Peppa Pig é censurada na China sob a acusação de ser um "ícone de subversão"

 -
Mais de 30 mil vídeos com a personagem foram excluídos de plataforma de vídeo
A animação infantil Peppa Pig foi banida de uma plataforma chinesa de vídeos para internet. De acordo com o The Global Times, mais de 30 mil vídeos da personagem foram excluídos do Douyin, enquanto a hashtag #PeppaPig foi proibida. (via The Guardian)
O motivo da movimentação contra o desenho animado é que a porquinha rosa protagonista teria se tornado um símbolo subversivo, sendo usada de forma recorrente em imagens locais ligadas à contracultura. A personagem se tornou um fenômeno entre os mais velhos, que passaram a usá-la como símbolo de rebeldia - além disso, os vídeos da animação passaram a ser usados em montagens, muitas vezes com conteúdos sombrios ou até mesmo pornográficos, o que é proibido na China.
A animação Peppa Pig foi apresentada ao público chinês em 2015, quando passou a ser exibida na emissora estatal CCTV. Desde então, a atração se tornou muito popular e dois parques temáticos da personagem, em Pequim e Xangai, devem ser inaugurados em 2019.
Global Times chegou a falar que o desenho trouxe também influências negativas para as crianças espectadoras. De acordo com o veículo, em 2017, pais chineses se queixaram de que seus filhos se tornaram viciados em Peppa Pig e que isso gerou problemas - os pais contaram que seus filhos em idade pré-escolar começaram a, por exemplo, rosnar e pular em poças após assistirem o desenho animado.
O motivo da exclusão dos vídeos da Peppa Pig da plataforma pode ser fruto de um excessivo estado de cautela por parte da Douyin. Com o crescimento de mecanismos de censura no governo do presidente Xi Jinping, recentemente um agregador de notícias chamado Jinri Toutiao foi suspenso das lojas de aplicativos chinesas por três semanas após o governo determinar que ele hospedava conteúdo impróprio.
Peppa Pig, criação de Neville Astley e Mark Baker, é exibido no Brasil pelo canal Discovery Kids
guest author area 51  Questão
Profundo conhecedor da cultura pop, fã de conspirações/mitos e lendas é o principal meio de arranjar uma treta com famosos e pseudo-famosos da web..  / k