Gato Coió: terceiro gibi é lançado em aplicativo para celular

Após cerca de um ano do lançamento da segunda edição, o novo gibi virtual de tiras do Gato Coió chega ao aplicativo MOAH! Com o título "Gato Coió e esses humanos", a coletânea prioriza as pessoas da série, e não os gatos. A publicação reúne material criado em sua maioria no decorrer deste ano, e publicado em aplicativos de notícias ou nas redes sociais.


O aplicativo MOAH! é gratuito para iOS e Android, e tem um sistema de monetização interno, onde o usuário ao se cadastrar ganha algumas moedinhas, que podem ser trocadas pelas publicações. Mais moedas podem ser compradas com dinheiro real através de microtransações. Atualmente está sendo implementado um sistema de jogos, onde as vitórias são recompensadas de acordo com a pontuação. O MOAH! também possui publicações de diversos autores dos quadrinhos nacionais, e outras duas edições do Gato Coió, a "Coletânea Especial de Tiras #1" e "Guerra Se Viu".

O novo gibi, com 18 páginas, marca a apresentação dos personagens humanos da série. Segundo Gisele Henriques, criadora do Gato Coió, outros integrantes estão sendo acrescentados: "nesta edição eu incluí algumas tiras com a mãe da Gisele, que está ganhando um espaço cada vez maior. Também já tenho outros personagens com tiras em desenvolvimento, o que não significa que abandonarei os gatos. Há roteiros tanto para animais quanto para os humanos, é que tem piadas que funcionam melhor com pessoas, e outras com os felinos". 

Gato Coió foi criado por Gisele Henriques em 1997, tendo sido publicado em diversos fanzines, jornais e livros. No mundo virtual obteve melhor reposta de distribuição, principalmente através de aplicativos, como o Social Comics, MOAH! e TopBuzz. Neste ano também foi criada uma linha de cadernos, agendas e sketchbooks com ilustrações de capa dos principais personagens, que podem ser adquiridos com opções de customização em uma loja virtual no site Colab55.


Fonte: Press Release