Panini volta a caçar sites de scans

Resultado de imagem para editora panini comics
A editora começou uma caçada a sites de scan
Na tarde desta quinta feira, 4 de Maio, a Panini Comics solicita através de e-mail a remoção de scans ilegais de quadrinhos que ela possui direitos de distribuição no Brasil.
O anúncio foi feito pela página no Facebook da equipe , um dos vários sites brasileiros que disponibiliza diversas scans. Junto do anúncio de que todo o conteúdo pertencente à Panini Comics seria removido de seu menu, um excerto do e-mail enviado pela Panini Comics à equipe:
“a remoção integral de todas as scans de quadrinhos da Marvel e DC Comics (incluindo quaisquer selos como a Wildstorm e a Vertigo), que estão sob copyright da Panini Brasil(…)”
Segundo o anúncio, a equipe HQUltimate removeu seus scans disponíveis para demonstrar boa fé e respeito para com a Panini Brasil. Assim como a HQ Ultimate, outros sites que disponibilizam materiais destes selos devem também remover seus conteúdos.
No Brasil uma caçada semelhante começou 7 anos atrás, porem para cada site fechado 10 novos surgiram, o que tornou inviavel para a editora começar sua campanha, porem agora parece que vai voltar com ela.
Muito do material dos scans nunca chega no brasil, ou é exclusivamente para livrarias ou comicshops, sendo que o maior mercado ainda é em banca, muitas cidades não possuem livrarias especializadas e muito menos comicshops.
A caçada de scans é uma tremenda burrada, a maioria dos leitores baixa os scans para ver se a historia é boa, geralmente comprando as historias que são boas e deixando de comprar as ruins, os colecionadores de quadrinhos tem essa fixação em colecionar, sendo assim caçar os scans não vai aumentar as vendas.
O efeito de caçar sites e blogs de scan é apenas temporário, pois mesmo que sites caem muitos outros vão surgindo com novas equipes de tradução, é uma pena que a Panini ainda não tenha se adaptado a era da internet, especialmente pelo fato de que download gratuito não é considerado pirataria, mas em alguns casos pode violar o termo de serviço da hospedagem do site obrigando seu fechamento.