Personagens Desconhecidos:Doutor Fu Manchu


Inspirou diversos personagens como o arqui inimigo do Homem de Ferro chamado Mandarim

Alter Ego Nenhum, no universo Marvel é revelado que seu verdadeiro nome é Zheng Zu
Filiação Si-Fans,
Habilidades especiais - Mestre Marcial, cientista, gênio, mestre do sobrenatural, feiticeiro, imortal, fator de cura,
Criação Criador por Sax Rohmer em 1913

Inspirou na criação do Mandarim, Garra Amarela, bem como Zheng Zu (sua versão na Marvel Comics e pai do Mestre do Kung Fu)

Doutor Fu Manchu é um personagem ficcional que aparece em uma série de novelas do escritor inglês Sax Rohmer, produzidas durante a primeira metade do século XX. O personagem foi adaptado para o cinema, televisão, rádio e quadrinhos. Ele é o arquétipo do "Gênio do Crime" da ficção, embora em sua composição haja vários estereótipos ocidentais sobre os chineses: misteriosos, traiçoeiros, ardilosos, com um gosto particular por ciências obscuras, torturas e venenos. A face de Fu Manchu descrita pelo autor se tornou muito conhecida, com os longos bigodes que se tornaram sua marca registrada.  

O doutor Fu Manchu comanda uma vasta organização criminosa internacional, os Si-Fans, que conta com vários assassinos profissionais, de preferência hindus Thugs e Dacoits, dentre outros membros de sociedades secretas dedicadas ao crime. Seus assassinos geralmente usam facas, soltam animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões. Alguns se valem de armas químicas.  Fu Manchu é de ascendência nobre, membro da Família Imperial. 
O Mistério do Dr Fu Manchu, novela de Sax Rohmer escrita em 1913

Fu Manchu não seria seu nome real, mas um título guerreiro concedido aos de etnia Manchu, que dominaram a China até 1911. Ele perdeu seus privilégios após a Rebelião dos Boxers. Nos primeiros livros, a história da sua origem era diferente: ele seria um assassino Si-Fan que atacava os europeus da Ásia. Mais tarde a conotação política foi abandonada e Fu Manchu se tornou um criminoso.  

O maior segredo de Fu Manchu é um elixir que o torna imortal. Quando a China se tornou comunista, Fu Manchu e os Si-Fans lutaram para restaurar o antigo regime imperial.

Resultado de imagem para Zheng Zu marvel comics
Zheng Zu (versão de Fu Manchu na Marvel Comics e pai do Mestre do Kung Fu)
Outros Personagens:
Karamena: com o nome verdadeiro desconhecido, ela foi vendida para os Si-Fans por comerciantes de escravos egípcios, ainda criança. É descrita como sedutora e amorosa. Nos primeiros três livros da série ela se apaixona pelo Doutor Petrie. Ela o resgatou, juntamente com Nayland Smith, por diversas vezes. Karamena se casou com o Doutor Petrie, quando ela conseguiu sua liberdade. O casal teve uma filha, Fleurette.  

Fah lo Suee: é a filha ardilosa de Fu Manchu, que tenta tomar o controle dos Si-Fans. Ela já se rebelou contra seu pai e ficou do lado de seus inimigos muitas vezes. Ela costuma se disfarçar com outras identidades, como seu pai. Dentre as atrizes que a interpretaram figuram Anna May Wong, Myrna Loy e Tsai Chin. Seu nome foi alterado nos filmes, por diversas vezes.  


Comissário "Sir" Denis Nayland Smith e Dr. Petrie: antagonistas de Fu Manchu. Parceiros que seguem a tradição Sherlock Holmes e Dr. Watson, com o Dr. Petrie as vezes narrando as histórias de Nayland Smith. Nayland Smith e Fu Manchu se respeitam mutuamente, apesar de inimigos mortais.
(Hark a versão de Planetary de Fu Manchu)

Fu Manchu foi representado em diversos quadrinhos, filmes, etc, ele é a representação do crime organizado chines ou oriental, sendo visto como mais do que o esteriótipo de mestre das artes marciais, mas uma representação da cultura chinesa, bem como os imortais  representados nas religiões xintoístas, porem algumas de suas representações acabaram criando um novo esteriótipo que é questionado hoje.

Na Sua representação de Planetary ele é visto como um anti herói que faz parte do grupo de protetores da terra, ele possui o mesmo passado de Fu Manchu, mas utiliza sua organização para "o bem maior" assim como Fu Manchu, mas é o protetor da Asia.

Fu Manchu foi adaptado para seres de radio e cinema a partir da década de 20, atingindo seu ápice de popularidade em uma serie de filmes nos anos 60.
guest author area 51  Questão

Profundo conhecedor da cultura pop, fã de conspirações/mitos e lendas é o principal meio de arranjar uma treta com famosos e pseudo-famosos da web.. Twitter / Facebook