Batman 75 Anos - Os Primeiros Anos



          
            A popularização de séries através de quadros, iniciou em 1895 com Yellow Kid, um personagem que tinha estampado numa camisa amarela as ‘falas e textos’, que posteriormente deu lugar aos balões.  Com os personagens Disney, Tarzan, Buck, Dick Tracy, Flash Gordon, X-9 , Mandrake e Fantasma – começou o que foi chamado de Era de Ouro dos quadrinhos. Em 1938 anos depois de surgirem os primeiros quadrinhos (antes as publicações eram em tiras de jornal como o Spirit de Eisner), a DC lançou o Super-Homem, um marco para a época que teria no ano seguinte a criação do Batman (e a sedimentação da era de Super-Heróis). 

Yellow Kid - quadrinhos em jornal e sem balão


         Em maio de 1939, a mando da DC que havia lucrado com o fator Super-Homem de heróis fantasiados, Bob Kane estava encarregado de criar um novo personagem para a editora. Inspirado em esboços do próprio Super, e na lenda do Zorro, The Bat Whispers e The Bat  filme mudo de 1926, ele criou o personagem que foi lançado em Detective Comics.  Bill Finger ajudou a delinear a criação, com sugestões que mantiveram o personagem dentro do perfil que conhecemos, a máscara e orelhas de morcego por exemplo. Um dos aspectos negativos da criação do personagem é sua galeria de ‘ghost writers’, o próprio Finger nunca foi creditado como co-criador do Batman fato que sempre contrariou fãs – assim como no caso de Lee/Kirby. Kane nunca apoiou Finger na briga pelo reconhecimento a criação.


The Bat - Filme mudo também influenciou a criação do herói




          Somados aos elementos pulp e de mistério policial com influencia no Sombra e no Sherlock Holmes e temos ‘ O caso da sociedade Química’ publicada em Detective Comics 27 com 6 páginas, que foi baseada em Partners of Peril  uma história do Sombra,  .Veja alguma semelhança no comparativo entre ambas:



Trecho de ‘Partners Of Peril’ tradução livre:
'As trevas surgiram por detras da janela aberta. A viga suportou uma figura  de morcego nas alturas, agarrando-se como um enorme pássaro de encontro  a um penhasco. Um capuz preto emergia cautelosamente acima da borda do telhado. Ardor nos olhos ... foi para o alto no contorno escuro de uma chaminé'


 Equivaleria ao primeiro vislumbre de Batman em sua história de entrada na página 3:


    Muito do mito do Batman foi fortalecido na década inicial de seu nascimento, como o Coringa, Robin, Hugo Strange e sua própria origem. A origem do morcego foi mostrada em Batman 1 em 1940. Decupada em 2 páginas, a primeira origem com roteiro de Bill Finger, não remonta a história do medo de morcegos na infância por Bruce Wayne (ao cair na caverna). Apesar de não ter a mesma dramatização de Ano Um, o morcego ainda cruza a janela respondendo um pedido de Bruce.


     

 


       
      Diferente também da lapidação ao decorrer dos anos, o Batman dos primórdios ainda parecia ser um personagem sem ‘norte’. Quando um roteirista delimita o que permeia um personagem, ele consegue justificar muito de como esse personagem pensa.  Portanto se no contexto um cara  perde o emprego e a mulher, é aceitável o vermos tomando um porre para aliviar as magoas.  Sem saber disso poderíamos considerar que ele é simplesmente um bebum. Nas primeiras histórias que antecederam Batman 1 principalmente, o julgamento moral, a influencia da morte dos pais e a escolha de Bruce ainda não estavam concretas e o personagem parecia mais solto. Era comum por exemplo que ele matasse (isso mesmo), os vilões sem demonstrar nenhum arrependimento.  Na história de estréia, em Detective Comics 27, o Batman mata um bandido ao jogá-lo num tanque de ácido e profere: “Um fim perfeito para sua laia”

Morcego diferente do que conhecemos.

  Esse é o primeiro post de uma série especial em homenagem aos 75 anos do mito.

Morcegos na idade média eram tidos como a retratação do demônio, já que suas asas eram o contraste das asas dos anjos, por serem totalmente negras. Mais que isso morcegos eram o sinal da longevidade, (Drácula imortal não é uma coincidência), já que as cavernas seriam passagens para domínios imortais'

E que realmente seja assim - com mais 75 anos e mais 75 anos, de gerações e gerações, a falar bem ou mal (como grande parte do HQFAN pq é ele quem da ibope) a eternizar-se como uma das grandes lendas de nossa época.