TV HQ Fan: Panteras Negras






Oakland, Califórnia, 1967. Huey Newton (Marcus Chong) e Bobby Seale (Courtney B. Vance) são amigos, que formam um novo partido dedicado em proteger os negros das violentas arbitrariedades dos policiais brancos. O Partido dos Panteras Negras de Autodefesa dá almoço grátis para as crianças, educa a comunidade afro-americana em se conscientizar dos seus direitos, faz o que pode para tirar das ruas os traficantes de drogas e enfrenta a polícia de Oakland (que é extremamente racista) quando desrespeita os direitos civis dos negros. O partido faz tudo isto sem transgredir alguma lei. Logo brancos conservadores começam se sentir incomodados e planejam se livrar desta “ameaça”, mesmo que tenham de desrespeitar a lei.

O Partido dos Panteras Negras para a Auto-Defesa ganhou tanta visibilidade  de 1960 que inspirou Stan Lee e Jack Kirby a criar o Pantera Negra, primeiro super-herói negro das histórias em quadrinhos. 

O filme, de 1995, mostra a história real dos primeiros momentos do grupo, e como o medo do governo de que liderassem um levante da população negra levou o FBI a distribuir drogas aos traficantes para aumentar a criminalidade nas comunidades negras dos Estados Unidos.

Nos últimos meses uma nova onda de violência policial contra jovens negros têm ganho visibilidade por lá, ao mesmo tempo em que grupos do movimento negro brasileiro denuncia que também por aqui os jovens negros são as principais vítimas de assassinato, inclusive por parte da violência policial.

No elenco do filme temos Chris Rock, Chris Tucker (A Hora do Rush), Angela Bassett (a Amanda Waller da bomba Lanterna Verde), Kadeem Hardison (o juiz que aparece em alguns episódios de Todo Mundo Odeia o Chris), dentre outros.

Confira Também...

0 comentários