Header Ads

test

Dragon Ball Super causa tensões diplomáticas entre México e Japão

Resultado de imagem para dragon ball super
Os dois países podem romper relações diplomáticas 

Uma coisa não podemos negar sobre Dragon Ball Super: a série é simplesmente um sucesso absurdo no mundo todo. Isso chegou ao ponto de que, com a chegada do episódio #130 do anime – nada menos do que o penúltimo capítulo da animação, em que ocorre a batalha decisiva entre Goku e Jiren – diversos governos locais do México decidiram fazer suas próprias exibições públicas para que os fãs pudessem compartilhar o icônico momento.

Não estamos falando, aliás, de eventos pequenos. As transmissões, como notado pelo TorrentFreak, foram até mesmo promovidas nas mídias sociais através dos perfis oficiais da companhia, e tinham como objetivo juntar milhares de pessoas em praças e outras áreas públicas.
Parece uma ideia interessante? Sem dúvida. Pena que eles esqueceram de um “mínimo” detalhe: todas essas exibições não possuíam licença da Toei Animation (a empresa detentora dos direitos do anime de Dragon Ball Super). Logo, elas eram basicamente ilegais; o que, por sua vez, resultou em várias críticas da própria Toei e, eventualmente, gerou em um bizarro incidente diplomático entre o México e o Japão.
Para quem acha que estamos exagerando, é só conferir a carta abaixo, cuja cópia foi obtida pelo El Español. A mensagem, feita pelo Embaixador do Japão e originalmente enviada a diversos governos mexicanos locais na última sexta-feira (16), pede o fim dessas exibições ilegais, visto as infrações nos direitos autorais causadas por elas.
Carta Japão México
“O Governo do Japão teve conhecimento de que os episódios #130 e #131 da série Dragon Ball Super, cujo direito de altos pertence à empresa japonesa Toei Animation, serão exibidos em praças e lugares públicos sem terem a devida autorização do autor. A empresa Toei manifestou sua preocupação em seu anúncio oficial, anexo à presente.
O Governo do Japão mostra seu interesse de que o assunto seja tratado oportunamente de acordo com a lei de direitos autorais e seus regulamentos estabelecidos no México. No caso de a exibição ser ilegal, o Governo do Japão deseja que seja suspendida.
Pelo anterior, esperamos uma resposta de imediato pelas autoridades que pretendem exibir este programa, para que sejamos inteirados da decisão final.”

Se isso funcionou? Infelizmente, não muito. Embora algumas regiões tenham sim cancelado suas exibições após as reclamações da Toei, várias outras mantiveram sua decisão original. Como resultado, tivemos dezenas de milhares de participantes nos eventos, que simplesmente encheram praças, ruas e basicamente todas as proximidades de onde os episódios foram exibidos:
Recentemente o governo Japonês ameaçou romper relações diplomáticas caso esse tipo de atitude continuasse sendo feita pelo México  
guest author area 51  Questão
Profundo conhecedor da cultura pop, fã de conspirações/mitos e lendas é o principal meio de arranjar uma treta com famosos e pseudo-famosos da web.. Twitter / Facebook