Starwars:A Força e os 7 estilos de luta com sabre de luz


Conheça um pouco mais sobre o universo de Starwars



"A Força é o que dá poder ao Jedi. É um campo de energia criado por todos os seres vivos, ela nos envolve e penetra. É o que mantém a Galáxia unida"
Obi-Wan Kenobi

A Força foi descrita por Obi-Wan Kenobi como "um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; ela mantém a galáxia coesa." A Força era vida, e vida era a Força. Alguns pensavam na Força como uma entidade sensível, dotada de pensamento inteligente — quase como se fosse um tipo de Deus — enquanto outros consideram-na algo que pode ser manipulado e usado simplesmente como se fosse uma ferramenta.

A Força viva e a força cósmica
A Força apresenta duas formas de manifestação, a Força Viva e a Força Cósmica. A Força Viva está presente nas formas biológicas e conecta-se à energia universal através dos midi-chlorians. Quando uma criatura falece, a Força Viva presente em seu sangue é convertida na fonte do manancial da Força Cósmica, permitindo a coesão entre os elementos do Universo, de forma coletiva.
Alguns sensitivos à Força, porém, podem manipulá-la de modo a desenvolver uma identidade particular com a Força Cósmica, podendo manifestar-se de forma presente (Fantasma da Força). Yoda obteve esse conhecimento durante o treinamento com Qui-Gon Jinn e alguns seres espirituais da Força, Obi-Wan Kenobi nasceu vom baixa contagem de midi-chlorians porem com dedicação aos estudos da força e a fé na Força Cósmica ele conseguiu superar seus limites triunfando sobre adversarios muito mais poderosos em teoria do que ele.
Os Jedi da antiga republica acreditavam nas duas forças, porem mil anos antes dos eventos de episodio 1, a parte da Força Cósmica começou a ser considerada uma superstição com as mudanças de entendimento da força focada na ciência e não na fé, o que acabou causando a queda dos jedi e o esquecimento de doutrinas que davam a eles habilidades perdidas como se tornar um espirito da Força Cósmica.
Os Lados da Força
Código Jedi 
Não há emoção; há paz
Não há ignorância; há conhecimento.
Não há paixão; há serenidade.
Não há caos; há harmonia.
Não há morte; há a Força.
 Código Sith 
Paz é uma mentira, só existe paixão.
Com paixão, ganho força.
Com força, ganho poder.
Com poder, ganho vitórias.
Com vitórias, minhas correntes se rompem.
A Força me libertará.
Os 7 Estilos de Combate com Sabre de Luz
No passado todos os Jedi eram obrigados a saber todos os estilos conhecidos de luta com sabres de luz, porem durante mil anos até o episodio 1 os Sith foram considerados extintos, o papel dos Jedi mudou, viraram conselheiros, juízes e guarda costas de figuras importantes, sendo assim os membros da ordem em sua maioria sabiam o primeiro estilo de luta, se dedicando a parte filosófica da força, porem os mestres jedi se dedicavam arduamente em todos os aspectos da força, incluindo os estilos de luta, Mace Windu ficou conhecido por saber todas os 7 estilos e por estar criando um 8 estilo de luta ainda inédito, porem se supõe que Luke Skywalker tenha aprendido esse estilo com a ajuda dos espíritos da força.
Estilo I: Shii-Cho"Caminho do Sarlacc" ou "Estilo da Determinação
O estilo I é a técnica mais básica que os Jedis aprendem também é a umas das técnicas mais antigas dos Jedis, ela junta todas as técnicas em uma só que serve para ataques e defesas corporais rápidos. 
Estilo II: Makashi"Caminho do Ysalamir" ou "Estilo da Contenção"
O estilo II representa o refinamento final do combate sabre de luz com sabre de luz.
É a forma mais elegante de todas as formas de luta com sabre de luz. Conhecida também como Forma da Contenção ou Caminho do Ysalamiri, esta forma é a preferida para duelos entre sabres de luz e enfatiza ataques precisos e um balanceado trabalho com os pés. 
Estilo III: Soresu "Caminho do Mynock" ou "Estilo da Resiliência"
O estilo III foi desenvolvida para defensa, dos sete estilos de luta esse é o mais passiva, ela foi criada para defender das armas lasers dos inimigos, essa técnica expõe minimamente assim áreas do corpo dos usuários.
Mestres nesse estilo podem inclusive prever ataques de oponentes com sabres de luz ou usuários da força e reagir antes do movimento, antecipando seus ataques, são conhecidos por derrotar oponentes usando poucos movimentos, o mais conhecido usando essa técnica é o Mestre Jedi Obi-wan Kenobi.
Estilo IV: Ataru"Caminho do Morcego Falcão" ou "Estil Agressão"
O estilo IV é o mais acrobático de todos os estilos e requer que um Jedi domine primeiro os três movimentos da su ma: ung su ma (giro), Ton su ma (cambalhota) e En su ma (estrela). Incorporando todos os poderes da Força que permitem que um Jedi exceda normas padrões de habilidades físicas, os Jedi podem assemelhar-se a nada menos que uma mancha quando usando este estilo. A Ataru, conhecida também como Forma Agressiva ou Caminho do Morcego Falcão, é uma técnica que exige que seu praticante mantenha-se quase totalmente no ataque. Ela é melhor empregada em ataques rápidos e destrutivos, sem deixar espaço para o contra ataque do adversário. O praticante mais conhecido dessa técnica é o mestre Yoda.
Estilo V: Shien / Djem So "Caminho do Dragão Krayt" ou "Estilo da Perseverança"
O estilo V também foi criado para a defesa das armas lasers.  Diferente do estilo Soresu que é estritamente defensivo, o Shien explora a habilidade dum sabre de bloquear tiros lasers e defleti-los de volta a um oponente numa manobra de contra-ataque.  Este é um estilo que demanda mais força física e menos agilidade e velocidade. Ele foi criado para compensar os pontos fracos do estilo III, é um estilo basicamente defensivo. 
Estilo VI: Niman "Caminho do Rancor" ou "Estilo da Moderação"
O estilo VI é a técnica que busca o equilíbrio de todas as outras técnicas.  O Niman permite ao Jedi lutar com harmonia e justiça sem ter de se utilizar de movimentos agressivos e poderosos ou emoções evidentes. A Forma VI é a preferida de jedis consulares (que não escolheram uma carreira de combate, mas que ocasionalmente têm que lidar com tais situações). É uma técnica que não precisa usar só o sabre de luz, ela recomenda utilizar os poderes da Força, tais como Force Pull e Force Push. 
Estilo VII: Juyo / Vaapad "Caminho do Vornskr" ou "Estilo da Ferocidade"
O estilo VII é um estilo muito agressivo e requer muita força.  O Juyo requer maior energia e intensidade além do praticante devido seu foco ser mais amplo e se lançar sobre uma fonte mais profunda de emoção; enquanto que o comportamento exterior do praticante do estilo VII seja de alguém calmo, a pressão interior beira à explosão. Foi considerado o mais perigoso e propenso a cair ao Lado Negro, pois requer uma certa quantidade de prazer em lutar da pessoa que o experimenta. 

