O problema da caracterização...

E aí, pessoal?! Vejam só! Dois posts em menos de um mês. Logo, logo a direção do site me manda uma advertência.




Caras, me incomoda bastante esse lance da caracterização dos personagens de quadrinhos pra telinha e pra telona. Não estou dizendo que se deve adaptar fielmente o visual de um personagem assim como ele é nos quadrinhos (isso não funciona em live action, sabemos disso da pior forma). Mas sempre esperamos que os estúdios tenham uma certa ética quando vai adaptar esses personagens.

Nem sempre isso acontece. É aí que entra essa frustração quanto às produções (tanto as recentes quanto as mais antigas). Eu fiz uma pequena seleção dessas situações para melhor ilustrar essa opinião a respeito desse problema com as caracterizações.

Nº1 - Justiceiro (O Justiceiro)

Ok, vamos começar pelo melhor justiceiro (visualmente falando) mas que claramente ainda faltava algo obvio: A DESGRAÇA DA CAVEIRA NA CAMISA!!!
Porra! Era só imprimir uma estampa de caveira e esse filme ficaria acima da insuficiência. mas os gênios decidiram "estilizar" a caveira no rosto do personagem... no rosto?! SIM! A maquiagem, junto com a barba por fazer, constituíam o visual trevoso da época.
Enfim, uma pisada na bola da caracterização.

Nº2 - Esses quatro... (Quarteto Fantástico do Roger Corman)

Um belo exemplo de que a caracterização fiel nem sempre dá certo. Por pouco, o logotipo do quarteto some na calça da Sue. Sem falar no coisa mecatrônico. Bem, não era o momento certo mesmo...

Nº3 - Esses cinco (Liga da Justiça da América)

Além dos músculos de espuma, temos uma coisa que se tornou recorrente nas adaptações de personagens pela Warner: Comprimir as várias versões de um personagem um um só.
Pensa Rápido!! Qual Lanterna verde é esse aí?! Aliás, isso é verde mesmo?

Nº4 - Esse trio (Batman & Robim)

MAMILOS!

Nº5 - Bane (Batman & Robim)

O Bane do Nolan é uma boa adaptação do personagem (visualmente falando), principalmente se o compararmos com essa versão!

Nº6 - Rainha Branca (Geração X)

Aqui, temos a primeira tentativa de levar a Ema Frost pras telas. Ao que parece, pegar uma magrela pra interpretar uma personagem voluptuosa se tornaria uma tendência nos próximos anos...

Nº7 - Elektra (Elektra...)

Da cor dos cabelo ao súbito apreço por crianças, esse filme deve ter sido feito meramente para a fox não pagar multa por algum item contratual do filme do Demolas. 

Nº8 - Aço (Aço...)

Um filme sobre um cospobre, só isso!

Nº9 - John Constantine (Constantine)

Aqui temos um Constantine cansado, abatido, sem vontade de cantar uma bela canção. Totalmente diferente (visualmente) de sua contraparte dos quadrinhos. Além disso temos uma arma em forma de cruz... EM FORMA DE CRUZ!!! 

Nº10 - Fenix (X-Men: O Confronto Final)

Nem ao menos houve a aura da Fenix! A entidade cósmica foi reduzida à um problema com personalidade. Mas teve um cara de um site famoso que deu nota onze pro filme... ONZE!!

Nº11 - Deadpool (Wolverine: Origens)

Isso aí é qualquer coisa, menos o Deadpool!

Nº12 - Girafa Aranha (O Espetacular Homem Aranha)

O uniforme não é a unica coisa que foi descaracterizada neste filme. O Peter skatista e vida loka. Sem contar com a falta de algo que é a essência do personagem, a frase do Tio Ben. Por que diabos ela não estava no filme?! Seria foda se ela estivesse naquela gravação no celular! Seria um lembrete eterno e mais impactante até. Mas enfim...

Nº13 - Gavião Negro (Smallville)

Já havia tecnologia na época pra fazer algo melhor que esse destaque de escola de samba. Até o fã mais xiita de Smallville concorda.

Nº14 - Capitão América (Vingadores)

O visual "edredom" do primeiro filme se torna legal quando o "capitão power ranger" entra em cena. Mas pelo menos temos alguém a culpar: O Agente Coulson!!! kkkk Ele disse que foi um dos responsáveis pelo visual do uniforme. kkkk

Nº15 - I know, Right?! (Lanterna Verde)

Aqui nem precisa de comentário...

