Vergonhas da Nossa Infância: VR Troopers!!



Então, chuchuzinhos, vamos voltar aos lúdicos anos 90. Época maravilhosa, na qual tivemos o deleite de conferir a pérola chamada VR Toopers. 

Falar desta série é um pouco complicado, pois se teve um programa que despertava um sentimento bipolar nas pessoas, este era VR Troopers. Com certeza temos na mesma proporção aqueles que odiavam e os que amavam.

Para os que não sabem ou não lembram: VR Troopers (Virtual Reality Troopers), também conhecida apenas Troopers, foi uma série de televisão norte-americana produzida pela Saban Entertainment de 1994 a 1996. No Brasil, foi exibida pela Rede Globo. Produzida pela mesma produtora de Power Rangers, VR Troopers foi uma adaptação de duas séries japonesas diferentes, pertencentes a franquia Metal Hero do tokusatsu: Metalder, Spielvan.

Pois é, como não podia deixar de ser, esta foi mais uma tentativa de surfar no sucesso de Power Rangers. Todavia, VR Troopers tentou ser mais ousado e inovador. Sim, porque eles não pegaram apenas uma série japonesa e transformaram num enlatado americano, eles pegaram dois seriados e transformaram numa coisa só. E, assim como o Polvo, os americanos não cagam uma vez só. O programa teve segunda temporada, e tiveram a grande ideia de substituir o Metalder pelo Shaider. Se eles colocam o Gaban, os fanboys com certeza invadiriam o escritório da Saban. 


História

1 Temporada

Na primeira temporada, os Troopers enfrentam Grimlord, um guerreiro poderoso que morava numa masmorra na realidade virtual, na nossa realidade era Karl Ziktor. Ziktor era um empresário e trabalhava num prédio na cidade de Croos Wolrd. Ziktor se transformava em Grimlord com uma bola de cristal que ficava na sua mesa de trabalho. A sala que Ziktor trabalhava tinha acesso a masmorra através da mesma bola de cristal. Na masmorra ficavam todos os mutantes (Soldados de Grimlord). Alem de Grimlord, havia mais dois grandes guerreiros virtuais: O General Aivar e o Coronel Aicibot. Grimlord tinha vários soldados que ele usava para ganhar tempo eram chamados de Skugs (Na pronuncia brasileira fica parecendo Skank). Eram guerreiros todos de preto com uma capa dourada e um capacete dourado. (Muito semelhantes aos patrulheiros de massa de Might Morphin Power Rangers). Na primeira temporada o principal tema era o desaparecimento de Tyler Steel (O Pai de Ryam). Um dos momentos mais marcantes dessa temporada é quando os Troopers enfrentam Dark Heart que era Tyler Steel que estava enfeitiçado por Grimlord e acabou se tornando um dos mais poderosos vilões da série. Depois desse confronto, o pai de Ryam parece ter desaparecido de novo por causa de Grimlord. Apesar de Ryam ser o líder, em muitos episódios o protagonista é JB. Seus poderes são iguais ao de Ryam e armas tão poderesas quanto as dele. E em muitos episódios aparece ser o próprio líder dos Troopers, uma característica bem marcante disso é no capítulo onde os Troopers enfrentam a garota virtual Red Python! 


2 Temporada

A segunda temporada, poucos brasileiros tiveram o privilégio de conhecer, pois foi exibida de madrugada entre as 4:30 e 5:30 da manhã na Rede Globo e o capítulo final não foi exibido. A série foi exibida como um tipo de tapa buraco entre os anos de 1999 e 2000. O tema ja foi totalmente diferente da primeira! Entre muitas batalhas, Ryam acaba encontrando seu pai em uma batalha feroz onde a masmorra de Grimlord foi totalmente destruída! No final dessa batalha, Ryam perde seus poderes! Com ajuda de seu pai, Ryam consegue trazer seus poderes de volta, com um uniforme totalmente reformulado! Grimlord perdeu sua masmorra, agora sua sede é uma nave! (Chamada de Fortaleza Negra de Grimlord). Agora Grimlord se transforma com um cristal verde luminoso! Sua sala agora da acesso a essa nave e não mais a masmorra! A partir daí o tema da série muda, por que o objetivo dos Troopers agora é eliminar os novo guerreiros de Grimlord que eram muito mais poderosos que os antigos! Os inimigos tem expressões diabólicas, bem diferentes dos da primeira temporada! Os Skugs ganham uma outra forma, diferente da antiga forma, eles agora parecem pessoas normais mascaradas e cada vez os Troopers vão tendo mais trabalho para derrotar os inimigos. Por fim, o pai de Ryam sai do país para pesquisas que podem ajudar os Troopers! O General Aivar e o Coronel Icebot continuam a aparecer na série, agora com uma aparição mais reduzida! E Grimlord cria diversos guerreiros, para substituir os velhos mutantes, entre eles: Despera e Dom Master Dois guerreiros titânicos! Alem disso ainda existe um Oraclo dentro da nave, que é conselheiro de Grimlord! A temporada teve um momento marcante quando Grimlord fez uma clone de Kaitlin! Em um episódio de váreas partes, o Professor Hart percebeu que se uma das duas não fosse destruída as duas morreriam! Com isso o Professor Hart deu a solução! A partir daquele episódio a garota poderia se dividir em duas para enfrentar o inimigo assim conseguindo salvar Kaitlin e sua clone! Além disso, Ryam sempre abria e fechava o episódio na primeira temporada, na segunda o episódio acaba normalmente


