Capitão América: Guerra Civil derrapa, mas cumpre o dever


Então, vamos colocar isso daqui antes que alguém entenda errado: Eu adorei o filme. Mas não posso ignorar as coisas que me incomodam nele. E não são poucas. Essa resenha será sem spoilers, mas falarei sobre o que eu acho ruim, sem entregar nada da trama. Espero que vocês entendam meu ponto de vista.


Vamos começar com as críticas que assim eu posso passar logo para as coisas boas desse filme. A trama, em si, não tem um grande impacto. Ela começa promissora, com uma motivação muito forte vinda de ambos os lados da luta. Porém, tudo isso descamba no final do filme para dar pano de fundo a algo sem graça, fraco e sem motivo nenhum, totalmente sem pé nem cabeça. O Barão Zeemo nesse filme é tão fora da curva como Lex Luthor em Batman v Superman. Tony Stark durante o ato final, acaba se tornando um homem sem nenhum pensamento coeso, como se não conhecesse os fatos envolvidos naquela situação. Ele simplesmente age por impulso quando ele ali no momento do filme, já havia acalmado os ânimos, por assim dizer. Se torna algo completamente fora de rumo só para gerar um confronto final sem nenhuma razão ou noção. Todo o drama com Bucky acaba levando para uma trama rasa e digna de filme ruim de quadrinhos. E acreditem, Soldado Invernal como filme e como trama ainda é melhor que Guerra Civil, apesar de ter gente dizendo ser o melhor filme de herois desde o Superman de 1978, entenda que essa galera aplaude e vibra só de ver o logo da Marvel e dá 10 pro filme. Acredite ou não, o hype nesse filme está sendo exagerado quando ele simplesmente é um bom filme. O vilão não convence, os Irmãos Russos não tiveram coragem de ter o final dos Quadrinhos e como vou falar depois num textos com spoilers, como a trama não se encaixa.


A melhor coisa do filme? Nosso amigo teioso. Tom Holland é a melhor encarnação do Amigão da Vizinhança, desbancando Tobey Maguire e Andrew Garfield. O Homem Aranha desse filme é finalmente um adolescente e não um adultão pagando de garoto de 15 anos. E isso que é bom, a interpretação de Tom mostra como um Homem Aranha e um Peter Parker deve ser. Um garoto retraído que ganha confiança enquanto veste sua roupa de super heroi. A movimentação, as piadinhas e a forma como ele foi introduzida no filme foram excelentes, um dos pontos altos do filme. Além dele, a adição de Scott Lang no time do Capitão América rendem excelentes momentos. A Equipe do Bandeiroso tem uma interação muito boa entre si, diferente da Equipe de Tony Stark, que tirando Homem Aranha e Pantera Negra, não tem muito carisma assim durante o filme. O que me deixou muito preocupado, afinal, a Viúva Negra é o outro pingo de carisma do time e ainda assim não pode carregar Visão, Homem de Ferro e Máquina de Combate nas costas. As cenas de ação são excelentes, coisa que os Irmãos Russos sabem fazer muito bem. 


O Pantera Negra é outro ponto forte do filme, que personagem incrível e que adaptação sensacional. A armadura dele funciona como poucos uniformes funcionam nesse mundo dos filmes de Super Heroi. O personagem é bem apresentado e seus poderes ficaram excelentes nesse filme e te deixa com vontade de ter logo um filme solo do personagem. A adição dele ao Time Homem de Ferro é muito bem fundamentada e explicada, o que fica muito natural ter ele do lado de Tony Stark mesmo sendo recentemente inserido naquele mundo de seres super poderosos. 


Mesmo sem um final impactante digno da HQ, o filme consegue entregar um bom filme de ação, com uma trama um pouquinho duvidosa mas pelo menos cumpre seu papel no começo do filme em fundamentar uma trama política, fazendo você pensar em quem está certo ou errado nessa grande discussão entre os herois. E esse é o ponto forte do filme, colocar os herois em cheque e mostrar que muitas vezes suas ações tem consequências e como eles podem lidar com isso. Será que o Governo é a melhor opção para regular os herois? Será que é melhor viver na coleira de um órgão te controlando ou viver sem regras e fazendo o bem ser ver a quem? A equipe dos Vingadores progride para um cenário complicado mas mesmo assim, sem muita consequência em seus relacionamentos e posicionamento no mundo. Mas nós comentaremos isso na resenha com spoilers daqui um tempinho.

Minha nota pro filme é 7/10. É um bom filme, não é perfeito e tem falhas. Mas ainda assim é um bom filme do Universo Marvel. E que venham mais tramas adultas nesse Universo, pois ele precisa.

Confira Também...

0 comentários