Batman 75 Anos - A Batcaverna




      Os elementos que tornaram  Batman a lenda, foram incorporados ao personagem ao longo de anos e da contribuição de diversos autores. Mas ledo engano achar que a Batcaverna já existia quando o morcego iniciou suas aventuras, assim como pensar que ela foi planejada por Bob Kane. Em 1943 o Batman emplacou uma série televisiva  (no melhor estilo da de Adam West), que mostrou em seu 2º capítulo um refúgio que foi chamado de ‘batcaverna’. Ela era simples, com uma mesa e alguns utensílios (o que significa que pode ter sido por baixo orçamento e reaproveitamento de cenário). Mas o pensamento de incorporá-la aos quadrinhos era de que Batman tivesse uma sala de troféus e um local onde lembraria e falaria de seus principais casos.




       A solução então foi unir a Batcaverna da série com o pensamento de torná-la um local onde o Batman poderia manter seu arsenal, e fazer as perícias dos crimes. Isso veio a acontecer  no mesmo ano, meses depois da caverna aparecer na TV. Assim como na TV, onde uma passagem secreta levava da mansão a caverna, nos quadrinhos algo similar foi feito (o Batman atravessava um relógio da mansão). O principal destaque disso, é que o personagem é talvez o mais sucedido nas mídias que não lhe deram origem. Flertando a todo momento com ideias de filmes e séries. Como no caso da Arlequina que foi integrada aos comics depois de sua bem sucedida aparição na série animada dos anos 90. Ou o próprio estilo do Batmóvel da série animada 'reaproveitado' da ideia do Filme de 1989 assim como sua trilha sonora original.




Sobre alguns dos troféus da caverna:  O Dinossauro, veio da história publicada em Batman #35 de 1946, onde Batman enfrenta uma série de Dinossauros em uma ilha (no estilo Jurassic Park). A moeda gigante vem do caso citado em Worlds Finest Comics #30 de 1947, nele vemos Batman capturar o bandido Penny Plunderer que tinha uma obsessão por moedas de um dólar. A carta do Coringa não tem uma história concreta, mas pode ter sido decorrente da edição #53 de Batman de 1949, que exibe uma máscara gigante do palhaço do crime. Com o passar dos anos e na releitura de cada artista, novas galerias são criadas e a Caverna sempre tem algo a ser notado.

       


       O conceito da caverna no subsolo da mansão Wayne, não tem uma origem concreta, mas também foi refinada em detalhes segundo as gerações e autores que construíram a história do Batman.  Em 1954, foi concebida a idéia da queda de Bruce na caverna, e posteriormente o estabelecimento dela como refúgio do alter ego. Porém nessa fase a casa era fruto de uma compra, fato alterado posteriormente para revelar que se tratava do local onde ele passou sua infância.  Na década de 80 Denny O’neil mostrou a sequência da queda na caverna numa óptica mais próxima da adaptação cinematográfica de Nolan – Batman Begins.
 







  Na década de 90 a saga ‘Terremoto’ mostrou o salão de troféus do Batman sendo destruído pelo fenômeno natural que assolou Gotham, assim como a mansão Wayne. Posteriormente ele conseguiu reconstruir a mansão e a caverna. 


Nas séries Animadas, a caverna ganhou uma espécie de galeria de uniformes. como visto em Batman do Futuro (Batman Beyond), com destaque para uniforme tradicional da Arlequina e o boneco do Ventríloquo.




  
 A Caverna além da mitologia do personagem é um símbolo como o ventre da baleia, presente nos mitos de origem/ renascimento e iniciação.  Como um estágio de interiorização e maturidade. Além de que é realmente a morada do mamífero a qual o personagem detém seu nome.




  
Quer ver a galeria da Batcaverna - clique aqui e compare.
 
Esse  post  faz parte de uma série especial em homenagem aos 75 anos do mito.
Veja o primeiro post aqui - Batman o inicio


‘A caverna é o lugar do nascimento e da regeneração, da iniciação, do novo nascimento. Entrar na caverna é retornar à origem, é subir ao céu, sair do cosmo’ (Chevalier)