Você sabe o que são os 12 Parsecs da Millenium Falcom?

Certo, no primeiro filme de Star Wars, o Episódio IV, Han Solo diz que sua nave, a Millenium Falcom que todos nós amamos, completou a Corrida de Kessel (que não faço ideia do que seja, mas imagino, óbviamente, que seja uma corrida famosa, já que deixou a nave famosa após vencê-la) em menos de 12 parsecs. Aliás, isso é um puta fail, porque no filme, dá a entender que parsecs seriam unidades de tempo, quando na verdade são unidades de distância. Tudo bem, a gente releva porque é Star Wars evai que lá parsec é outra coisa, né... huahua Mas aqui, na nossa galáxia, parsec é uma importante de medida de distância. É usada para medir distância estelares e o tamanho da cabeça do Toddy.


Ela se usa de uma coisa chamada paralaxe (não, não é o vilão do Lanterna Verde) para medir a distância entre estrelas e a Terra. A paralaxe é uma ilusão de deslocamento de um objeto, como uma estrela, por exemplo, através do movimento da Terra. Por exemplo, digamos que a estrela FluffyBeta esteja no ponto A. Seis meses depois, ela pode ser vista no ponto B, porque o ponto observador, no caso, a Terra, não está no mesmo local. Quer exemplo mais simples? Coloque uma caneta na sua frente e olhe para ela com os dois olhos abertos (se você não for caolho, lógico). Feche um dos olhos e a caneta estará em um ponto.. Abra o outro e feche o primeiro e a caneta parecerá ter se deslocado. Muito porcamente explicado, isso é paralaxe. Não tem realmente nada a ver com energia amarela. Cálculos matemáticos sobre os dados obtidos da paralaxe ajudam a determinar a distância da estrela até aqui, que será definida em parsecs.


Tá, mas quanto é um parsec? Um parsec equivale a nada mais, nada menos que 3,08568x1016 (elevado à 16a potência). 

Então, para saber quanto são 12 parsecs, multiplica o resultado dessa conta maluca aí por 12.
Mano, eu não sei nem fazer conta de dividir direito, não tenho como calcular isso aí, mas sei que é muita, muita, muita coisa. Olha, eu não sei se expliquei certinho, nem foi minha intenção dar aula aqui então não esquenta, só tentei mais ou menos dizer que parsec é uma unidade de medida astronômica, e não de tempo, como nosso querido professor Han Solo deixa a entender. Mas tem uma explicação que eu bolei aqui: ele diz que venceu a corrida em menos de 12 parsecs. É fácil solucionar essa, ele encontrou um atalho no espaço e é por isso que a Millenium Falcon é famosa.

"Mano, aquele cara é tão foda que encontrou um atalho no espaço-tempo".

NAAAAAAAAH!

Confira Também...

0 comentários