Personagens Desconhecidos:Agente Secreto X-9

Resultado de imagem
O termo X-9 é usado até hoje, mas poucos sabem sua origem, serviu de inspiração para James Bond e outros personagens agentes secretos.
Agente Secreto X-9
Alter Ego- Phil Corrigan, Dexter (identidade falsa)
Filiações - Agencia secreta sem nome, FBI,
Habilidades especiais - Maior espião do mundo, mestre nas armas de fogo, defesa pessoal, disfarces e idiomas, mestre na arte da fuga, sabe pilotar qualquer coisa, principalmente aviões.
Criação - Criado por Dashiell Hammett (autor de The Maltese Falcon) e o desenhista Alex Raymond (famoso autor de Flash Gordon). Surgido como tira de jornal em 22 de janeiro 1934
Foi uma das inspirações para o mundialmente conhecido agente 007 James Bond
Por causa do sucesso de suas publicações no Brasil, o termo X-9 virou para traidores, espiões ou informantes da policia no Brasil, apesar das pessoas que usam esse termo não saberem disso.

Inicialmente um personagem sem nome, ele era mandado para missões impossíveis contra vilões que queriam cometer crimes internacionais, mudar a geopolítica global ou conquistar o mundo, ele chegou a ter treinamento usando identidades falsas nas maiores agencias de inteligencia do mundo, seu passado foi sempre uma incógnita, mais tarde ele usou a identidade falsa de "Dexter" em missões, porem foi revelado que seu verdadeiro nome era Phil Corrigan e trabalhava para uma agencia secreta americana sem nome, que mais tarde se tornou global, ele usava os acessórios ultra modernos para época que eram dadas a ele para cada missão.

Agente Secreto X-9 é um personagem de histórias em quadrinhos criado por Dashiell Hammett (autor de The Maltese Falcon) e o desenhista Alex Raymond (famoso autor de Flash Gordon). Surgido como tira de jornal em 22 de janeiro 1934, que foi distribuída pela King Features e permaneceu publicada até 10 de fevereiro de 1996. No Brasil o material foi publicado pela Ebal e pela RGE nos anos 40/50, e nos anos 70 pela Editora Saber, a última publicação foi álbum publicado pela Devir Livraria em 2011.  X-9 era um agente sem nome que trabalhava para uma agência igualmente sem denominação. Nos anos 40 ele passou a ser chamado de "Phil Corrigan" e as tiras foram renomeadas para Secret Agent Corrigan. A agência passou a ser o FBI durante um período em que esse órgão gozou de popularidade.  Nas aventuras X-9 era uma combinação de agente secreto e detetive particular.
(Jimmy de Planetary foi uma homenagem ao Agente X-9)
Chegou no Brasil em 1941, publicado pelo jornal O Globo de Roberto Marinho com uma revista de menos nome, a revista foi inspirada nas revistas pulp dos Estados Unidos, o periódico publicou contos policias, horror e suspense, como as histórias do Morcego Negro, o nome derivado de Agente Secreto X-9, tira de jornal criada pelo escritor Dashiell Hammett e o ilustrador Alex Raymond, que também foi publicada na revista, em 1952,Marinho funda a Rio Gráfica Editora que assume os títulos independentes do Globo. Na década de 50, a revista lançou uma seção de histórias em quadrinhos chamada "Assombrações", trazendo adaptações de lendas e relatos sobrenaturais, as histórias foram ilustradas por Flavio Colin, Walmir Amaral, Gutemberg Monteiro e Manoel Victor Filho, o escritor e roteirista Rubens Francisco Lucchetti fez sua estréia profissional publicando na revista. a revista foi publicada até década de 1970.

O personagem chegou a ser republicado em 1970 pela Nostalgia Press se aproveitando do sucesso dos filmes de James Bond,  mais tarde também em 1983 porem agora com novas historias escritas por Leslie Charteris ( O mesmo criador do Santo),  em 2010 a IDW republicou uma compilação de tiras e historias do personagem até 2016, prometendo no futuro fazer uma HQ sobre o personagem nos moldes iguais a outros heróis Pulp que a editora publicou (como Besouro Verde, Cavaleiro Solitario, O Sombra, Morcego Negro, etc).                                    
                          Resultado de imagem para X-9 secret agent
Ganhou uma serie de Tv chamada Secret Agent X-9 em  1945, gênero espionagem, dirigido por Lewis D. Collins e Ray Taylor, em 13 capítulos, estrelado por Lloyd Bridges, Keye Luke e Victoria Horne. Foi produzido e distribuído pela Universal Pictures, e veiculou nos cinemas estadunidenses a partir de 24 de julho de 1945.  Foi baseado nas histórias em quadrinhos Agente Secreto X-9. Um seriado anterior, de 1937, também da Universal tinha o mesmo título.

Citações em outras mídias:
"O Diretor da Agencia "  no filme para a tv de 1975 chamado Columbo: Identity Crisis é nomeado como Phil Corrigan, Agente X-9.

A Banda Modest Mouse, fez uma musica sobre o personagem chamada Secret Agent X-9 no seu álbum  Sad Sappy Sucker.

Na serie animada Samurai Jack apresenta o robô X9 que se comporta como o agente x-9 nas suas historias.

No livro de Stephen King chamado  Roadwork  é dito que um Agente secreto  X-9 existe.

O Antigo escritor do Agente X-9   Archie Goodwin,  na sua reformulação dos anos de 1970 do Caçador da DC Comics foi inspirado segundo ele no Agente X-9 e  James Bond,o numero dele na Interpol era 007X9.



A Revista Planetary em sua edição 1, mostra um grupo de personagens inspirados nos herois e vilões Pulp, entre eles está o agente secreto Jimmy que é uma clara inspiração ao Agente X-9, bem como o Agente John Stone, mas este é mais focado na misturada de 007 com Nick Fury.
guest author area 51  Questão
Profundo conhecedor da cultura pop, fã de conspirações/mitos e lendas é o principal meio de arranjar uma treta com famosos e pseudo-famosos da web..  /