Quentin Tarantino se envolve em treta com a Disney

O novo filme do grande diretor Quentin Tarantino, 'Os 08 odiados', já poderia ter o subtítulo a Disney também odeia. Sim, Tarantino e Disney estão trocando farpas, entenda porque e o que tudo isso tem a ver com Star Wars VII ?

Os formatos padrões de bitolas nas exibições de cinema comerciais são as de 16mm e 35mm, que prioriza qualidade x custo benefício. Porém também há no mercado a bitola 70mm, que proporciona uma imagem maior na tela de cinema, e também mais qualidade de áudio. Consequência, esse tipo de gravação é mais cara. A tecnologia 70mm é conhecida como IMAX. Os cinemas com a tecnologia IMAX geralmente possuem telas com 16 metros de altura por 22 metros de comprimento, contra os 12 metros de largura por 20 metros de comprimento dos cinemas normais. Porém o número de salas projetadas para suportar esse tipo de produção é limitadíssima, sendo algo em torno de 400 em todos os EUA e algo em torno de 13 no Brasil.

Proporção de Tela

E o que isso tudo tem a ver com esse post?

Tarantino distribuiu cerca de 50 projetores 70mm para salas ao redor do mundo, gravou seu novo longa num formato de 70mm chamado Ultra Panavision e fez contratos comerciais com diversos cinemas para a exibição de seu longa nesse formato. Dentre os quais o Arclight de Los Angeles. Mas a Disney pressionou o Arclight a para 'atrapalhar' o filme de Tarantino, prometendo não ceder os direitos de Star Wars VII caso não fosse atendida. A ideia era evitar que 'Os 08 Odiados' ficasse disponível de maneira corrida em uma sala própria durante duas semanas que abrangem os feriados festivos de fim de ano . Os horários do filme seriam prejudicados encaixando a exibição de Star Wars nos feriados e fazendo a pré-estreia programada do longa ocorrer duas semanas antes do previsto. Além disso Tarantino fez propaganda das exibições em 70mm na Arclight, durante a divulgação do longa o que o deixou mais revoltado.

Em entrevista ele foi categórico ao afirmar que a Disney está lhe "f#$%¨' , veja o vídeo:

 Ele também deixou claro que não tem nada contra Star Wars (o qual ele chama de maior filme do mundo) ou J.J Abrams, e sim com a Disney pela celeuma. Falou que 'já ganhou muita grana para a Disney' (da época que produzia filmes pela Miramax como Kill Bill e Pulp Fiction). E atacou o estúdio dizendo que a atitude fora vingativa.

"Os Oito Odiados' é o 08º filme da carreira do diretor e tem no elenco Samuel L. Jackson, Kurt Russel, Michael Madsen e Tim Roth.


 O trailer


Confira Também...

0 comentários