Goku Tavares Batista e a influência da cultura pop nos nomes da nova geração

No último dia 14/12, foi registrado na Cidade de Boa Vista do Ramos - AM, Goku Tavares Batista, filho de Sebastião Jacson dos Santos e Suely Barbosa Tavares. Seria apenas mais uma criança a se tornar cidadã, porém o inusitado do nome escolhido pelos pais atraiu a atenção de fãs do seriado de animação japonesa Dragon Ball, que rapidamente viralizaram a foto da Certidão de Nascimento comprobatória da escolha através das redes sociais. 


O nome Goku, cuja inspiração no Sayajin que originalmente teria sido enviado para destruir a Terra, porém com seu coração puro se torna um dos maiores defensores do planeta, torna-se significativo para os fãs do desenho animado, e de certa forma incompreensível para os leigos na cultura oriental, o que pode gerar preconceito durante o crescimento e a socialização da criança. Segundo a educadora e psicopedagoga Daisy Fiúza, que atuou na área há 25 anos, os casos de nomes inusitados são bem comuns: "Eu ja vi um caso em que o garoto se chamava Magaiver. Não era baseado em um super heroi mas ele se sentia especial. Alguns colegas debochavam. A maioria não sabia o que era. Isso traz uma carga de notoriedade que às vezes a criança não se sente bem. Tive um Bentoven (sic) que morria de vergonha. Tive um Mosart (assim mesmo) que dava gracas a Deus ter um jogador do mesmo nome porque gostava de futebol. Acredito que são muitos casos porque o brasileiro é supersticioso. Ele acha que assim o filho será o que ele não conseguiu ser".

O Ministro Helder Barbalho, a esposa Danielle e o filho Thor

Goku é de longe, um caso isolado: O IBGE criou este ano o site Nomes do Brasil, onde lista algumas das escolhas mais inusitadas da população. No Brasil, de acordo com o Censo Demográfico 2010, existem cerca de 200 milhões de habitantes com mais de 130 mil nomes diferentes, e claro que ícones da cultura pop estão entre as escolhas mais frequentes. Até maio de 2016, haviam 5241 registros do nome Peter (inspiração em Peter Parker, o Homem Aranha). As variações Petter e Piter dão nome a 293 e 2044 pessoas, respectivamente. Bruce, nome do Batman, possui 2135 homônimos. Há 378 brasileiros registrados como Clark, nome de batismo do Super Homem. Thor possui 405 registros, incluindo o nome do filho do empresário Eike Batista e do filho do político Helder Barbalho, Ministro da Integração Nacional.

A última notícia sobre o Jaspion Brasileiro é que ele teria passado no Vestibular em 2010...

Harry Potter também é inspiração para nomes de crianças: possui 1239 homônimos. Hermione 92 pessoas. Ronnie é o nome de 1384 brasileiros, enquanto que a variação Ronie é ainda mais popular, com 2850 pessoas batizadas. Porém, entre os heróis orientais, o nome mais lembrado é Jaspion, com 62 brasileiros registrados, inclusive o sempre lembrado "Jaspion Brasileiro Dantas Garcia", constante tema de reportagens e memes sobre o assunto.

É importante lembrar que uma Lei criada em 1973 dá aos funcionários dos Cartórios de Registro Civil o direito de negarem o registro de crianças com nomes que possam causar constrangimentos no decorrer da vida. Mesmo assim, registros de nomes inusitados são frequentes, e algumas pessoas receberam seus nomes antes da Lei entrar em vigor.

guest author area 51  Gisele Henriques
Administradora com MBA em Administração e Marketing, contabilista, jornalista, desenhista, locutora, podcaster, professora e graduanda em Artes, é uma criatura de extrema modéstia. É mãe de gatos imaginários. Twitter / Facebook