Outros Estilos?
Como foi dito antes o Mestre Jedi Mace Windu dominava todos os 7 estilos e estava criando um 8 estilo antes de sua morte, é possível que outros estilos sejam criados, porem não se sabe se existem.

Outras formas de luta com ou sem sabres de luz
Estes estilos não foram considerados uma parte dos sete estilos principais e "clássicos". Alguns foram sistematizados métodos de combate com sabre de luz, enquanto outros foram meramente técnicas ou princípios de combate aplicado ao combate com sabre de luz. Eles eram em sua maioria baseados em outros estilos, com exceção do Estilo "Zero", que enfatizava evitar o conflito sempre que possível.
Um método de combate que focava a superioridade tática ao usar o terreno como vantagem.
Um estilo de combate que focava o uso de duas lâminas em combate. Um sabre era utilizado para defesa e outro para o ataque. 
Pouco se conhece sobre este estilo, embora saiba-se que Grievous e seus MagnaGuards recebiam treinamento dele por Dookan.
Uma doutrina Jedi de evitar o conflito a menos que seja absolutamente necessário.
Uma técnica Sith de guerra psicológica que utiliza insultos e ataques telecinéticos para distrair e desmoralizar o oponente.
Usar um sabre de luz com a Força e atacar à distância.
Um tipo de duelo aéreo, de combate com sabre essencialmente no ar.
Combate de uma posição montada, seja numa besta de carga ou um veículo, comumente num modelo de cabine aberta.
Um estilo de combate especificamente para o uso de Sabre de Luz de Duas Lâminas.
Um estilo de luta concebido especificamente para o uso de chicotes de luz.
Um estilo de combate que foi projetado para tirar vantagem da capacidade de um sabre de luz para ser rapidamente ativado e desativado.
guest author area 51  Questão

Profundo conhecedor da cultura pop, fã de conspirações/mitos e lendas é o principal meio de arranjar uma treta com famosos e pseudo-famosos da web.. Twitter / Facebook