Resumão: Babylon 5


Conheça um pouco de uma das melhores series de ficção cientifica
Então bem vindo ao Resumão, uma forma de aliviar meus problemas de ser viciado em series, filmes ou qualquer outra forma de nerdice.  Fique livre para criticar, corrigir ou dar sua opinião sobre o Post, esse posto foi feito usando como base para o currículo dos personagens em uma Wikia muito legal , assim como minhas lembranças sobre a serie.

Babylon 5 ficou conhecida por ser a primeira serie de tv a usar CGI em um nível semelhante ao cinema, sem falar de suas plots que eram divididas por sagas, cada uma correspondendo a uma temporada, a estação em si foi a primeira na tv a usar a tecnologia real do Cilindro de Oneil para criar gravidade artificial, hoje os efeitos ficam um pouco datados mas não atrapalham você gostar da serie, já que o figurino, maquiagem e criação de cenários são extremamente bem feitos até para os padrões atuais.

Criação:
J. Michael Straczynski já era conhecido como roteirista de quadrinhos e desenhos animados, mas sentia que não era respeitado, ele tentou entrar como roteirista de diversas series de tv, mas todas os rejeitaram de alguma forma, foi então que ele teve a ideia de criar uma serie de tv somente dele.

Sabendo que o canal de tv acabo da Warner tinha acabado de ser criado,  querendo criar uma serie para ser o simbolo do canal, ele tentou vender a serie aos executivos, que inicialmente rejeitaram a ideia pós não acreditavam que nenhuma serie de ficção cientifica que não fosse jornada nas estrelas pudesse superar 3 temporadas, porem como Jornada nas Estrelas tinha criado diversas series e fazia enorme sucesso nos anos 90, os executivos acabaram mudando de ideia e aceitaram criar um piloto e 2 horas para a serie, caso a serie fosse bem de audiencia ganharia uma temporada, continuando somente caso fizesse sucesso.

Foi então que Babylon 5 surgiu em 1993, se tornando uma das series de ficção cientifica de maior sucesso já feitas, ganhando 5 temporadas, 7 filmes para a tv e um spin off, Babylon 5 ficou imersa a cultura pop e foi influencia direta para a criação do video game Starcraft.

Segundo seu criador J. Michael Straczynski, a ideia era criar uma ficção cientifica do genero da Opera Espacial, dividindo em sagas e que teria elementos espirituais, para o criador a ideia era criar algo original, mas que fosse um meio termo entre Jornada nas Estrelas e Starwars.


Para criar as tecnologias humanas tudo foi inspirado em trabalhos científicos que já existiam na época que previam colonias e estações espaciais para o futuro, bem como a criação de gravidade artificial usando o cilindro de Oneil, já os alienígenas foram em parte pensamentos originais do autor mesclados com inspirações em raças alienígenas dos quadrinhos que ele tanto gostava.

Recepção:
Babylon 5 foi muito bem recebida com o seu surgimento, competindo diretamente com as series de jornada nas estrelas, fazendo com que o canal da warner de tv a cabo se tornasse um dos de maiores audiência dos EUA, chegando a competir com os canais de tv aberta, inclusive vencendo de sua concorrente DS9 diversas vezes (que era uma serie de jornada nas estrelas sobre uma estação espacial).

J. Michael Straczynski virou uma celebridade do dia para a noite, ficando conhecido por entregar roteiros profundos e com conexões entre as tramas de episódios em pouco tempo, isso se devia a sua experiencia como escritor de quadrinhos, a qual em pouco tempo tinha que enviar um roteiro pronto a cada 2 semanas para as próximas edições.

Como quase todos os roteiros foram feitos por ele, em nenhum momento a serie parece sair dos trilhos, sempre tendo a sensação de estar no mesmo universo, sem falar que Babylon 5 apresentou a primeira personagem Lésbica não caricata em uma serie de ficção cientifica que foi uma das personagens principais da serie.

No Brasil a serie passou na tv a cabo, quase foi comprada pelo SBT (que comprou apenas os filmes para a tv e chegou a exibi-los), a Globo comprou a serie mas nunca a exibiu, atualmente Babylon 5 pode ser exibida pagando uma tarifa muito pequena devido ao fato de ser uma serie feita em modo de sindication americano, mesmo assim nenhum canal brasileiro se empolgou de exibi-la na tv aberta.