Nº16 - Rainha Branca (X-Men: First Class)

Mais uma vez pegam uma magrela pra fazer a Ema. Qualquer um que tenha visto a Rainha Branca desenhada pelo Arthur Adams ou Frank Cho teve vergonha alheia vendo isso aí...

Nº17 - Atom (Arrow/Legends of Tomorow)

Antes desse visual, todo personagem que aparecia na série do Arrow tinha uma versão do uniforme em couro. Tentaram fazer algo fora desse pensamento com o Ray, mas esse visual "CPU tunada" não agrada muito e não ajuda essa emulação ironman/golias que vimos na tela. Mas pelo menos estamos vendo o Brandon Routh se redimindo de erros passados!

Nº18 - Essa bosta aqui... (Quarteto Fantástico)

Acho que os uniformes são a menor descaracterização que aconteceu aqui (O Thurdin gostou)!

Nº19 - Tornado Vermelho (Supergirl)

HOMEM BACON (é só o que posso dizer sobre essa imagem).

Nº20 - Flash (Flash...dã!!)

Minha bronca com esse visual se dá por causa do material do uniforme. Caras, alguém aqui já correu uma grande distância de calça jeans?! Pois é. Imagina correr com uma roupa feita com a capa do sofá da vovó?!
Atletas velocistas usam roupas que eliminam o atrito com o ar e priorizam a mobilidade. Não faz sentido correr com algo assim. Mas é tudo ficção, então tá de boa!

Nº21 - Flash (Liga da Justiça)

Esse aqui me faz achar o visual anterior legal. Armadura pra correr?! Ok, é uma referência ao visual do personagem em "Injustice", mas qualquer um que já jogou RPG de mesa, sabe que correr com armadura elimina totalmente o elemento surpresa. 

Nº22 - Lex Luthor (Batman v Superman)

Não consigo olhar pra essa imagem e não imaginar ele dizendo: "Uhu, hu! Vou comer a mãe do Superman!!"
É o charada, é o Arcade (dos X-Men) mas não é o Lex. 

Nº23 - Vandal Savage (Legends of Tomorow)

Esse deveria ser mais parecido com um homem das cavernas. Apesar de lembrar e muito o Savage do desenho da Liga do Bruce Tim e o ator ser muito bom interpretando o personagem, ainda me causa estranheza vê-lo como Vandal Savage.

Nº24 - Índigo (Supergirl)

Tanto eu quanto o Toddy concordamos que aqui o erro foi a tonalidade do azul utilizado na maquiagem da personagem. Alguma coisa não "casa" quando você a vê em cena.

Nº25 - Amanda Waller (Smallville/Lanterna Verde/Arrow/Esquadrão Suicida)

Nesse caso a minha única reclamação é por conta de nenhuma delas ser tão gorda quanto a personagem que interpretam. Excelentes atrizes, mas infelizmente não estão devidamente caracterizadas. Se bem que agora a própria personagem nos quadrinhos foi reestruturada. 

Nº26 - Capetão (Capitão América)

Esse aqui me incomoda bastante. Desde a orelha de borracha incorporada ao uniforme como o "espartilho" listrado e o escudo de plástico (grande frisbee). Mais um exemplo de que a caracterização fiel nem sempre dá certo. 

Menção Honrosa: Superman (Supergirl)

Esse aí é o super aprovado pelo Questão (brincadeiras à parte). Cara, eu sei que você curte supergirl, nada contra! Eu curto Agentes da Shield! Mas dizer que é "ódio" da minha parte não achar esse super legal, é um pouco de "tretismo" que dá views. Eu ainda acho que muitos fãs concordam comigo quando digo que espero uma caracterização com a qualidade de um bom action figure do que algo parecido com um bonequinho de camelô...

O que eu acho: Entre mortos e feridos, a indústria está cada vez mais produzindo os personagens que conhecemos desde a infância. Aprender com os próprios erros é o que esperamos e boas caracterizações são o mínimo que os estúdio devem fazer.

Se eu esqueci de alguma caracterização, comenta aí nessa área de baixo! "Ajuda o cara que tá doente!!"

Confira Também...

0 comentários