Tipos de ficção cientifica

Resultado de imagem para sci fi movies
Conheça um pouco mais sobre os estilos de ficção cientifica 
A ficção cientifica possui diversos estilos distintos, resolvi resumir nas classificações mais comuns e mostrar que apesar de diferentes são todos ficção cientifica, se você discorda relaxe, mas deixe o seu comentário do que achou.

Cyberpunk - O cyberpunk começou em 1983 quando Bruce Bethke, um escritor americano, escreveu uma pequena história sobre uma gang de adolescentes hackers e a batizou de ‘CyberPunk‘

O estilo mostra normalmente um futuro distópico, onde apesar da alta tecnologia a qualidade de vida das pessoas é bem baixa, repleta de violência urbana, apesar das guerras serem algo raro, a violência urbana toma conta do mundo, além disso o cyberterrorismo, o enfoque é normalmente no drama pessoal do personagem e das pessoas a sua volta, nesse futuro as pessoas são viciadas em tecnologia e até mesmo aceitam perder parte da sua humanidade para ter mais acesso a ela, em alguns casos desse estilo androides e seres artificiais inteligentes existem, normalmente gerando conflitos entre os normais e os androides, ele também carrega um forte estilo "Noir" nas suas narrativas, como se fossem detetives de historias antigas em um mundo futurista.

Exemplos - Blade Runner
Resultado de imagem para john byrne krypton
Pós Cyberpunk - Imagine uma sociedade devotada totalmente pela ciência, em que as pessoas vivem vidas consideradas de luxo e perfeição para os padrões atuais, governadas por uma tecnocracia (um governado baseado na ciência e normalmente estabelecido por um conselho dos mais inteligentes), parece uma utopia não é? Exceto que não existe liberdade, tudo é decidido sobre sua vida, desdo seu nascimento até o dia de sua morte, pessoas normalmente não podem fazer sexo ou caso possam tem seus parceiros escolhidos pelo seu código genético, normalmente a sociedade é dividida em castas como Trabalhadores, Guerreiros, Cientistas, sem a possibilidade de ascensão social de nenhuma pessoa.

Normalmente o protagonista é aquele que quebra as regras, que prefere viver em uma sociedade livre apesar dos riscos, o pós-cyberpunk tende a procurar uma melhor forma pra se viver e ajuda a construir uma melhor ordem social, a tecnologia aliena o personagem cyberpunk, porém, é vista como a própria sociedade na visão do homem pós-cyberpunk.

Exemplo - Fuga do seculo 23, nos quadrinhos a sociedade kryptoniana do super homem pós crise.
Resultado de imagem para akira

Bio Punk
Apesar de ser parecido com o cyberpunk, o Bio Punk é sobre avanços biológicos, criação de armas biológicas, mutantes, super humanos, monstros, esse tema é normalmente adotado na ficção cientifica japonesa, em diversos mangás e até series de tv como a franquia Kamen Rider, mas um de seus mais marcantes exemplos é Akira.
Resultado de imagem para steampunk hellboy
Steam Punk
São obras normalmente retratadas no passado, mas com tecnologia avançada baseado nos recursos da época, onde os avanços tecnológicos ocorreram de mais rápido ou mais cedo que o normal, normalmente durante a era vitoriana ou em uma era inspirada por ela, são normalmente feitos inspirados em obras de Julio Verne,H.G. Wells  e Mary Shelley, o Steampunk pode inclusive possuir magia ou elementos sobrenaturais como bonus em seu universo, esse estilo tem sido explorado tanto no ocidente quanto no oriente.

Exemplo: Hellboy (nos filmes), Fullmetal alquemist entre outros
Resultado de imagem para Battlestar galactica
Retro futurismo - Se baseia na visão das pessoas do passado de como seria o futuro.Existia assim, um choque de realidade, porque mesmo imaginando uma tecnologia futurística, estes pensadores acabavam presos nos paradigmas da sua época, criando o que podemos dizer de um “futuro retrô“, não só no seu visual mas no seu modo de pensamento.

Apesar disso é considerado uma das formas mais "puras" de ficção cientifica, pois raramente trabalha voltado a tecnologia, mas sim no drama humano dentro de um universo de tecnologia avançada, raramente ou nunca apresenta alienígenas, mas dramas e debates parecidos com o cyberpunk, a diferença é que a realidade do retro futurismo se parece mais com um futuro mais "plausível", pegando uma época como base que pode ser os dias atuais ou um período histórico pós revolução industrial, como os anos 40, 50, 60, 80 ou os dias atuais.

Exemplo Battlestar Galactica serie rebootada ou os jogos de video game Fallout

Resultado de imagem para rocketeer
Diesel Punk - Bem parecido com o Steampunk, mas a diferença está que a época em questão normalmente os avanços aconteceram mais cedo em que a humanidade usava combustíveis fosseis como gasolina e diesel como força de energia para essas inovações, normalmente retratam 1920 a 1960 como base ou em um mundo análogo a esse período.

Podendo ter forte apelo as ficções da época, como os quadrinhos e universo Pulp, especialmente aos Serials (series feitas para o cinema com personagens de quadrinhos e pulps).

Exemplos Rockteer e Capitão Sky e o mundo do Amanhã.

Space Opera - Para os puristas da ficção cientifica (eu sei que isso vai dar treta mas lá vai), consideram um sub-gênero da ficção científica, existem correntes que dizem que a Space Opera é fantasia e não ficção-científica, principalmente por violar leis da física e da ciência, como “viagens-mais-rápidas-que-a-luz”, “explosões com barulho no espaço”, alienígenas falando inglês mesmo que com tradutores, e outros exageros.

Apesar dos fãs de Jornada nas Estrelas considerarem uma ficção cientifica "mais realista" que Starwars, ambas as ficções são consideradas Space Operas oficialmente, ela mostra viagens espaciais, diferentes civilizações, diferentes níveis de tecnologias e ideologias, ela pode ter ou não elementos sobrenaturais ou fantasiosos de fato, como a Força em Starwars ou o Q em Jornada nas Estrelas, ela pode ter ou não ligação com o futuro da humanidade, podendo simplesmente contar uma historia de um universo alternativo ou galaxia distante onde existem humanos convivendo com outras raças inteligentes, mostrando armas lasers ou de plasma, sem falar de inúmeras novas tecnologias.

Exemplo - Jornada nas Estrelas, Starwars, Battlestar Galactica (serie original), Babylon 5
Resultado de imagem para 2001
Hard Scfi - é caracterizado pela alta precisão científica. A ficção científica “hard” é constituída de um altíssimo grau de racionalidade, em detrimento do supra realismo corriqueiro de alguns sub-gêneros da ficção, não existem naves mais rápidas que a luz, nem armamento futurista, a humanidade mal conseguiu sair ao espaço, os personagens são sempre engenheiros, cientistas, militares ou astronautas, é considerado um gênero de difícil escrita e pouco apreciado, muitas vezes por ser confrontado com a realidade de fato, mas suas tramas normalmente tendem a não explorar o impossível, mas sim o drama pessoal e real das pessoas envolvidas.

exemplo 2001 uma odisseia no espaço.
guest author area 51  Questão
Profundo conhecedor da cultura pop, fã de conspirações/mitos e lendas é o principal meio de arranjar uma treta com famosos e pseudo-famosos da web..  /