Um filme de alto orçamento de Babylon 5 está previsto par ser lançado provavelmente em 2022 e terá roteiro e consultoria de J. Michael Straczynski, um roteiro original foi feito em 2017 por ele.
Resultado de imagem para babylon 5
O Cenário:
Em 2158 a humanidade finalmente explorava o espaço, ela descobriu os portais do hyper espaço, fazendo engenharia reversa dos próximos ao sistema solar, eles começaram a desenvolver a tecnologia de usa-los para viajar mais rápido que a velocidade da luz, logo eles tiveram o primeiro contato com os Centauri, ao inves de uma guerra as duas nações espaciais estabeleceriam relações diplomáticas e de comercio, com a tecnologia dos Centauri a humanidade em poucos anos evoluiu centenas de anos em termos de tecnologia.

Em 2228 a humanidade confrontaria uma especie hostil que tentava conquistar todas as civilizações conhecidas, incluindo os centauris e dezenas de outros governos espaciais (que formariam a liga dos mundo não alinhados), a humanidade com a ajuda dos centauri conseguiram acabar com essa ameaça.

Em 2248 a humanidade decidiu explorar os setores desconhecidos, por um erro de comunicação acabaram atacando os Mimbari, que após a morte de seu maior líder decidiram declarar guerra a humanidade, todos seus antigos aliados tinham medo dos Mimbari por isso deixaram a humanidade sozinha, durante a fúria dos Mimbari quase toda a humanidade foi erradicada, pouco antes deles irem em direção do sistema solar e destruírem a Terra, os Mimbari pararam durante o momento que foi chamado "a batalha da linha", em seguida os Mimbari se renderam sem explicação, a humanidade ficou aliviada e para impedir que algo assim acontecesse a então Presidente dos sistemas unidos da Terra decidiu criar a primeira estação Babylon ou Babilônia, para evitar que algo assim acontecesse de novo, a estação seria um posto avançado diplomático, com base na formação das Nações Unidas, onde os maiores governos resolveriam seus problemas através da diplomacia e não dá guerra.

As primeira três estações foram destruídas e a quarta simplesmente desapareceu, finalmente  a quinta estação entrou em funcionamento, ela atendeu os sonhos da humanidade e seus objetivos, porem muitos olhavam sua criação com ceticismo, os Mimbari, os Narn, os Centauri e os Vorlons reconheceram seu valor e por isso ganharam cada um uma cadeira no conselho de segurança de Babylon 5, o resto dos mundos filiados receberam uma cadeira na mesa gera cuja maioria dos votos combinados valera apenas como um voto, já cada voto de cada nação do conselho através de seu embaixador valeria como 1 cada.

A estação usaria tecnologia de todos os membros do conselho de segurança para sua criação, sem falar que cilindro de Oneil para criar gravidade artificial, a mesma tecnologia usada nas naves de guerra dos humanos.

A serie durou 5 temporadas, ganhando mais 7 filmes para a tv e uma serie spin off, a trama principal da serie era sobre a guerra das sombras e as problemáticas relações diplomáticas entre as nações espaciais e suas conspirações.


Raças e Embaixadores

Aliança dos Sistemas da Terra:
Criadores da estação Babylon 5, a Terra é vista com muito respeito pelas comunidades espaciais, sendo considerada uma das maiores forças militares conhecidas, mesmo assim 10 anos atrás quase foram exterminados pelos Minbari, após uma fragil tregua os humanos criaram a estação babylon 5 para evitar uma nova guerra, mas ainda existe muita tensão entre os governos da Terra e Minbari.
Embaixador:

Os humanos ainda usam cilindro de Oneil para gerar gravidade artificial nas suas grandes naves capitanias de guerra, apesar de possuirem um enorme poder de fogo, devido a esse modo de gravidade artificial se tornaram extremamente lentas.

Os humanos são os únicos que dividem os telepatas do resto de sua sociedade, criando a Psicorp, um tipo de divisão especial do governo que recruta telepatas para serem treinados e caça telepatas considerados criminosos ou renegados dentro da raça humana.

