Critica Embaraço - Filme Independente de terror (Sem Spoilers)


Embaraço é um curta metragem nacional de drama/terror indicado ao Festival de Cinema de Bogotá na Colômbia. Clique e confira a critica completa sem spoilers.


 Embaraço é mais uma produção da BlackVomit. uma produtora de filmes independentes fundada por Fernando Rick - que também é o escritor/diretor do já citado filme deste post.
A temática do curta, assim como todos os demais trabalhos do autor, é focada em assuntos polêmicos.




Sinopse: Ao descobrir-se em uma gravidez indesejada, Angélica vive um pesadelo de 7 meses, em que ao invés de matar o feto, ela mesma começa a definhar, tentando métodos abortivos diversos. 

O curta gira em torno de Angélica (Amanda Pereira), que descobre estar grávida de maneira inesperada, após um caso de 'noitada'. Desesperada ela começa a pesquisar métodos abortivos através de plantas, chás ou o uso de clínicas clandestinas.

A trama capricha na questão do terror psicológico sofrido pela personagem central, apostando nesse tom como base. A atuação de Amanda Pereira é segura, cabendo a ela preencher em praticamente todas as cenas a ausência proposital de falas do roteiro. Notoriamente Fernando Rick tenta transferir a atmosfera da tensão que circunda a mente da jovem através dos devaneios e expressões faciais /físicas que a atriz coloca em tela.

Mas o grande trunfo é o tema central do curta, o aborto. Proibido no Brasil, e largamente discutido atualmente, com muitos políticos e partidos erguendo a bandeira da legalização, Embaraço tenta dar ao telespectador uma oportunidade de refletir sobre o lado das mulheres que optam por medidas precárias e desesperadas.
As sequelas do aborto podem ser as piores, a ótica do curta é só uma maneira de trazer a tona os riscos de  métodos caseiros como uso de alvejantes, objetos pontiagudos e drogas falsificadas. Quando não a morte de jovens que procuram clínicas clandestinas que atuam de fachada.
O poder do filme de Fernando Rick não é de dar sustos para pular da cadeira e sim de através da arte, demonstrar que é muito mais assustador encarar a realidade na qual vivemos - e despertar a todos sobre os riscos de uma prática que ainda continua a vitimar muitas mulheres no mundo.


Embaraço ainda tem no elenco Eduardo Pelizzari, rosto conhecido da temporada de 2006 da Malhação.



Confira Também...

0 comentários