Resumão: Jornada nas Estrelas: A serie clássica

Vamos audaciosamente indo conhecer um pouco mais sobre a serie clássica de jornada nas estrelas.
A serie original se passa na Prime universe (linha temporal original) que teve uma continuação direta que foi a Serie Animada, que continuou os 2 anos finais de sua missão de 5 anos, em seguida uma serie de filmes com a tripulação original.

Recentemente a serie teve um reboot nos cinemas,q ue na verdade é outro universo chamado Kelvin Time line, ou seja o universo original continua existindo e o universo novo dos cinemas é na verdade uma linha do tempo de um universo alternativo.

Uma nova serie chamada Discovery foi anunciada como sendo no Prime Universe e se passando 10 anos ANTES da serie clássica.

Então bem vindo ao Resumão, uma forma de aliviar meus problemas psicológicos de ser viciado em series, filmes ou qualquer outra forma de nerdice.

Fique livre para criticar, corrigir ou dar sua opinião sobre o Post, esse posto foi feito usando como base para o currículo dos personagens a Memoria Alfa  que é uma Wikia muito legal de Jornada, assim como minhas lembranças sobre a serie.
Gene Roddenberry o criador de Jornada nas Estrelas
Criação:
Gene Roddenberry após ter sido um militar da força aérea americana durante a 2 guerra mundial, começou a trabalhar como piloto comercial, mas para sustentar sua familia arrumou um emprego como policial em Los Angeles, para conciliar suas despesas pessoais com o sonho de ser escritor e produtor, as primeiras series que escreveu foram todas policiais, inclusive uma de sua propria autoria, o salario era baixo, mas ele se sentia satisfeito com o seu trabalho.

Após o sucesso de sua primeira serie original, ele decidiu fazer algo audacioso que foi criar uma serie de ficção cientifica fora dos padrões convencionais, mostrando um universo mais "realista" e ao mesmo tempo mais "militarizado", inspirado na sua experiencia como militar, a ideia era ter a nave como um porta aviões ou submarino, tendo uma equipe de diversos tipos de membros, mas um capitão militar, a nave não poderia pousar, somente sendo capazes de descer com a ajuda de naves de transporte auxiliares, para baixar os custos (pois as naves auxiliares custariam muito dinheiro), eles decidiram criar o teletransporte, facilitando e barateando a entrada dos tripulantes em  novos mundos.

O piloto da serie era bem diferente mas ao mesmo tempo parecido com o que ficou a serie, nele Spock era um marciano, a federação era composta somente por humanos, era mais focada em tramas cientificas e menos em ação, isso fez com que o piloto fosse cancelado, mas reaproveitado posteriormente em um episodio especial da serie clássica, que mostrou com o que aconteceu com o capitão anterior a Kirk no comando da Enterprise, assim em 1966 surgia a serie original.

As inspirações para serie teriam saído principalmente do filme O Planeta Proibido (1956), alguns escritores da serie atribuem muitas tramas a obra literária Perry Rhodan (1967), mas grande parte da serie ficou baseada na experiencia militar do criador de jornada nas estrelas, criando um universo próprio dele, onde os tripulantes usavam uniformes designando cada um de maneira simples suas funções da nave, Amarelo para Comando, Vermelho para Operações (Engenharia, comunicação, segurança) e Azul para Ciências/Medicina, bem parecidos com as cores usadas em operações de porta aviões.

O nome da nave foi um dos grandes desafios na construção da serie, mas a ideia de ter o nome baseada em um porta aviões sempre esteve na mente de todos, por isso o nome Enterprise baseado em um porta aviões americano, que também foi baseado no nome de um navio, inicialmente o nome que o criador queria era York Town, mas ele preferiu outra ideia pelo nome ser mais simples chamando assim de Enteprise, devido ao fato do porta aviões Enterprise ter sido o mais importante durante a 2 Guerra Mundial, tendo sido um dos porta aviões que mais esteve em batalha durante a guerra, o nome Enterprise continuou sendo batizado em diversos porta aviões, com o sucesso da franquia nos anos 80 um ônibus espacial foi chamado de Enterprise e hoje se encontra no museu espacial americano.