Percebam que eles, safadamente, usaram essa história de clone só para justificar as cenas com as duas ajudantes do Spielvan. Na série original, tanto a amiga do Spielvan quanto a sua irmã, se transformam e ganham armaduras. Na verdade eles conseguiram enrolar bastante na primeira temporada de Troopers, já que em Spielvan, não demora muito para que as duas meninas lutem ao seu lado. Quer dizer, se você observar bem, na primeira temporada de Troopers, a maioria das aparições do Spielvan parecem uma eterna reprise de uma mesma cena!


Curiosidades

  • JB e Ryan dificilmente lutavam juntos em uma batalha. Na primeira temporada os dois raramente lutam juntos. Eles só apareciam transformados juntos em cenas no laboratório e etc. O tal motivo era porquê os dois heróis foram vítimas da junção de séries diferentes, na qual Ryan era Metalder e JB era Spielvan (Ambas as séries originais o tema não tinha nada a ver com Realidade Virtual). Já na segunda temporada os dois chegam a lutar juntos com uma freqüência um pouco maior. (Não são muitos os episódios, mas teve certo aumento da primeira temporada). O caso é que esses episódios foram produzidos pela própria Saban onde os próprios atores americanos interpretavam os personagens com os uniformes, tanto que nesses episódios da para notar algumas diferenças nos uniformes.

  • Ainda falando do mesmo tema, um episódio bem marcante onde Ryan e JB lutam juntos é na própria primeira temporada. O roteiro do episódio é assim: No meio de uma batalha JB é enfeitiçado por Grimlord e começa a se transformar em um mutante. O feitiço faz com que sua personalidade mude e ele perdesse sua memória. Assim Grimlord o coloca contra o próprio Ryan Eles lutam entre eles até que JB recupera a memória. Nesse momento diversos mutantes de Grimlord chegam para destruir Ryan, ai é a cena marcante onde Ryan e JB lutam juntos. Os dois conseguem abater os vilões que batem em retirada. Depois disso o professor consegue desfazer a aparência de mutante e ele volta ao normal.

  • O nome da série seria originalmente Cybertron, e seria estrelada por Jason David Frank (O Tommy dos Power Rangers), e de início o nome do protagonista seria Adam Steel e aparentemente Spielvan não faria parte do seriado, somente Metalder. O tema da série a princípio não tinha a nada a ver com realidade virtual. Durante o mesmo período Brad Hawkins (O Ryan) foi convidado para interpretar o Ranger Branco em Mighty Morphin Power Rangers. Chegaram até a gravar um episódio piloto, mas devido às indefinições dos produtores, Jason decidiu deixar o projeto de protagonizar a série e voltou para Power Rangers para interpretar o Ranger Branco. Assim Brad Hawkins o substituiu e o nome do personagem foi modificado de Adam Steel para Ryan Steel. Outra curiosidade é que o próprio Brad Hawkins (Ryan Steel) aparentemente fez uma ponta no mesmo episódio piloto de Cybertron lutando contra Jason David Frank. Nesse período, Brad Hawkins foi convidado para interpretar o Ranger Branco, mas com a desistência de Jason do elenco e o seu retorno para a série Power Rangers, Brad Hawkins acabou sendo o protagonista da Série VR Troopers


    O que vosmecê achou disso? Cara, um programa no qual um ator de Power Rangers recusou porque a produção era muito bagunçada; Não dava para esperar muita coisa.
    Mas, como falei antes, VR Troopers despertava amor e ódio nos telespectadores. Os que já conheciam os seriados originais japoneses, realmente odiavam a versão americana. Em contrapartida, a série angariou multidões de fãs em terras nacionais. Particularmente, até curtia a série, mas também só conhecia, e muito pouco, o Spielvan. Na época ainda não sabia da existência do Metalder. Apesar de todas as críticas, tinha uma coisa que todos curtiam em Troopers: A Transformação. "Troopers tranformar, somos realidade virtual!" Aquilo era muito maneiro. É isso, chuchuzinhos, se vocês tiveram o prazer ou desprazer de acompanhar a série nos anos 90, deixem vossas alegrias e frustrações nos comentários. Valeu!

    fonte!