Morre aos 69 anos Len Wein, criador de Wolverine e Monstro do Pântano.


                 Um dos nomes mais influentes dos quadrinhos faleceu aos 69 anos;



        Len Wein pode não ser tão conhecido assim do novo público, mas tem um legado em tanto para a indústria de quadrinhos. O artista iniciou carreira como roteirista do qual é lembrado pela criação do Monstro do Pântano um clássico com Bernie Wrightson (inclusive os coadjuvantes como Abigail Cable, Anton Arcane e etc). Durante a fase em que escrevia o Hulk criou Wolverine, que se tornou um dos maiores personagens de quadrinhos de toda a Marvel.  Mas não fora só isso, também é crédito de Len Wein e de Dave Cockrum (arte) a reimaginação dos X-men criando Colossus, Tempestade e Noturno e começando a jornada que acabaria nas mãos de Claremont e Byrne.

   Wein também foi editor de quadrinhos, sendo responsável por recrutar Alan Moore para revitalizar o Monstro do Pântano e posteriormente sendo seu editor em Watchmen. Nos anos 90 Wein contribuiu com as séries animadas dos X-men e Batman. No Batman ele redigiu sua história 'Lua do Lobo' parceria com Neal Adams publicada em 1974 (saiu recentemente aqui na 5ª edição de Lendas do Cavaleiro das Trevas - Neal Adams da Panini.). Em X-men Wein escreveu o episódio 5 da 2ª temporada - Homem de Aço, centrada na origem de Wolverine em um retorno ao Canada.


Em 2008 entrou no Hall da fama do Eisner Awards, no mesmo ano contribuiu na edição de Crise Final. Wein faleceu aos 69 anos, após complicações de saúde (ele vinha se tratando desde 2015 e efetuado nesse ano uma cirurgia na coluna).

A morte de Len Wein foi muito sentida pelos colegas e por admiradores de sua obra. Descansem paz Mestre !!

I just learned that my friend and writing inspiration passed away this morning. My love and condolences to his wife, .


Len Wein, co-creator of WOLVERINE and SWAMP THING & more responsible for the x-men you love than he gets credit for. Thank you. 


Just heard. RIP Len Wein. So very sorry to hear it. A terrific writer and a better friend. We will miss you so much.