Muitas das tecnologias como as armas phasers, dobra espacial, teletransporte (citado anteriormente) foram criadas para baratear os custos de produção da serie, mas pouco tinham inicialmente a ver com ser cientificamente corretos, outra ideia inovadora da serie foi ter uma tripulação de etnias variadas mostrando que a terra estava totalmente unificada no futuro de jornada nas estrelas.
Resultado de imagem para startrek red alert original series
Recepção da serie
Inicialmente a recepção da serie foi muito boa, tendo excelente audiência, mas durante a segunda temporada a audiência começou a cair com a competição com outras series, assim como brigas internas, o que levou ao cancelamento prematuro durante a 3 temporada (1966 a 1969).

A serie voltaria a ter popularidade durante suas reprises por diversos canais pelo mundo, já que os direitos se tornaram extremamente baratos após o seu cancelamento, tendo em vista que a CBS não tinha interesse nenhum nela, com o sucesso das reprises surgiram diversas ideias de filmes e series, lançada em 1973 uma serie animada dublada pelos mesmos atores da serie original.

Se nos anos 60 diversos produtos tinham sido vendidos para comercializar o marketing da serie, agora após a popularidade da serie por suas reprises muitos outros produtos de diversos tipos foram sendo feitos.

A CBS não acreditava que um filme poderia fazer sucesso, por isso tinha encomendado diversas ideias para series de tv, porem em 1977 com o sucesso de Starwars ela e a paramount mudaria de ideia, assim em 1979 surgiria o primeiro filme de jornada nas estrelas.

O filme não fez tanto sucesso quanto esperavam, mas mesmo assim foi um campeão de bilheteria, mais tarde lançando uma franquia de filmes de jornada nas estrelas, ao mesmo tempo que uma nova serie com controle criativo total do seu criador Gene Roddenberry, com a ajuda de diversos escritores que haviam crescido adorando o universo de jornada nas estrelas, mas iremos continuar sobre esse assunto no Resumão de A Nova Geração.
Resultado de imagem para star trek original series
O Cenário:
100 anos após a criação da primeira Enterprise comandada pelo capitão Archer, assim como a criação da Federação, agora a humanidade é uma das maiores potencias da galaxia, sendo parte fundamental da Federação que tem a Frota Estelar como sua principal força militar.

Nessa época as missões de 5 anos para explorar novos mundos e novas civilizações, audaciosamente indo aonde nenhuma pessoa jamais esteve eram coisas comuns, essa foi a primeira vez que a frota estelar teve um meio vulcano como um de seus membros, os vulcanos tinham sua propria força militar, apesar de serem um povo pacifico voltado a exploração cientifica, foi algo fora do comum ter um oficial mesmo que meio vulcano abandonado o comando cientifico vulcano para ser um oficial da frota estelar, ainda existiam conflitos com outras super potenciais do Quadrante Alfa (setor espacial a qual a Federação faz parte em nossa galaxia) como os Romulanos (que haviam feito uma guerra com a humanidade antes da criação da Federação) e principalmente o Império Klingon que na época era a unica força capaz de se igualar militar e tecnologicamente conhecida com a Federação.

Devido ao vírus que se espalhou pela tentativa de criar Klingons aprimorados, milhões de Klingons começaram a surgir com aparência humana, apesar de ainda ter a força e resistência Klingon, eles não tinham o destemor pela morte, mas possuem inteligencia aprimorada, sendo usados como buchas de canhão no conflito com a federação, mais tarde se tornando extintos.

 A Série narra as aventuras da tripulação da nave estelar USS Enterprise, da Federação dos Planetas Unidos, numa missão de cinco anos para explorar novos mundos e procurar novas formas de vida e civilizações. Com o decorrer dos episódios, quando a tripulação começa a passar por toda sorte de perigos, alguns personagens começam a ter destaque como a presença constante do Dr. McCoy, com sua humanidade e instintos afiados, geralmente em conflito com a lógica e racionalidade fria do Sr. Spock, assim como o "jogo de cintura" do capitão Kirk para resolver determinados assuntos, que se baseava nos seus dois mais importantes oficiais para tomar decisões, normalmente apontando uma resposta "neutra" entre as opções dadas pelos dois.
Resultado de imagem para star trek enterprise NCC 1701
A Nave Enterprise NCC 1701

A Nave Enterprise NCC 1701 original, é uma nave da classe constituição ou constitution, orgulho da frota, sua tripulação era variada dos melhores especialistas em diversas áreas para servir melhor sua missão de exploração.

