SPOILERS - A verdadeira história do filme 'O Regresso'

O Regresso é um forte candidato ao Oscar deste ano, e comentamos sem muitos detalhes  sobre o filme (para quem ainda não viu) nesse post. O filme é baseado em fatos reais, mas claro é uma adaptação Hollywodiana. Portanto esse post é para que todos saibam o que é verossímel e o que é mentiroso no filme estrelado por Leonardo DiCaprio. Sigam em frente sabendo dos Spoilers !!


Quem era Hugh Glass ?


O filme mostra evidências corretas sobre a história de Glass, ele realmente era um explorador de pele de animais e exímio caçador. O fato dele ter muita perícia como caçador e conhecer muito bem os métodos de sobrevivência na mata, o transformaram numa espécie de guia.

Porém, não há como confirmar de onde Glass tirou tamanho conhecimento como caçador, e não há nenhuma sustentação de que ele tenha vivido com índios. Portanto temos aqui mais dois fatos do filme que são puramente ficção, 1º o fato de Glass no filme ter sido casado com uma índia (já falecida) e 2º ter sido pai de um nativo. Em todos os relatos sobre a vida do caçador, não há nenhuma menção a ele ter sido casado muito menos a ter um filho.


A trama mostra a expedição real de 1823, do qual Glass se inscreveu, comandada pelo General William Henry. Foi realmente durante essa expedição que Glass, atacado por um urso, ficou à beira da morte.


O ataque do Urso


Realmente o ataque ocorreu, mas não há nenhum relato de testemunha ocular. A princípio ele teria sido se deparada com uma mãe urso com dois filhotes, e teve a perna quebrada, além de cortes profundos. Seus amigos de expedição espantaram o animal com tiros. Como toda boa lenda, a história foi documentada em 1825 em um jornal por um escritor, e rapidamente se espalhou ganhando dezenas de adaptações. Inclusive cinematográfica em 1971, no filme Man in the WIlderness.






 Outro fato verídico é de que Glass teria sido abandonado para morrer. Mas de maneira diferente a conduzida no longa. O Capitão Henry pagou dois homens para permanecer com ele até sua provável morte, a fim de enterrá-lo como um cristão. Eles são Fitzgerald (Tom Hardy) e Jim Bridger. No filme temos uma terceira pessoa, o filho de Glass que nunca existiu. Fitzgerald realmente o colocou em cova rasa após vários dias de seu sofrimento e foi em busca da expedição. No filme para criar um gancho para a o sentimento de vingança que permeia a trama, Fitzgerald tortura Glass e mata seu filho enquanto ele imóvel observa, esses fatos nunca existiram.


E no fim, a vingança (ou não).

O desfecho de 'O Regresso' mostra Glass, após uma luta ferrenha de sobrevivência, voltar do quase morte para se vingar de Fitzgerald o homem que matou seu filho e o deixou à morte (mas sabendo a verdade as coisas mudam de figura correto?). E o fim do filme é o embate entre ambos, o que diverge da realidade. Glass encontrou sim Fitzgerald e Jim Bridger após percorrer algo em torno de 80 milhas em seis semanas. Mas não houve briga ou vendetta. Pelo contrário, ele perdoou os dois homens (lembre-se, diferente do filme, Fitzgerald não matou seu filho diante de seus olhos).
Do pouco que se sabe, Fitzgerald entrou para o exército , enquanto Bridger tornou-se um renomado guia e caçador. 

Já Hugh Glass, faleceu 10 anos depois dos fatos mostrados no filme, num ataque de índios 'Aricaras' enquanto caçava ursos em Yellowstone. Ele mas dois companheiros teriam sido baleados e escalpelados ao serem pegos atravessando um rio. Do pouco que se sabe sobre os últimos anos de sua vida, aparentemente ele era um caçador em Yellowstone.