Resenha HQ Fan: Cavaleiros do Zodiaco - Episódio Zero


... ou O Triste Fim de Aioros de Sagitário (e bota triste nisso).

Mais pra frente você vai entender o porque dessa imagem

Acaba de terminar de sair no Japão o prequel de CdZ feito pelo próprio "Mestre" Kurumada, que explora o passado da série clássica (como se Next Dimension já não fizesse isso), dessa vez focado numa história que já conhecemos bem, mas nunca vimos pessoalmente: como a rebelião do Saga de Gêmeos começou e como o Aioros conseguiu fugir do Santuário com a bebê Atena.


Normalmente eu começaria falando os pontos positivos, mas como isso é CdZ e ainda por cima um post da minha autoria, presumo que tenham vindo aqui pra me ouvir falar mal, então vou dar ao público o que ele quer. E não se preocupe com spoilers, pois não tem nenhum spoiler pra dar.


Como devem presumir, essa história não passa de um compilado de todos os flashbacks fillers dessa época, feitos ao estilo Kurumada (como o Shura fatiando e jogando o Aioros de um penhasco com a bebê Atena) e repetição de momentos já vistos durante a Saga das 12 Casas (como o Saga prendendo alguém no Labirinto de Gêmeos e a atacando com a Outra Dimensão só pra ser atrapalhado pela personalidade boa dele).


Aqui também vemos uma desconstrução de varias personagens: enquanto os merdas do Afrodite e Máscara da Morte acabam até ficando um pouco mais legais e até relevantes nesse mangá (com o pisciano ainda se mostrando um servo fiel e dedicado à Atena enquanto o MdM mostrando ser desde sempre um aproveitador fdp), personagens como o Shura e o Aioros acabam sendo descaracterizados se levar em conta o original, com o capricorniano virando um samurai com código de honra (em vez do pau no cu que se gabava de ter matado o Aioros) enquanto o sagitariano vira um verdadeiro Seiya, levando porrada do inicio ao fim, quase morrendo pro Afrodite e só não morrendo pro Shuura e MdM graças à intervenção da própria Atena. Saga continua foda e insano como sempre, então dispensa comentários.

Não tinha como esses dois ficarem mais merdas do que na Saga de Hades

Por só ter 3 capítulos de 22 páginas, a série acaba ficando bem corrida (especialmente na primeira edição) e além da arte em si (afinal é o "Mestre"), a série também acaba apresentando alguns momentos constrangedores, como esse momento que o Aioros está quase saindo do Santuário quando é atingido por trás pelas Rosas Adagas do Afrodite, e bem... vejam vocês mesmos:

Não existe dignidade em morrer com uma rosa cravada justo aí

Mas acreditem ou não, nem só de momentos ruins e repetidos são feitos essa minissérie, pois ela mostra um pouco a relação entre os Cavaleiros de Ouro, como a admiração que o Shura teria pelo Saga e Aioros, e a amizade do Afrodite com o MdM e do Aioros com o Shura e o próprio Saga (com o próprio sagitariano admite ser inferior ao maluco bipolar). Além disso, algumas pequenas duvidas, como o que os outros Cavaleiros de Ouro estavam fazendo da vida enquanto o Saga tentava matar Atena ou como o Aioros teve tempo de roubar o Báculo de Atena e escrever o testamento dele enquanto fugia do Santuário.

As sagetes PYRAAAAA!!!!

Vale ressaltar também que enfim o Kurumada dá ao Aioros uma técnica canônica, que embora não seja ofensiva, é até que interessante e perigosa caso usada numa luta séria.


Por fim, embora corrida e com seus defeitos, Episódio Zero é até uma leitura divertida e rápida, legal pro fã que quer preencher algumas lacunas ou simplesmente não tem nada pra fazer enquanto está usando o banheiro. Nota: 6,5

Por mais mal escrita e mal desenhada que EZ seja, tá longe de ser a pior merda nesses quesitos que li e vi nos últimos tempos

guest author area 51  Polvo Aranha
Gênio, bilionário, playboy, filantropo, amigão dos roteiristas... só que não.  /