Jeffrey Sinclair: Ele foi o capitão da estação durante a 1 temporada, após a chegada de um novo presidente foi mandado para Minbari como embaixador, mas na verdade ele foi treinado como o 1 Ranger humano, em seguida treinando outros Rangers, até ser escolhido como o chefe dos Rangers, já que os Rangers são uma organização criada pelos Minbari para lutar na guerra das sombras.

Sinclair ficou conhecido por ter lutado pela batalha da linha contra os Minbari e por ser considerado por eles o único humano honrado o suficiente para ter o mesmo valor de um Minbari.

John Sheridan: Após a saída de Sinclair, Sheridan assumiu o comando como capitão da estação, conhecido por ter feito a maior vitoria em combate contra os Minbari durante a guerra, foi odiado pelos Minbari e visto com desconfiança, foi escolhido pelo novo presidente pela sua ficha militar, mas é um homem de moral e ética, sem falar de respeito pelas raças espaciais, mais tarde é fundamental para criar uma aliança entre os governos espaciais durante a guerra das sombras.
Resultado de imagem para babylon 5 minbari
Federação Minbari
Os Minbari eram considerados uma raça desconhecida até 10 anos antes do inicio da serie, eles viviam isolados de outras raças alienígenas e eram os únicos que tinham contato com os Vorlons, sem falar que são os únicos alem deles a usar tecnologia orgânica.

Os Minbari quase foram exterminados na ultima guerra das sombras, mas foram salvos pelos Vorlons que em segredo ajudaram sua sociedade, durante a ultima guerra um Minbari conhecido como Valen surgiu e moldou toda sua sociedade.

Os Minbari são divididos em castas, a casta dos trabalhadores, guerreiros e religiosos, são governados pelo conselho cinza que possui 3 membros de cada uma de suas castas e um líder, o ultimo líder do conselho cinza foi morto por acidente por uma nave terrestre, o que levou a guerra dos Minbari contra a humanidade, porem eles decidiram poupar a humanidade e se renderem de maneira misteriosa.
Embaixadora Delenn - Líder do conselho cinza, decidiu perder muito de seu poder para ser embaixadora em Babylon 5, ela sabe que a guerra das sombras se aproxima, para melhorar as relações com a humanidade ela acaba se modificando geneticamente para ser meia humana.

O Regime Narn
Os Narn foram uma civilização primitiva e comandada por tribos, até que os Centauri descobrissem seu mundo e os escravizassem por 150 anos, os Nars começaram com diversas revoluções até que o ultimo imperador dos Centauri decretasse sua independência e desse diversos sistemas solares que antes pertenciam aos Centauri em forma de compensar pelo sofrimento causado pelo seu povo.

Os Narns nunca perdoaram os Centauri e construiram uma armada de naves, invadindo sistemas desprotegidos e matando civis inocentes dos Centauri, mesmo assim o imperador dos Centauri tentava resolver as coisas com diplomacia e sem guerras, até que depois de sua morte os Narns decretassem guerra contra os Centauri.

Os narns são comandados por um conselho chamado de Ka´ri, onde cada um possui um titulo de nobreza, logo de cara G´kar acaba se tornando o ultimo dos Ka´ri.

Os Narns são a unica raça que não possuem telepatas, isso se deve que na ultima guerra das sombras todos os telepatas foram mortos pelas Sombras.

Embaixador G´Kar - G´Kar começa a serie como uma pessoa arrogante e com sede de poder, sem falar de vingança pelo que os Centauri fizeram ao seu povo, quando seu governo decreta guerra aos Centuari ele acreditava que iriam vencer, porem os Centauri os derrotaram e mataram milhões de sue povo, nesse ponto a personalidade de G´Kar muda, ele se torna um líder espiritual e pacifista, clamando para que seu povo busque pela paz antes de ser tarde demais, acaba sendo ignorado e depois começa com uma missão de livrar seu povo da extinção, ironicamente acaba criando uma forte amizade com Londo Molari que acaba virando seu maior aliado para salvar seu povo.

A Republica Centauri
Os Centauri foram um dos mais conhecidos impérios espaciais, conquistando sistema após sistema após sistema, fazendo alianças com outros governos, sendo considerados no passado o mais influente governo espacial, tudo mudou quando o ultimo imperador chegou ao poder, ele libertou os Narns e proibiu os Centauri de entrarem em guerras, os Centauri acabaram virando um povo decadente, cheio de intrigas internas, assassinato e conspirações, nos moldes da nobreza europeia na era Napoleônica.

