Porque a DC aprendeu com seus erros e a Marvel não?

Decidi falar um pouco sobre a atual crise da Marvel e como a DC passou pelos mesmos problemas, mas conseguiu supera-los por aprender com seus erros.

O principal problema da Marvel e de alguns grandes sites que publicaram a noticia é não admitir que algo foi feito errado.

Alguns sites como a Uol tiraram todas as informações sobre as razões da crise e apenas colocaram a frase "leitores de quadrinhos são conservadores" de um dos editores disse, tirando de fora todas as outras coisas que fora colocadas como descaraterização de personagens, muitas mega sagas uma em cima da outra e historias basicamente ruins, esses são os ponto chave para a atual crise da editora

A frase "Olha, o leitor de quadrinho é "conservador"  parece funcionar bem nos tempos de hoje, mas o leitor não é conservador um sentido politico, mas sim de identidade de um personagem, por fazer parte de uma mitologia.
Resultado de imagem para batwoman rebirthResultado de imagem para captain america nazi
      Batwoman (personagem gay) com revista solo versus capitão da Hidra (personagem nazista)

A Dc tem hoje diversos personagens gays com revistas solo, mas ela os tratou de acordo com as suas identidades, como a Batwoman por exemplo, sem querer forçar a barra com isso e criando assim historias ruins, sem pé nem cabeça, assim como a DC desdo anos 90 tem um grupo só de super heroinas chamado Aves de Rapina, sem precisar forçar a barra criando historias ruins como aconteceu com um grupo de super heroínas da Marvel, o  que acontece é que a identidade de um personagem faz parte da sua mitologia. 

Você pode colocar outra pessoa com a roupa do Batman, mas voltará sempre a ser Bruce Wayne porque a origem do Batman faz parte do mito, e tirar o protagonista pra substituir por outro sempre vai desconstruir esse mito (Vide Batman James Gordon que apesar de ser apenas uma saga pensada com começo, meio e fim já pensada pra ser assim foi intolerantemente execrada pelos leitores, afinal era um cara branco e hétero, mesmo assim teve gente querendo boicotar o filme, dizendo inclusive que odiou esse final). 

Basicamente o ERRO que a Marvel está fazendo é o mesmo dos anos  90, época que faliram pela primeira vez e tiveram que vender os direitos de seus personagens para diversos estudios de cinema.
Resultado de imagem para justice league of america rebirthResultado de imagem para us avengers
                     Liga da Justiça B radical versus Vingadores B radicais
Lembram quando substituíram o Homem-Aranha por Ben Reilly, trocaram a identidade secreta do Demolidor, uma armadura no Capitão América, e assim por diante? É a mesma coisa, só que hoje tem a fachada da "diversidade" pra se proteger da crítica e do boicote.

O  problema é o mesmo, um personagem não é somente sua roupa colorida e superpoderes. Sherlock Holmes, James Bond, Tarzan, entre outros, não duraram tanto tempo na história da ficção mundial sendo eles mesmos a toa. E não ajuda a Marvel ter filmes onde os personagens são de um jeito, e o leitor eventual que pode virar um novo leitor pega uma das revistas e não tem nada a ver com aquilo que tem na telona. A Marvel esqueceu uma coisa fundamental: a maioria dos leitores é formada já há muitos anos por elementos de outra mídia. 

Todos começaram desse modo de um jeito ou de outro, muitos começaram a gostar dos x-men por causa dos desenhos dos anos 90, outros começaram a gostar de quadrinhos por causa do filme do super homem de 78, ou o Batman de 89, assim como a molecada atual migrou para os quadrinhos por causa do sucesso dos Vingadores, é exatamente por esse motivo que a Marvel perdeu inclusive a inteligencia empresarial, pois poderia investir em simplesmente fazer um universo mais parecido com sua versão dos cinemas, ou pelo menos que tivesse alguma semelhança, mas preferiu fazer um verdadeiro universo bizarro completamente oposto ao seu sucesso nos cinemas.
Resultado de imagem para dc rebirthResultado de imagem para all new all different marvel
                                DC Rebirth versus A toda diferentona e nova Marvel
A Dc aprendeu com os seus erros, ela tentou ser radical durante os novos 52 que inicialmente foram um sucesso de vendas mas logo cairam na vendagem, eles resolveram adotar uma forma radical como a Marvel nos anos 90, mudando a identidade e personalidade radicalmente dos personagens, criando mega saga em cima de mega saga, mas acabou se ferrando nas vendas ao longo do tempo, deixando seu universo mais incoerente.

A Dc teve que admitir seus erros editoriais e mudar, deixando seus personagens mais voltados as suas identidades clássicas, algo que até mesmo sua versão dos cinemas deveria aprender, as revistas voltaram a vender bem mais, atualmente até mesmo superando a Marvel, apesar de publicarem em menos quantidade que sua concorrente, em uma entrevista seus editores disseram que tiveram que admitir para si mesmo os erros, entre eles historias forçadas que modificavam radicalmente a personalidade de seus personagens.

A DC aprendeu com seus erros, mas será que a Marvel vai aprender ou vai continuar mentindo para si mesma a razão do problema da suas baixas vendas?

A Marvel quase fez seu reboot com Guerras Secretas 2, apagando o passado e o futuro, mas ao que parece os editores ignoraram isso, criando um universo que cada vez mais parece um reboot, mas que continua mais confuso que as mais confusas cronologias.

Não se vê praticamente nenhuma repercussão acerca de Apolo e Meia Noite, tão pouco do Hulkling e Wiccano dentre vários outros casais gays. Mas mate uma personagem com uma legião de fãs e a substitua por um genérico com certeza vai ter a raiva dos fãs. Claro que é mais fácil culpar os leitores e acusa-los do que bem entender,mas o fato é que a partir do momento que se troca a formula de um produto,esta sujeito a trocar também o público alvo.

A Marvel tem sorte pois é bancada pela Disney, que não está preocupada com as suas vendas, mas sim em explorar em outras mídias os seus direitos autorais, assim nem se importando muito com que acontece no mercado de quadrinhos, mas nos os leitores nos importamos, então vamos torcer para que a Marvel reconheça e aprenda com seus erros.