verdadeiro jogo de xadrez com possibilidades quase infinitas entre a formação dos times e estratégias avançadas que podem ser usadas para alcançar a vitória.

O trabalho em equipe desenvolvido nesse tipo de jogo, porque em vários momentos os jogadores tem que se unir em prol de um objetivo maior e deixar assim de lado um pouco do seu próprio ego ou mini objetivos dentro do jogo.

Além disso, a maioria dos MOBAS bem como os outros RPGs tem Lores ou histórias muito interessantes, sendo cada um dos personagens único e tendo uma história e origem para cada um deles.


O LADO NEGATIVO



Vamos deixar de lado o FATO de que todo o conceito e arquétipos de League como um MOBA serem uma cópia de DOTA, pois isto não é um defeito, e sim a criação de um gênero.  É fato que o League em si é muito mais simples que o concorrente DOTA 2, contudo isso não o torna inferior, e sim com uma dinâmica completamente diferenciada.



Eu disse logo a pouco que o jogo é divertido, contudo muitas vezes ele é estressante. E não só pela dificuldade do mesmo, mas sim pelo comportamento dos administradores e jogadores.

A administradora do jogo se chama RIOT, e inúmeras vezes pune jogadores chamando-os de TÓXICOS. Sim, os jogadores são tóxicos, contudo o espertinho maluco que só queria upar e ficar mais forte existe desde que o primeiro livro de D&D foi aberto, e se isto é um problema tão presente no jogo é devido a sua mecânica.

Digo isto com base nas seguintes situações. O player que mata um player inimigo tem recompensas maiores que aquele que o ajudou. O player que derruba uma construção inimiga também. Você não tem o controle da sua própria LANE para atrasa-la (segurar suas tropas) para poder assim gerar uma barreira enquanto você vai ajudar um colega, incentivando assim novamente esta conduta egoísta.



E por fim, o maior problema de todos é o famoso chat entre equipes. Se vocês acham os comentários do Melhores do Mundo algo ofensivo, tem que ver quando crianças e adolescentes tentam ofender uns aos outros por 40 min (bom, é basicamente a mesma coisa, desculpe).

League copia até o Wolverine 
Na contramão de todas essas situações, vemos a Blizzard com seu MOBA (Heroes of the Storm) o qual tem as mortes e recompensas compartilhadas entre os aliados. E no seu jogo de cartas da mesma empresa vemos que a interação com o inimigo é limitada a frases pré-definidas durante a partida, evitando assim essa BOSTA que é aturar gente BOSTA xingando e chorando a cada segundo no chat.
É possível se criar um jogo que não acentua o comportamento infantil e toxico dos players, e sim é possível de divertir com esses jogos, o problema, é que este não é o foco das empresas, que preferem ficar sim criando 2323234234 roupinhas novas que só podem ser compradas com CASH ao invés de realmente resolver problemas da mecânica e dos servidores do jogo.



É por isso que League of Legends é uma bosta.




Confira Também...

0 comentários