Top Razões os Mangás tem mais liberdade criativa que os Quadrinhos

Liberdade total de expressão
Ao contrario do ocidente em que qualquer revista em quadrinhos é duramente criticada por abordar temas polêmicos ou por seu comportamento, os mangás tem total liberdade para abordar qualquer tema, bem como abordar qualquer personagem da maneira que quiser, o que importa no final das contas para eles são as vendas, eles não tem medo da repercussão negativa que pode existir em outras partes do mundo.
 
Cultura diferente
A cultura japonesa aborda coisas de maneira diferentes, eles não tem os mesmo valores ocidentais e não estão nem ligando para esses valores,   por esse fato eles fazem coisas que gerariam ataques se fossem quadrinhos, como personagens estereotipados, preconceituosos, violência extrema, namoro entre personagens adolescentes com adultos entre outras coisas.
 
Uma Indústria Solida
Os animes e mangás são uma indústria de entretenimento solida que não dependem de grandes corporações ao contrario dos quadrinhos, eles também não dependem muito de propaganda vivendo das próprias vendas de diversos produtos relacionados aos mangás e animes, eles tem um publico interno muito forte que independe do publico externo.
 
Baixo custo
Os mangás são feitos inicialmente com material muito barato, se a revista não vender nada são logo cancelados, mas se vender criam uma edição encadernada especial para os fãs, isso somado ao fato que todos os dias novos títulos chegam as bancas gera um baixo custo para as editoras, que favorecem somente os mangás mais bem sucedidos, ao contrario por exemplo dos quadrinhos que tentam melhorar a qualidade das revistas e tem um preço mais salgado se comparado aos mangás.
 
Relativização Cultural
Muitos mangás se fossem quadrinhos seriam duramente criticados, mas pelo fato de serem mangás ocorre uma relativização cultural ou seja o que seria normalmente criticado é deixado de lado ou “perdoado” pela maioria do publico, que não tem uma visão muito criticado do que é lançado de acordo com os valores ocidentais.


Vendo tudo isso, será que mais liberdade é algo positivo ou é realmente necessário criticas em relação a esse aspecto? O que vocês acham?

Confira Também...

0 comentários