O desing da nave foi visionário para sua época de criação, era futurista e pratico ao mesmo tempo, sendo bem diferente da maioria das naves da ficção cientifica, pois ela foi feita para ficar no espaço e não pousar em outros planetas, ao contrario da maioria das naves da época não era um foguete, mas sim dividida em 3 grandes partes, todas as partes da nave tinham uma função especifica, afastando inclusive áreas perigosas da nave de locais de grande densidade populacional dela.

Esse modelo trouxe um grande senso de "credibilidade cientifica" para a audiência comum, sem falar que foi uma das maiores naves já apresentadas pela ficção cientifica até então, dando um aspecto de ser mais que uma nave de transporte, mas sim a "casa" de toda a tripulação da nave, inspirados nos primeiros navios que foram utilizados para explorar e colonizar todo o planeta, criando assim um modelo de nave pratico, pragmático e parte do tema da serie.

Existiram diversos tipo de modelos para a Enterprise, que foram usados depois em outros tipos de naves da federação em series futuras, assim como outros modelos de naves de guerra da frota estelar, originalmente o criador de jornada queria a nave como se tivesse da cabeça para baixo, mas devido a votação da equipe colocou a nave na posição correta com conhecemos hoje.

As Temporadas
Resultado de imagem para star trek original series season 1 godlike powers
1 Temporada
Piloto 1 - A tripulação da USS Enterprise segue um sinal de socorro vindo do planeta Talos IV, onde o Capitão Christopher Pike é feito prisioneiro por um grupo de alienígenas telepáticos. Os eventos deste episódio são revisitados no episódio em duas partes "The Menagerie" da primeira temporada

Piloto 2 - Depois da Enterprise tentar cruzar a Grande Barreira no limite da galáxia, os tripulantes Gary Mitchell e Elizabeth Dehner desenvolvem poderes psíquicos de "deus" que ameaçam a segurança do resto da tripulação, nesse piloto ainda tínhamos mulheres usando calças e saias, ao contrario do modelo que seria seguido depois no resto dos episódios.

Resumão - 
A Enterprise começa a explorar a galaxia, conhecendo novas raças e civilizações, bem como criminosos como Harry Mudd, Khan Noonien Singh que após ser libertado tenta dominar a enterprise mas é exilado para um mundo inóspito, mostrando ainda um pouco do passado dos tripulantes da nave, assim como viagens temporais e encontro com seres capazes de serem considerados deuses.

Depois de 100 anos os Romulanos atacam novamente postos avançados da zona neutra, levando a uma incursão que pode gerar uma nova guerra entre eles e a Federação, em um dos melhores episódios da serie clássica.

Em outro grande episodio da serie a Federação e o império Klingon estão quase entrando em guerra direta, que pode destruir todo o quadrante alfa, mas uma raça misteriosa ao que parece quer a qualquer custo manter a paz entre os dois governos estelares.
Resultado de imagem para star trek original series season 2 mirror mirror
2 Temporada
Com o ator do Sr Sulu indisponível para voltar em alguns episódios, o personagem por um tempo foi substituido por outro navegador de origem russa chamado Pavel Chekov, assim como mostrou mais da cultura vulcana e de Spock., dando um pequeno vislumbre do planeta natal dos vulcanos, bem como conhecem os pequenos e fofos Pingos.

Essa temporada apresentou os conceitos de universo alternativo, onde a tripulação da enterprise conhece uma versão maligna de si, bem como uma super arma capaz de engolir planetas inteiros, assim como reencontra com Harry Mudd, depois descobrindo o paradeiro de Zefram Cochrane, o inventor do primeiro motor de dobra espacial da humanidade, que mais tarde apareceria com mais importância em Primeiro Contato e na serie Enterprise.
Resultado de imagem para Let That Be Your Last Battlefield
3 Temporada
A enteprise enfrenta as mais insanas aventuras até então, Kirk sofre diversas anomalias, dividindo seu corpo em dois gerando um kirk malvado e um kirk bondoso, bem como troca de corpo com uma mulher, mesmo assim consegue manter sua sanidade para comandar a nave em uma incursão ao território romulano.

Dois alienigenas iguais que se olham como diferentes de acordo com o lado que está a cor de seu corpo começam a se matar, sua guerra pode destruir a propria enteprise se não forem detidos, em um dos melhores episódios da ultima temporada.

