O maior erro cronológico da Marvel... aconteceu em Doutor Estranho!


O mais recente blockbuster da Marvel Studios, Doutor Estranho, está indo muito bem nos cinemas. O filme já ultrapassou o valor de quinhentos milhões de dólares em bilheteria mundial. 

Que a produção renderá um ótimo dinheiro para a Casa das Ideias, disso ninguém tem dúvidas. Porém, com a chegada oficial de Stephen Strange nos cinemas, uma vertente se abre e esta frase parece ser necessária: "A Marvel se atrapalhou feio na linha cronológica dos seus filmes!"

Para quem ainda não entendeu do que se trata a postagem: No filme Capitão América - Winter Soldier (que é o melhor da empresa) o agente Atwell afirma que a arma da Hydra é para atacar pessoas que ameaçam o reinado dos vilões. Depois de citar alguns nomes conhecidos, o agente da organização criminosa fala pausadamente "STEPHEN STRANGE." Sim, este mesmo Strange que ganhou o seu filme solo, mas que se mostrou bastante deslocado e alheio de todo restante do universo dos heróis. 
Logicamente muitos dirão: "Ah, mas isso acontece muito nos filmes solos. Os heróis meio que ignoram a presença dos demais." Sim, é verdade. Todavia, analisando cuidadosamente, percebemos que o segundo filme do Capitão América se passa antes de Era de Ultron e Guerra Civil. E para que Strange fosse uma preocupação para a Hydra, ele teria que estar muitos anos na ativa como super herói - Ou alguém acha que um Cirurgião seria um incômodo para a maior organização vilanesca de todas?

A prova

Então, transformando esta pesquisa numa hipérbole, podemos indagar: "Onde estava o Doutor Estranho todo este tempo?"

Tentando ser coerente e plausível, só vejo duas opções para esta incógnita:

1)   O Doutor Estranho surgiu logo após os acontecimentos do primeiro Vingadores. Sabendo ele sobre a Jóia do Infinito, preferiu ficar à parte de tudo que rolava com outros super heróis e manter o seu posto de Guardião.
Mas, como a Hydra ficou sabendo do Mago? E como nem o Tony Stark, que descobriu facilmente a identidade e endereço do Aranha, não sabia que um dos heróis mais fortes era praticamente seu vizinho? E pra concluir essa primeira parte: Se o Mago existe há muito tempo naquele universo, por que o Thor não o procurou para falar sobre as visões das Jóias do infinito? 

E a segunda opção:

2)  A Marvel não tinha planos concretos para um filme do Doutor Estranho na época do Winter Soldier e quis apenas fazer uma ótima referência. Esta parece a afirmação mais plausível. 
No entanto, sejamos francos, seria um enorme furo considerar que o Stephen Strange esteve todo esse tempo no universo Marvel e nunca mexeu um dedo para evitar as cagadas feitas pelos Vingadores. Imagina o quanto o Mago poderia mudar as coisas em Sokovia... não, na verdade ele poderia ter evitado que o Ultron fosse criado.


 
Isto faria bem mais sentido!! 

É, mesmo buscando saídas pelas tangentes, não há como negar: A Marvel cometeu o seu maior erro cronológico na criação do Doutor Estranho. Não é culpa da película, é claro. Mesmo faltando ousadia, pode ser considerado um ótimo filme de origem.  
Provavelmente, este fato será ignorado e o Estúdio fingirá que Strange jamais foi citado anteriormente naquele universo. Porém, Marvel: "Os Nerds se lembram!" Até a próxima!!!!!!!!