Como Terra X 'redefiniu' o universo Marvel


Uma das maiores obras da Marvel em tempos recentes, superestimada para uns, pouco valorizada por outros. Disputada em terras brasileiras. Terra X teve um imenso legado ao universo Marvel.

Contextualizando os que não leram, Terra X é uma maxi série lançada em 1999, encabeçada por Alex Ross (layouts de personagem e ideia original) com o intuito de reimaginar o futuro do Universo Marvel  além de amarrar algumas pontas soltas de toda a cronologia original.
Ambicioso demais, o projeto é além de uma grande homenagem as décadas de aventuras, uma explicação para unificar o surgimento e evolução da editora como um todo.
Por isso, e como nas grandes histórias, ela é em grande parte uma narração de eventos vista pelos olhos do Vigia, conectando eventos de todas as épocas da Marvel Comics. Para os leitores é um trabalho original com novas referencias e uma ótica  que sugere um pano de fundo que nunca se tenha pensado ao longo de décadas. Por fim ela leva a pensar, será que tudo no universo regular da Marvel é fruto de uma grande conspiração que acontece dia após dia sob nossos olhos em cada virar de página ?

Esqueçamos isto, o teor do post é discutir que mesmo aos que definem Terra X como enfadonha ou superestimada deveriam entender o impacto da obra no próprio universo regular da Marvel. Olhando hoje a obra e revendo os18 anos pós concepção e o que temos é simplesmente uma gama de elementos revisitados ou criados por Terra X desfilando nas páginas da Editora. Premonição ? Talvez... Ou a Marvel entendeu o que realmente Alex Ross, Jim Krueger e cia queriam moldar. Vejamos alguns pontos:





Ascensão de Norman Osborn

Na época do lançamento, Osborn havia recém retornado ao universo do Aranha pós saga do clone, e foi um dos responsáveis pelo complô envolvendo a filha de Peter. Até então era improvável pensar que Osborn figuraria como um dos mandachuvas de corporações influentes como a Shield. Mas em Terra X, Osborn era o Presidente dos EUA. Anos mais tarde em Invasão Secreta e Reinado Sombrio, podemos ver o vilão se firmando como um diretor da Shield ( posteriormente Martelo ), responsável direto por reformular os Vingadores e recebendo congratulações do presidente americano.



Névoas Terrígenas

Uma nova raça de super seres foi o mote de Inumanidade, saga de 2014, logo após os eventos cósmicos de Infinito. Isso ocorre após a destruição da cidade de Attilan, terra dos Inumanos, fato que na verdade foi intencional e cometido pelo monarca Raio Negro com o intuito de espalhar as névoas terrígenas na terra povoando-a com seus semelhantes. Para quem leu Terra X, esse é o conceito espinhal da série, e esta inclusive nas sinopses da trama. A Terra já sofreu todos os efeitos das Névoas Terrígenas e no fim descobrimos que tudo é culpa de quem ? Que coisa não ?




Pantera Negra e Tempestade

Em 2006 a Marvel decidiu que o monarca de Wakanda deveria ter uma rainha, e quem mais digna senão a rainha do clima ? Pois seria uma concepção original, senão tivéssemos visto a mutante sentada ao lado do herói em Terra X tomando todas as decisões junto a ele.


Polaris e Destrutor

Companheiros de longa data os Mutantes são velhos conhecidos das páginas mutantes. Naquele momento ambos viviam uma grande instabilidade no relacionamento após indas e vindas durante uma crise de personalidade de Polaris. Também encabeçavam o X Factor, quando Dentes de Sabre quase matou todos numa fuga. Mas até aquele momento ambos nada tinham a ver com os Piratas Siderais. Em Terra X porém, ambos já lideravam o grupo com o pai de Alex vivendo no espaço. Durante o run e Matt Fraction em 2008 o escritor fez exatamente o mesmo no retorno dos Piratas Siderais, colocado Polaris e Destrutor como 'líderes' do grupo.


Identidade Revelada e fim do Clarim

Parece algo irrelevante na trama de Terra X, mas realmente não é. A identidade do Homem-Aranha é pública, e isso mostra muitas repercussões a personagens próximos ao herói. Como se passa no futuro, Parker já é pai e está aposentado na trama. Mas não é coincidência que seja ele o escolhido para a revelação bombástica em meados dos anos 2000 durante a Guerra Civil. Vale lembrar que durante o curso de Terra X, o Aranha vinha se recuperando da morte de Ben Reilly e lutava para se manter na ativa e não revelar sua identidade. O Clarim e JJJ perdem reputação e fecham após a população ficar sabendo que durante todo esse tempo os ataques do editor eram para um de seus funcionários, isso ocorre e ambos os eventos.



Thor é uma mulher ?

Atualmente uma das fases mais aclamadas pela crítica, é a mudança de quem empunha o Mjolnir. Hoje Jane Foster, mesmo que não seja uma ideia original nem da fase de Jason Aaron nem de Terra X (pois é já tivemos What If da própria Jane Foster recebendo o martelo). Mas há a diferença de implementar a ideia em um universo 'canônico'. Lembrando que Terra X é calcado no universo canônico mesmo que seja uma imaginação futura do universo Marvel. A implementação usada por Krueger e Ross também é interessante, Loki convence Odin a tornar Thor uma mulher para uma lição de humildade.



Fim do Quarteto ?

Em Terra X Reed Richards é peça central da trama, primeiro por ter perdido Sue e Johnny e depois por ser a mente capaz de pensar numa maneira de evitar o fim derradeiro da terra. Mas em Terra X não existe o Quarteto. Anos mais tarde (motivada ou não pelos fracassos cinematográficos) a Marvel jogou o grupo para escanteio enquanto a humanidade pensa que eles morreram.


Quem vigia o Vigia ?

Em Pecado Original de 2014, temos a morte de Uatu o Vigia da terra e o roubo de seus olhos. A ideia de cegar o Vigia é evitar que ele possa ver o que não querem que seja visto. Um substituto deve ser encontrado para o seu lugar. Pois é exatamente isso que ocorre no primeiro capítulo de Terra X. Uatu cego encontrando um substituto, no decorrer da trama descobrimos que ele foi atacado intencionalmente para encobrir os rastros da dissipação das névoas terrígenas. Não é só semelhança.



Diga o que quiser Terra X foi uma obra a frente do seu tempo dentro de sua proposta, influenciando autores e a própria 'vida' dos seus personagens em publicação. É no minimo um grande ode a um dos mais ricos universos ficcionais conhecidos pelo homem. Terra X cimentou muito do que hoje vimos nas páginas das principais histórias recentes da Marvel, seus reflexos ecoam e se expandem constantemente mesmo aos fãs que não a conhecem.


guest author area 51 Erick Cavalcante
Poeta amador, músico frustrado, colecionador de HQ,s, roteirista de histórias nunca lidas.Vive recluso em Asgard tomando hidromel e arquitetando posts que não dão views. Twitter/Facebook