Dragon Ball AF: como um desenho de fã enganou o mundo todo nos anos 2000

Reprodução
A lenda em torno de "Dragon Ball AF" ganhou proporções enormes após essa imagem ser divulgada
Se você é fã de "Dragon Ball" é provável que, em algum momento, tenha visto a imagem acima. Mais do que um desenho que lembra os traços de Akira Toriyama, criador da série, ele foi um dos principais responsáveis pela popularização de um mito que enganou muitos fãs de "Dragon Ball" na virada do milênio.

"Dragon Ball AF", a suposta continuação da série após o fim de "GT", em 1997 - anime, aliás, que não faz parte do cânone oficial da obra.Chega a ser curiosa, inclusive, a maneira como essa lenda se espalhou em uma época na qual a Internet ainda engatinhava.

Se fôssemos citar uma razão principal para o boato de que "Dragon Ball" teria uma continuação ter se espalhado com tanta facilidade, é possível dizer que isso foi consequência da ânsia dos fãs por uma continuação após "GT" ficar muito distante da qualidade de "Dragon Ball Z".

A conversa seguia na base do "meu primo que mora no Japão contou que vai ter uma continuação", até que, em maio de 1999, uma revista de games chamada Hobby Consolas publicou um desenho enviado por um leitor chamado David Montiel Franco, no final fomos todos enganados.
Reprodução
Imagem fake criada para promover o suposto anime de Dragon Ball AF

Uma da coisa interessante do Hoax foi o surgimento de uma nova transformação de Super Sayajin 5,  sem falar que um tal de Estudio Tomita ajudou no Hoax, divulgando imagens extremamente detalhadas de Gohan Super Sayajin 4 que era apenas um fan art.

A situação ficou ainda mais crítica quando Toyble (este, curiosamente, é um dos ilustradores de "Dragon Ball Super" e tido por Toriyama como seu sucessor) e Young Jiji, então dois aspirantes a mangaka, resolveram criar mangás da serie imaginaria, possuindo uma qualidade visual impressionante.
Reprodução
Aspirantes a Mangaka criaram um mangá falso que foi distribuído na internet como canônico

Foi impressionante a força dessa noticia na ainda infante internet, sites respeitáveis de noticias, revistas de animes e seriados, ainda apresentadores de programa de tv confirmaram o projeto como verdadeiro, quando na verdade não passou de apenas um grande hoax que foi ganhando força entre os fãs.

Muitos dizem que a historia de Dragon Ball AF foi bem superior a Dragon Ball GT e até a continuação oficial Dragon Ball Super, talvez pelo fato dos fãs serem tão obcecados pela franquia que sabiam até mesmo mais sobre ela do que seu criador.

Atualmente é uma surpresa que nenhum projeto de financiamento coletivo tenha surgido para tentar fazer uma versão "oficial" da historia de dragon ball AF.

guest author area 51  Questão
Profundo conhecedor da cultura pop, conquistou sua namorada através de Vodu e Photoshop. Fã de conspirações/mitos e lendas é o principal meio de arranjar uma treta com famosos e pseudo-famosos da web.. Twitter / Facebook