Exposição de artes sobre atletas olímpicas no RJ chega a última semana (e estou participando)

Em cartaz desde 13/07 até o próximo dia 11/08, a exposição coletiva "Elas por Elas: As atletas brasileiras por nossas artistas", reúne na Sala da Cultura Leila Diniz, em Niterói - RJ, trabalhos em diversas formas artísticas, retratando personalidades femininas do meio esportivo nacional, todos criados por mulheres atuantes nas artes plásticas, e foi pensada como uma sublime homenagem à arte e ao esporte brasileiros, no ano em que o país sedia os Jogos Olímpicos.

Através de pinturas, desenhos, caricaturas e até esculturas, são quarenta e cinco obras, cada uma no estilo pessoal das artistas convidadas, porém sem perder as características das personalidades homenageadas, e ressaltando as categorias esportivas em que tiveram êxito. Além dos trabalhos expostos, há informações sobre a biografia de cada artista em monitores e impressos. Na entrada, há uma área com as assinaturas de todas:
As atletas homenageadas foram: Ádria dos Santos (velocista paralímpica), Adriana Araújo (boxe), Aída dos Santos (atletismo), Ana Moser (vôlei), Ana Paula & Shelda Bede, Carla Ribeiro (karatê), Daiane dos Santos (ginástica), Daniele Hypolito (ginástica), Edinanci (judô), Edna Santini (rugby), Eduarda Amorim (handebol), Eleonora Mendonça (maratonista), Etiene Medeiros (natação), Fabiana Murer (salto com vara), Fernanda Keller (triatlo), Flávia Saraiva (ginástica), Fofão (vôlei), Formiga (futebol), Georgette Vidor, Hortência (basquete), Isabel (vôlei), Janeth (basquete), Jaqueline & Sandra Pires (vôlei de praia), Ketleyn Quadros (judô), Laís Souza (ginástica e esqui aéreo), Leila (vôlei), Luisa Parente (ginástica), Margot Rittscher (primeira brasileira surfista), Maria Elizabete Jorge (levantamento de peso), Maria Ester Bueno (tênis), Maria Lenk (natação), Marta (futebol feminino), Martine Grael (velejadora), Mary Dalva Proença (saltos ornamentais), Natália Falavigna (taekwondo), Patrícia Amorim (natação), Paula (basquete), Piedade Coutinho (natação), Sarah Menezes (judô), Yane Marques (pentatlo moderno). Também foram homenageadas a árbitra de futebol Asaléia dos Santos e a jornalista Marilene Dabus (retratada em uma escultura de Flávia Pina), que tiveram grande contribuição histórica para o esporte no país. A exposição foi organizada pelo artista gráfico, cartunista e pesquisador José Roberto Graúna, e contou com o apoio da Imprensa Oficial do Rio de Janeiro

Participo da exposição com uma caricatura, de Maria Ether Bueno, tenista que venceu dezenove torneios do Grand Slam e foi nº 1 do mundo em 1959, na categoria individual feminina, sendo considerada a melhor do mundo pelo International Tennis Hall of Fame (informações da Wikipedia). Com uma carreira de sucesso, por tudo que li sobre ela parece ser uma mulher de muita personalidade, e pelas fotos que analisei sempre demonstrava uma pose firme, confiante, vitoriosa.

Ao compor minha arte, confesso que fiquei em dúvidas sobre qual estilo usar, se faria algo mais realista, ou com o traço dos meus personagens de quadrinhos das tiras do Gato Coió. Acabei adotando o último, por achar que teria as características mais marcantes do meu trabalho. Para a Maria Esther, preferi as roupas de sua época de ouro como tenista, e tentei destacar o desenho com o fundo realista em azul, visando mais profundidade. Usei fotos e o scan do desenho feito em papel com caneta técnica, recortei e "pixelei" a imagem do troféu, para realçar o efeito de luz que eu queria. Foi um conjunto de técnicas: desenho tradicional, colagem, manipulação, pixel art e colorização digital. Espero que tenham gostado do resultado!! Achei que as linhas "limpas" e traço infantil deram um ar mais simples, mas a ideia era fazer algo bem despretencioso, mesmo!! Amei participar!!

Se você mora em Niterói e região, ainda dá tempo de visitar a "Elas por Elas", afinal, é uma boa pedida para aprender sobre o esporte feminino nestá época de Olimpíadas... ou caso more longe, apoie o projeto curtindo a fanpage no Facebook... quem sabe teremos outras novidades num futuro próximo?

Exposição "Elas por Elas: As atletas brasileiras por nossas artistas"
Quando: até 11/08,  das 10h às 18h
Onde:  Sala Leila Diniz (Rua Prof. Heitor Carrilho, 81, Centro - Niterói)
Entrada Gratuita

Confira Também...

0 comentários