Um excelente livro para ilustradores, iniciantes ou não

Fala, galerô, firmeza? Então, essa dica é pra quem quer aprender a fazer uns rabiscos legais e pagar de artista para pegar uma minas no colégio. Sacanagem, é pra quem quer ser um artista melhor ou mesmo aprender a desenhar. O material que vou indicar está em inglês, eu não sei se existe uma versão dele traduzida por alguma editora nacional, então é preciso que ou você tenha um bom conhecimento da língua ou uma internet melhor que a minha e que permita o uso do Google Tradutor.

Certo, o nome deste livro é "Figure Drawing For All It's Worth", de um artista sensacional chamado Andrew Loomis. Ah, nunca ouviu falar? Pois saiba que o mestre Alex Ross estudo o trabalho desse cara para criar sua própria arte. Tem uma escola de arte altamente relevante nos EUA que carrega o nome desse cabra.

Andrew Loomis foi um instrutor de arte, autor e ilustrador estadounidense. Seu trabalho comercial de destaque esteve proeminentemente em publicidade e revistas; no entanto, Loomis é melhor conhecido como autor de uma série de livros de arte didáticos impressos pela primeira vez no século 20. Mesmo depois de sua morte, sua abordagem realista continuou a influenciar diversos artistas.

O livro começa com o básico de qualquer livro de desenho, proporção, esboços, segue para estudos de musculatura, anatomia e faz estudos detalhados da musculatura humana e como ela se comporta em diferentes situações. E para fechar, Loomis ensina uma coisa importantíssima para o desenho: ritmo e fluidez, para deixar sua arte muito mais natural. Além disso, ele aborda os problemas mais comuns em alguns aspectos do desenho e forma como podem ser solucionados.


O livro, com 197 páginas, é um excelente curso de desenho, vale a pena ser conferido e estudado com todo o carinho que for possível.