Tripulação 
Capitão Kirk
Histórico:
Descendente dos primeiros pioneiros americanos, se orgulha de ser um explorador, nascido na terra, mas criado em uma colonia espacial chamada Tarsus IV, onde o ditador Kodos decidiu exterminar a população "menos desejável" confiscando seus recursos durante uma crise de comida na colonia, assim Kirk viu todos que ele conheceu morrerem em campos de extermínio, até que a força militar da federação chegou no planeta, após muita luta Kodos foi dado como morto e os militares resolveram o problema alimentar do planeta, durante a serie original ele pode prender o ditador  Kodos.

Um dos mais promissores membros da frota estelar, em 2252 Kirk começou seu treinamento na academia da frota estelar, sendo conhecido como James "come livros" Kirk, ainda como cadete ele conseguiu um feito impressionante durante uma missão diplomática a Axanar, ganhando a "Palma de ouro de Axanar", tendo como ídolo o capitão Garth de Izar, que havia sido o herói da primeira batalha em Axanar, infelizmente anos mais tarde Garth foi internado em uma clinica psiquiátrica, tendo uma disfunção química no cérebro considerada incurável.

Durante seu teste final chamado Kobayashi Maru ele trapaceou, por não acreditar que existe um cenário incapaz de ser vencido, sua solução "criativa" foi inicialmente aceita pela academia da frota estelar, mas mais tarde proibida de ser feita por outros cadetes.

Em 2257 Kirk foi promovido a tenente, onde ficou responsável pelo departamento de armas da USS Farragut, durante uma missão da nave estelar o capitão e 200 tripulantes foram mortos por uma criatura desconhecida, a qual kirk sempre se culpou pelas mortes, devido ao fato de fazer parte do departamento de armas e acreditar que fez a nave atirar tarde demais, apesar disso foi visto como um herói por ter sobrevivido e salvos os outros tripulantes da nave com vida, sendo assim logo mais tarde promovido a comandante, em seguida pouco antes de 2265 sendo promovido a capitão, tendo a Enterprise como o seu primeiro comando de nave de exploração durante 5 anos.

Personalidade: Apesar de ter sido conhecido como mulherengo, Kirk é um contra ponto a emoção total de Mccoy e a logica fria de Spock, tomando atitudes baseadas nos conselhos de seus oficiais superiores, mas sempre tentando encontrar um equilíbrio entre eles, apesar de se considerar mais um soldado do que um diplomata, o capitão kirk sempre vê o aspecto humano de qualquer situação antes de agir, decidindo arriscar sua vida primeiro do que a dos oficiais sob seu comando, despertando assim um forte senso de camaradagem e amizade entre os tripulantes de sua nave.
<a href="/wiki/Commander" title="Commander">Commander</a> Spock (<a href="/wiki/2267" title="2267">2267</a>)
Primeiro oficial Spock
Spock foi o primeiro meio vulcano conhecido, filho do embaixador vulcano Sarek e a professora humana Amanda Grayson, sendo ele o segundo filho de Sarek e seu irmão mais velho sendo o vulcano Sybok, enquanto Spock tentou adotar completamente a cultura vulcana para si, seu irmão mais velho ironicamente se tornou um tipo de vulcano que abraça todas as emoções.

O histórico de seu irmão mais velho e o fato de ser um mestiço fez com que ele sofresse preconceito pelos outros vulcanos enquanto crescia, todos esperavam que ele demonstrasse emoções e assim falhasse na disciplina vulcana, mas ele conseguiu se manter totalmente afastado delas por quase toda sua vida, ainda criança Spock foi prometido para a vulcana T´Pringa em casamento.

O relacionamento com pai de Spock sempre foi muito bom, seu pai tinha muito orgulho dele, porem quando Spock decidiu largar uma promissora carreira na academia de ciências de vulcano para entrar na Frota Estelar os dois pararam de se falar, ocorrendo uma briga entre eles, entrando na academia da frota estelar em 2250, crescendo rapidamente de carreira e logo entrando como oficial de ciências na USS Enterprise sob o comando do capitão Pike em 2260, foi promovido a primeira oficial dessa mesma nave agora sob o comando do capitão kirk em 2265.