Os Centauri foram os primeiros aliados da humanidade, sem falar o primeiro governo a fazer tratado comercial com os humanos, trocando tecnologia por recursos naturais, graças aos centauri a humanidade virou uma das maiores potencias tecnológicas conhecidas.

Embaixador Londo Molari - Londo foi escolhido como embaixador porque ninguém de seu povo queria o cargo, devido ao destino das outras estações, ele vivia triste pelo fato de seu povo ter se tornado decadente, mas continuava um patriota, porem quando os Narns começaram a atacar colonias civis e sem proteção do seu povo, matando milhares de inocentes ele começou a atuar tentando defender os interesses dos Centauri, porem tudo mudaria quando um de seus sobrinhos foi morto brutalmente pelos Nars, foi a gota da água para Londo, que começou a tentar conquistar influencia suficiente dentre o seu povo para se vingar dos Narn, após os Narns declarem guerra aos Centauri, Londo conseguiu poder suficiente para unir seu povo contra os Narns e vence-los, porem acabou percebendo que ambos os povos estavam sendo manipulados na guerra das sombras.

Londo teve um sonho profético, em que morreria idoso como Imperador, assassinado pelo seu melhor amigo que por ironia seria G´ Kar, mas antes disso ele faria os Centauri serem reconhecidos novamente como uma das maiores potencias espaciais.
Resultado de imagem para babylon 5 Vorlons
O império Vorlon
Os Vorlons são a raça mais antiga conhecida, não se sabe nada sobre eles, nem mesmo sua verdadeira aparência atrás de sua roupa especial, o pouco que se sabe é que são todos telepatas e que lutaram na ultima guerra das sombras contra a escuridão e ao lado das raças mais antigas conhecidas.

Os Vorlons sempre lutaram do lado certo, ajudando os Minbari a serem o que são hoje e pediram a eles para não acabarem com a humanidade, eles criaram todos os telepatas em todas as diferentes raças para usarem como armas durante a guerra das sombras.

Eles dominam totalmente tecnologia orgânica, todas suas naves são vivas, seu poder de fogo é tão grande que são capazes de destruir planetas.

Embaixador Kosh: Sempre adotando a postura de professor, tentando ensinar as raças menos desenvolvidas, é um ser totalmente misterioso, durante sua primeira aparição na estação ele finge que estava gravemente ferido para não revelar sua verdadeira aparência, mas na verdade não existe quase nada conhecido capaz de ferir um Vorlon.
 
A Liga dos Mundos não alinhados.
São diversos governos que inicialmente não reconheceram a importância de Babylon 5,mas após apoio dos Centauri, Minbari, Narns e Vorlos acabaram aceitando a soberania de Babylon 5 para resolver conflitos diplomáticos, assinando todos o tratado de Babylon,

As raças mais conhecidas entre eles são os Drazi, os Brakiri, os Vree, os Markab e os pak'ma'ra, apesar de possuírem capacidade de criar gravidade artificial melhor que os humanos, suas forças militares tem poder bélico inferior ao da humanidade.
Resultado de imagem para Babylon 5 shadows
As Sombras ou Escuridão
São uma raça mais velha que os Vorlons, uma das primeiras raças a surgirem nesse canto da galaxia, são seres capazes de mudarem de dimensão e de se camuflarem, eles gostam de ser conhecidos como Senhores do Caos, a cada mil anos eles promovem guerras na galaxia para eliminar as raças que considera mais fracas e fortalecer as mais fortes, porem os Vorlos tem uma filosofia completamente diferente das Sombras e sempre as combatiam, apesar disso as sombras quando perdiam simplesmente sumiam, voltando mil anos depois para começar tudo de novo, na ultima guerra das sombras os Vorlos convenceram as outras raças antigas que as sombras deveriam ser detidas, após a ultima guerras as raças mais antigas foram embora, os Vorlos ficaram para acabar as sombras e proteger as raças mais fracas.


guest author area 51  Questão
Profundo conhecedor da cultura pop, fã de conspirações/mitos e lendas é o principal meio de arranjar uma treta com famosos e pseudo-famosos da web..  /