80 anos atrás surgia o Fantasma


Fantasma é uma tira de jornal do gênero aventura criada por Lee Falk (também o criador do Mandrake), contando as aventuras de um combatente do crime, mascarado e usando uma roupa característica. O personagem atua em um fictício país africano chamado Bangalla. A série começou a ser publicada em jornais diariamente em 17 de fevereiro de 1936, e aos domingos, como edição colorida, em maio de 1939, continuando até 2006. Falk encarregou o desenhista Phil Davis do desenho de suas histórias.
Falk trabalhou na tira até sua morte em 1999; a tira é atualmente roteirizada por Tony DePaul e desenhado por Paul Ryan (de segunda-feira a sábado) e Terry Beatty (domingo). Foi desenhada anteriormente por Ray Moore, Wilson McCoy, Bill Lignante, Sy Barry, George Olesen, Keith Williams, Fred Fredericks, Graham Nolan e Eduardo Barreto. Na tira, o Fantasma foi vigésimo primeiro em uma linha de combatentes do crime que começou em 1536, quando o pai do marinheiro britânico Christopher Walker foi morto durante um ataque de piratas. Após jurar ao crânio do assassino de seu pai que iria lutar contra o mal, Christopher começou um legado do Fantasma que iria passar de pai para filho. Apelidos para o Fantasma incluem "O espirito que anda" e "O Homem que não pode morrer".
(Fantasma, Mandrake e Flash Gordon em Kignswatch publicação de 2015)
Ao contrário de outros heróis fantasiados da ficção, o Fantasma não tem superpoderes e confia em sua força, inteligência e imortalidade de renome para derrotar seus inimigos. O vigésimo primeiro Fantasma é casado com Diana Palmer; eles se conheceram quando ele estudou nos Estados Unidos e têm dois filhos, Kit e Heloise. Ele tem um lobo treinado, chamado Capeto, e um cavalo chamado Herói. Como os Fantasmas anteriores, ele vive na antiga caverna do crânio.
O Fantasma foi o primeiro herói fictício a vestir um traje colante que se tornou uma marca registrada dos super-heróis de histórias em quadrinhos, e foi a primeira sériea mostrar uma máscara sem pupilas visíveis (outro padrão de super-heróis). O historiador de histórias em quadrinhos, Peter Coogan descreveu o Fantasma como uma figura "de transição", uma vez que o Fantasma tem algumas das características de heróis de revistas pulp como The Shadow e The Spider, bem como antecipar as características de super-heróis de quadrinhos como SupermanBatman e Capitão América.
( O Fantasma 2040 desenho animado baseado no Fantasma)
O Fantasma já foi adaptado em diversas mídias, bem como filmes, uma serie de TV e em vários desenhos animados, até mesmo teve um vídeo game, sua fase no desenho Defensores da Terra foi adaptada nos quadrinhos pela Marvel.
Historias do Fantasma foram publicadas em diversas editoras, inclusive tanto na DC quanto na Marvel, recentemente nos quadrinhos de Kingswatch (da Dynamite)o personagem Lothar foi mais um a encarnar o manto do Fantasma, uma serie foi feita baseada nele recentemente, mas infelizmente ela foi cancelada após o seu piloto que no Brasil ficou sendo chamado de o 22 Herdeiro.

Confira Também...

0 comentários