Header Ads

test

Punho de Ferro: Protagonista desativa conta no Twitter após seu personagem ser chamado de racista por ativistas

Finn Jones pediu um pouco de paciência para quem esperava ver um ator asiático no papel

O ator Finn Jones, que interpreta o protagonista na série Punho de Ferro exibida pela Netflix, deletou o próprio perfil do Twitter após uma discussão sobre a etnia do herói que dá nome à série. Apesar de Danny Rand ser branco nos quadrinhos, existia uma pressão para que o ator escalado fosse asiático. O motivo é segundo alguns grupos ativistas acham que o enredo da trama acaba esbarrando em alguns estereótipos de Hollywood, como o de homem branco que treina lutas orientais e se torna melhor do que seus professores asiáticos. As informações são do site Polygon. [Atualização] Falando ao Deadline, Jones comentou o caso e disse que precisa se concentrar: "Estou no meio das filmagens [de Defensores] e preciso continuar focado em dar vida ao personagem sem julgamentos, então decidi sair do Twitter por enquanto" [Fim da atualização].
Mas grupos de asiáticos americanos não viram problema com o personagem em si, especialmente devido ao fato de que está seguindo a origem dos quadrinhos, sem falar de que a serie tem uma forte presença asiática, "alguns grupos sociais de outros tipos de minorias estão tomando nossas supostas dores, a comunidade asiática americana não se importa com isso" disse um dos representantes e membros do museu da historia asiática nos EUA.
A discussão no Twitter começou quando Jones citou o ator Riz Ahmed, que compartilhou um link de uma palestra sobre a importância da representatividade étnica no cinema. O ator de Punho de Ferro compartilhou dizendo que "representatividade é importante". Não demorou até que alguém confrontasse Jones a respeito da sua própria escalação para o papel na série. Os tweets foram apagados junto com a conta, mas alguns usuários tiraram prints dos comentários do ator.

"Por favor, não faça suposições sobre o nosso show antes de assistir. A caracterização de Danny Rand pode ter permanecido fiel ao seu material de origem, mas o nosso show incorpora e comemora atores de todas as origens étnicas."
A discussão não é novidade. Desde que Jones foi anunciado como o personagem, muitos fãs expressaram o descontentamento com a escolha, visto que a solidão e sensação de não pertencimento de Rand são sentimentos comuns à asiáticos-americanos. A argumentação era também a de que a etnia do personagem não era algo tão fundamental para a manifestação dos seus poderes e que a história podia soar mais poderosa a partir de uma perspectiva que não a do homem branco. 
Na Comic Con de Nova York de 2016, Jones falou brevemente sobre o assunto. "Estamos trabalhando com Netflix e Marvel, duas das empresas de entretenimento mais importantes do mundo no momento. Eles sabem exatamente o que estão fazendo. Nós temos um elenco incrivelmente diverso e incrivelmente talentoso. O que eu diria sobre isso é: espere até que você tenha visto a série. As pessoas vão ser muito, muito, muito agradavelmente surpreendidas com o que estamos fazendo".
Punho de Ferro acompanha Danny Rand (Finn Jones), um monge que, após anos desaparecido, retorna a Nova York para se reconectar com o próprio passado e assumir legado de sua bilionária família. A série estreia em 17 de março deste ano, com 13 episódios iniciais.