Watchmen colide com Universo DC Renascimento




        O Universo de Watchmen está prestes a surgir na linha tradicional do UDC ?





   Um ano após o lançamento da iniciativa Rebirth (que aporta agora em terras brasileiras como 'Renascimento') , a DC dá mais detalhes do evento que visa readequar seu universo pós Novos 52. Era nítido o envolvimento de Watchmen e potencialmente do Dr. Manhattan (como misteriosa força responsável universo 'danificado' dos Novos 52). 
E após os indícios desse especial e do recente 'The Button', (publicado nos títulos Flash e Batman nos EUA), chegamos a Doomsday Clock .
" No ano passado, o Universo DC confrontou o legado de Watchmen no Rebirth da maneira como Watchmen confrontou o legado de quadrinhos de super-heróis há três décadas . Não havia escolha melhor do que usar o Dr. Manhattan. Se você vai ter um conflito entre otimismo e pessimismo, uma batalha entre as próprias forças de esperança e desespero, você precisa ter alguém que personifica o cinismo que vazou em nossos corações e também tem a capacidade de afetar toda o UDC . " Disse Geoff Johns em entrevista ao SyFy Wire disponível aqui
Além disso Johns garantiu que a ideia não é ser uma sequência do clássico de Alan Moore, nem tampouco um típico crossover de heróis. E no centro desse especial temos Superman e Dr. Manhattan. O que não é de se estranhar, durante todo o curso dos Novos 52 vimos o Superman sem direcionamento, já o título Doomsday (nome original do vilão Apocalypse) é uma referência a fatídica morte do Super. Vale lembrar que um misterioso personagem chamado Sr. Oz vem monitorando o Superman dos Novos 52 e fez um alerta ao Super original no especial do Renascimento. Muitas teorias dizem que Oz seria Ozymandias de Watchmen, e se o Apocalypse está envolvido ele também esta. Oz foi um dos responsáveis por recuperar o corpo do monstro em eventos recentes.

Além disso o título também tenta referenciar o relógio do julgamento final, temática clássica na obra de Moore que envolve o background do Dr. Manhattan.
Teorias e mais teorias vem circulado na web com relação aos eventos de Renascimento, uma das mais difundidas é de que o vilão que teria bagunçado a cronologia DC seria o Superboy Prime.
O personagem foi o vilão central de Crise Infinita do próprio Johns. Vale lembrar que o Superboy teve sua saga acompanhada pelos habitantes da Terra Prime através de quadrinhos, tornando ele mesmo um leitor de quadrinhos.  Nesta terra os heróis do universo tradicional existem apenas nos quadrinhos, já na 'Noite Mais Densa' ele sai no encalço dos editores da DC Comics. Apenas contextualizamos isso para dizer que o centro da teoria seria de que o Superboy tomou conhecimento da existência do universo de Watchmen através de suas leituras e estaria manipulando o Dr. Manhattan. Por enquanto só podemos especular e torcer para que a trama de Johns seja tão boa como ele promete.