Personalidade: Spock vive em um duelo entre o seu lado humano e vulcano, optando por adotar todos os aspectos da cultura vulcana, mas logo aprende que sua logica pura não pode resolver todos seus problemas, estabelecendo uma relação de amizade a camaradagem com os principais oficiais no limite que um vulcano pode estabelecer.
Doctor McCoy in <a href="/wiki/2266" title="2266">2266</a>
Medico chefe Leonard McCoy
Seu pai queria que ele continuasse o negocio da família como agricultor, mas ele decidiu se tornar medico, entrando para a universidade em 2240, logo depois se alistando como medico dentro da frota estelar, sempre dizendo que se aposentaria trabalhando como medico em uma pequena cidade ou colonia, ficando conhecido como um dos maiores médicos da frota estelar.

Em 2266 como tenente comandante medico, foi designado para ajudar um novo povo conhecido capelianos, ajudando a salvar a raça do planeta e a estabelecer relações diplomáticas com a federação, logo depois foi designado para a Enterprise sobre o comando do capitão Kirk.

Personalidade: Instintivo, humano e muito emocional, apesar de spock considerar sua personalidade cheia de defeitos, muitas vezes foi o que ajudou a resolver diversas crises salvando a vida de todos, serve como uma especie de figura paterna e conselheiro para Kirk na nave.
Lieutenant Nyota Uhura in <a href="/wiki/2266" title="2266">2266</a>
Tenente Comandante de Comunicações Nyota Uhura

Nascida no Congo, fluente em Swahili (sua língua natal), entrou na academia da frota estelar depois de muito tempo determinando qual seria seu comando, devido a sua aptidão natural para matemática, pensou em se formar em engenharia, mas sua aptidão por línguas era algo nunca visto antes, por isso decidiu trabalhar no setor de comunicações, inicialmente como uma oficial de comando na Uss Enterprise, porem decidiu se tornar uma oficial de Operações logo depois, onde aprendeu navegação, bem como pensou em ingressar na carreira cientifica, se tornando um dos mais importantes membros da Enterprise.

Personalidade: Disciplinada, intuitiva, corajosa, raramente agindo por impulso, conseguiu ajudar a salvar a nave diversas vezes.
Lieutenant Commander Montgomery Scott (2266)
Tenente Comandante de Engenharia e chefe tático Montgomery Scott

Nascido na Escócia, sempre desejou viajar pelo espaço, logo ingressando como engenheiro na frota estelar em 2241, servindo em 11 naves após se formar, conhecendo assim quase todos os tipos de naves da frota estelar, ficando conhecido por escrever diversos manuais de engenharia.

Em 2265 foi transferido para USS Enteprise onde serviu como segundo em comando, assim como tendo a função de chefe tático, devido ao seu conhecimento sob a nave, seu conhecimento técnico as vezes deixa Kirk e até mesmo Spock admirados, salvou a vida da tripulação diversas vezes com suas habilidades.
Personalidade - Mulherengo, beberrão, mas extremamente competente, não tem medo em sair em combate e trata a enteprise como se fosse um ser vivo.
Lieutenant Sulu in <a href="/wiki/2266" title="2266">2266</a>
Tenente Comandante Hikaru Sulu

Sulu inicialmente trabalhou no departamento de ciências, sem intenção em ter um posto de comando, suas aptidões eram vastas, podendo escolher qualquer nave para trabalhar, mas decidiu pela Enterprise devido ao fato dela ser orgulho da frota, um ano depois de começar seus trabalhos pediu transferência para o comando da nave, assumindo o dever como navegador da enterprise.

Devido as suas habilidades táticas pensou em se transferir para operações e ser um oficial de segurança, mas decidiu continuar no trabalho de comando, mais tarde conseguindo diversas promoções devido aos seus atos heroicos que já salvaram a nave diversas vezes.

Personalidade: Corajoso, desbocado e aventureiro, Sulu tem as qualidades de liderança de Kirk e a mente cientifica de Spock.
Ensign Chekov in <a href="/wiki/2268" title="2268">2268</a>
Comandante Pavel Chekov

Nascido na Russia, se alistou na frota estelar, porem adquiriu um preconceito tremendo com Klingons, devido ao fato de que um de seus irmãos foi morto por eles, era um excelente navegador e possui uma aptidão natural em ciências, servindo como segundo em comando cientifico depois de Spock muitas vezes, além de criar uma forte amizade com seu superior com que trabalhava lado a lado o tenente comandante Sulu, ja que assim como ele também pensou em trabalhar como oficial de segurança da nave antes de decidir servir no comando.

Personalidade: Extremamente patriota, se orgulha em ser russo, costuma atribuir conquistas aos russos, extremamente mulherengo e cabeça quente, o que quase sempre o coloca em diversas confusões.