JABBA THE HUTT: Curiosidades sobre o personagem que talvez você não sabia

Então, sabia um pouco mais sobre esse gangster intergalático 
Jabba foi um dos criminosos mais conhecidos depois da ascensão do império, parte da raça dos Hutts que tinham seu próprio território de influencia mesmo durante o período da antiga republica.


Jabba foi inspirado no ator Sydney Greenstreet de Casablanca, assim ele usaria um chapéu e teria cabelo, porem isso foi modificado durante a criação do personagem,  originalmente ele era um ser assexuado ou hermafrodita, pelo fato de ser na verdade um molúsculo, porem muito recentemente a Disney mudou o cânon e deu a cada Hutt um sexo definido ou seja existem hutts machos e hutts fêmeas.

Originalmente Jabba apareceria em Uma Nova Esperança, mas não havia tecnologia na época para fazer a cena em que ele andaria ao lado de Han Solo, porem George Lucas gravou uma cena para que fosse usada como modelo da gravação usando efeitos práticos, porem era impossível para a época, mas em 1997 a Lucasarts substituiu o ator que contracenava com Han Solo por Jabba realizando assim o sonho de fazer a cena colocando CGI em cima dele.

A língua dos Hutts foi inspirada em uma língua real dos Incas, mas os técnicos que faziam as movimentações de Jabba mexiam como se ele falasse inglês, por isso que tudo que ele fala na sua língua tem o mesmo numero de letras do que a versão em inglês dos diálogos.

O boneco mecatrônico de Jabba custou 500 mil dólares (uma fortuna para a época) e era controlado por três técnicos dentro e mais três técnicos fora para controlar os olhos.

Jabba tem um filho, logo após o inicio das guerras clônicas o filho de Jabba foi sequestrado, que mais tarde se descobriu ter sido obra do tio de Jabba, sob as ordens do chanceler Palpatine para ganhar apoio dos Hutts ofereceu a ajuda da republica e da ordem jedi para salvar o filho de Jabba, assim conseguindo o uso das rotas espaciais do território dos Hutts e talvez até um apoio dos Hutts em conflitos,  com a ajuda dos jedi seu filho foi recuperado, assim Jabba se tornou uma especie de embaixador dos Hutts em negociações com a republica e mais tarde com o império.

Talvez Jabba apareça no filme spin off do Han Solo, que contará mais do passado do personagem e a relação entre ele e Jabba.