Anjos e demônios no universo Marvel


Antes de “Aquele acima de todos” ou o deus judaico/cristão criar o multiverso ele criou os primeiros anjos (Arcanjos, Serafins e Querubins) porem Lúcifer  reuniu 1/3 dos anjos e usando as armas dos céus tentou tomar o trono divino, esses anjos junto com Lúcifer foram mandados a dimensão infernal onde ficaram presos durante centenas de eras, não se sabe se Lúcifer (que não é Satã no Universo Marvel) ou Samael tentaram criar um novo exercito para uma segunda tentativa de conquista, um deles criou então os demônios, mas novamente os anjos caídos e demônios tiveram grande parte de seus exércitos destruídos.
Surgiram então os últimos Anjos que nasceram junto com o surgimento da humanidade, surgiram os Asura um grupo de anjos assassinos treinados para enfrentar deuses que queiram atacar homens de fé.
No universo Marvel do Marvel now existe o 10 reino onde Angela e suas anjas existem, mas eles não são anjos de verdade no universo Marvel, mas sim seres extradiomensionais que parecem com anjos e adoram o deus judaico cristão assim como os humanos, mas tem a mesma capacidade de poder que os asgardianos.
Segundo Mefisto na saga “Desafio Infinito”  o seu criador decidiu que não queria mais viver e incapaz de se matar se dividiu nas joias do infinito para assim deixar de ser consciente, as joias foram jogadas no universo e os primeiros imortais pegaram cada um uma delas.
Depois do sumiço do grande lorde infernal e a morte dos anjos caídos,  Mefisto aprisionou com um feitiço o Serafim Zarathos e o transformando no espirito da vingança que conhecemos o Motoqueiro Fantasma para caçar fugitivos do inferno e inimigos de Mefisto.
Com o fim dos caídos e a Ascensão dos demônios, deuses começaram a invadir a dimensão infernal em busca de almas e poder,  dois deles conseguiram uma fatia da dimensão e se tornaram lordes infernais um deles é Plutão (ou Hades na mitologia grega) e a deusa asgardiana Hella, sendo assim eles durariam muito mais que seus panteões.
“Aquele acima de todos” proibiu a interferência dos anjos na vida dos mortais, inicialmente muitos anjos ficaram revoltados com isso, pois queriam proteger os mortais, mas nesse período foram surgindo os primeiros heróis e super heróis da humanidade, que diversas vezes enfrentaram esses seres demoníacos.
Em uma historia foi dito que o Arcanjo Miguel poderia ser o Tribunal Vivo (considerado o ser mais poderoso do universo Marvel depois de "Aquele que está acima de todos").
Não se deve confundir “Aquele acima de todos “ com a entidade Eternidade e nem com o celestial de mesmo nome, eles são seres diferentes, Eternidade é a manifestação de todos os seres inteligentes do universo, já o celestial é o líder dos celestiais.
Poderes e habilidades dos anjos e demônios

Infinito – Os poderes de anjos são incalculáveis são os seres mais poderosos da existência no universo Marvel, os demônios são versões menores deles, mas mesmo assim são extremamente poderosos, mas podem ser destruídos com artefatos tecnológicos como o nulificador definitivo do Vigia.
Fonte:
Desafio Infinito
Grandes Herois Marvel
Motoqueiro Fantasma
Marvel Wikia